São José e Manthiqueira jogam a finalíssima do acesso

O jogo mais importante para os dois times da região que disputam o Campeonato Paulista da Segunda (4ª) Divisão é neste domingo, às 17h. Pela partida de volta das semifinais que valem uma vaga de acesso à Série A-3 do ano que vem, o São José recebe o Manthiqueira de Guaratinguetá e com a vantagem de poder perder por um gol de diferença.

Na quinta-feira, pela rodada de ida, o Manthiqueira recebeu o São José no estádio Dario Rodrigues Leite e o visitante venceu de virada, por 2 a 1. Com a melhor campanha geral, o time joseense agora terá a segunda partida no estádio Martins Pereira e podendo terminar o mata-mata empatado no número de pontos e gols marcados. Consequentemente, o Manthiqueira necessitará de uma vitória por dois gols ou mais de diferença.

Na fase inicial, de sete grupos regionalizados com cinco times cada, o São José venceu em casa, por 1 a 0, e o Manthiqueira aproveitou a revanche, em Guaratinguetá, fazendo 3 a 2. No mata-mata da reta decisiva, os dois times foram competentes e acabaram juntos em uma das semifinais.

Nas oitavas de final, o São José enfrentou o Itapirense com 3 a 2 fora e 0 a 1 em casa. Nas quartas de final contra o Rio Branco de Americana, 1 a 0 fora e 1 a 1 em casa. O Manthiqueira jogou as oitavas contra o SKA Brasil de Osasco fazendo 3 a 1 fora e repetindo 3 a 1 em casa. Depois, contra o Itararé, 1 a 1 fora e 3 a 2 em casa.

Agora, nas semifinais, o São José voltou a vencer como visitante e novamente poderá até perder em casa. O Manthiqueira, que pela primeira vez jogou a partida de ida como mandante, agora terá que alcançar uma reação das mais consideráveis.

Expectativa

No São José, a confiança aumentou, porque o time tem sido resistente quando apertado e contundente nos momentos de definições ofensivas. No entanto, da mesma forma que a Itapirense e o Rio Branco deram trabalho no Martins Pereira, todos esperam um Manthiqueira também exigindo o máximo cobrado em decisões de acesso.

O Manthiqueira reconheceu que deixou passar a oportunidade de inverter a vantagem do mata-mata com uma vitória em casa. Também admitiu que o prejuízo da derrota passou a exigir uma recuperação que seria histórica. Todavia, como já teve bons momentos nos três jogos disputados com o São José, vai em busca de uma atuação impecável.

Os times

O São José provavelmente repetirá a escalação do jogo de ida. O goleiro Gabriel Félix e o volante Jé seguem afastados por contusão e foram bem substituídos por Matheus Lopes e Gustavo Nicola. Titulares que tiveram problemas com a Covid-19, o atacante Lucas Lima, o lateral-direito Juninho poderão ter um desempenho físico ainda melhor.

O técnico Ricardo Costa, em Guaratinguetá, dirigiu a seguinte formação: Matheus Lopes; Juninho, Raphael, Joaquim e Pavani (Igor Meneghel); Gustavo Nicola, Mykaell e Neto Alexandre (Matheus Morais); Santiago (Dener Santos), Lucas Lima (Lucas Souza) e Breno (Dener Germano). O goleiro Gustavo Belli e o meio-campista Bruno Luka permaneceram no banco.

No Manthiqueira, o zagueiro Danilo Alemão sofreu contusão leve na quinta-feira e os reservas Vinícius Cachorro e João Victor Esquilo estão de sobreaviso. O lateral-direito Júlio tenta superar uma contusão para voltar no banco de reservas, onde o goleiro Yago não poderá ficar por ter sido expulso no intervalo da partida.

A equipe do técnico Augusto Ambrogi Sobrinho formou com: Giovani; Matheuzinho (Índio), Danilo Alemão, Vitão (Vinícius Cachorro) e Ruan; Rodrigo Goiano (Douglas), Osmar Toró, Wendel e Matheus Piauí (Daniel); Erlohan e Miqueias. Ficaram no banco: Yago, João Victor Esquilo e o meia-atacante Lucas Malta.

A equipe de arbitragem terá: Paulo César Francisco (árbitro), Fernando Afonso Gonçalves de Melo (assistente 1), Patrick André Bardauil (assistente 2), Daniel Carlos Luciano Fernandes (quarto árbitro) e Márcio Verri Brandão (avaliador de campo).

flor

A disputa

O São José está disputando o seu quarto campeonato seguido da quarta divisão. Subindo, voltará à Série A-3 da qual caiu em 2016. O Manthiqueira, em seu décimo ano consecutivo de futebol profissional, já subiu como o campeão de 2017 e desceu da Série A-3 no ano seguinte.

Ainda no atual campeonato, o vencedor do mata-mata disputará o título contra o ganhador da outra semifinal. Às 16h, o Bandeirante de Birigui recebe o Grêmio Prudente que terá a vantagem do empate, porque venceu no jogo de ida, em Presidente Prudente, por 1 a 0.

A melhor campanha geral continuará definindo as vantagens até o último mata-mata. No momento, a pontuação dos quatro semifinalista está assim: São José (31 pontos), Grêmio Prudente (30), Bandeirante (27) e Manthiqueira (26).

Na foto (de Fábio Moraes/São José EC/Divulgação), Lucas Lima, entre, Danilo Alemão e Matheuzinho, deixa o cruzamento de Dener Santos passar para Breno que vai finalizar e fazer o segundo gol joseense em Guaratinguetá.

Comentário

comentário