São José campeão está na galeria da Federação

O São José, pelo título recentemente conquistado, está no quadro de campeões exibido pela Federação Paulista de Futebol. Em um ano de pandemia que suspendeu as competições entre 15 de março e 22 de julho, a entidade conseguiu concluir os campeonatos interrompidos e promover os demais com ajustes no calendário e protocolos de segurança.

Confira o material divulgado nesta quarta-feira por Raoni David, da assessoria de Imprensa da FPF.

Num ano atípico e triste, o futebol foi alento para milhões de torcedores. Uns mais felizes que outros com conquistas de títulos e acessos, mas o esporte que melhor reflete a cultura nacional exerceu a sua função na sociedade. Em campo, o Palmeiras voltou a erguer a taça do maior estadual do país entre os homens, enquanto o Corinthians seguiu soberano entre as mulheres.

Sem ser campeão desde 2008, coube ao Palmeiras evitar o tetracampeonato do Corinthians. O Paulistão Sicredi que tinha a data da final marcada para abril, foi interrompido no dia 16 de março, após o derby campineiro vencido pelo Guarani na décima rodada, em decorrência do surto do novo Coronavírus. O retorno aconteceu 128 dias depois com Ituano e Ferroviária reabrindo a competição. O destaque da rodada, porém, foi a vitória corintiana sobre o Palmeiras, num confronto que marcaria o campeonato.

Correndo risco de rebaixamento, o Corinthians cresceu após vencer o rival e se classificou para o mata-mata, onde superou Bragantino e Mirassol para chegar até a decisão do título. O Palmeiras, por sua vez, deixou para trás Santo André e Ponte Preta e se credenciou para evitar o tetracampeonato inédito do rival. Na decisão, empate sem gols na Arena Corinthians no primeiro jogo e vitória palmeirense em casa até o último minuto. De pênalti, os visitantes empataram e levaram a decisão às penalidades máximas. Nelas Weverton brilhou e Patrick de Paula, revelação do campeonato, decretou a 23ª taça alviverde.

Títulos e acessos

A gangorra que é o futebol paulista fez torcedores felizes e tristes, como em todos os anos. Na elite, Água Santa e Oeste foram rebaixados e cedem seus lugares para São Caetano e São Bento, campeão e vice da Paulistão A2 Sicredi em dois jogos emocionantes em Sorocaba e São Caetano do Sul. O time do ABC foi a base da seleção do campeonato. Votuporanguense e Penapolense, porém, foram rebaixados.

Em seus lugares em 2021 estarão Velo Clube e EC São Bernardo, primeiro e segundo colocados do Paulistão A3. Com decisões em São Bernardo do Campo e Rio Claro, a vitória por 3 a 0 dos donos da casa no segundo jogo decretaram o título inédito da equipe rubro-verde. Grêmio Osasco e Paulista de Jundiaí foram rebaixados.

São José e Bandeirante vão ocupar estes espaços em 2021. Campeão, o time de São José dos Campos retorna ao terceiro escalão estadual após cinco (na conta certa, quatro) temporadas, enquanto a equipe de Birigui não jogava a Série A3 desde 2010. Para ficar com a taça, o São José fez valer a melhor campanha ao vencer o segundo jogo, em casa.

O bi do Corinthians

Se no ano passado o time de mulheres do Corinthians venceu todos os jogos para ser campeão do Paulistão Feminino pela primeira vez em sua história, desta vez o time comandado por Arthur Elias foi derrotado uma vez. Com mais uma campanha sensacional, as meninas do Parque São Jorge ficaram com a taça após conseguir a maior vitória em uma final de campeonato Paulista, ao vencer a Ferroviária por 8 a 1, no placar agregado.

A segunda edição da Copa Paulista Feminina foi disputada pelas quatro equipes eliminadas nas quartas de final da competição, dentre elas três possíveis favoritas ao título estadual: Santos, São José e São Paulo, além da surpresa Taubaté. O SanSão que definiu o título foi decidido nos pênaltis em favor do time da Vila Belmiro.

flor

Base reduzida e emocionante

Celeiro de craques do futebol brasileiro, o Estado de São Paulo teve suas ações na base reduzidas nesta temporada em função da pandemia do novo Coronavírus. Desta maneira, não foram disputados o Sub-11, 13, 15 e 17, além de a Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2021 ter sido suspensa. Neste ano, porém, ela aconteceu e teve uma final gigante. O Internacional superou o arquirrival Grêmio nos pênaltis num estádio do Pacaembu colorido em vermelho e azul.

O Campeonato Paulista Sub-20 foi unificado e teve apenas uma divisão, acolhendo todos os clubes interessados em disputar a competição. Rivais na decisão estadual, Corinthians e Palmeiras voltaram a se encontrar na disputa pelo título da base, desta vez em jogo único. No Parque São Jorge, já que os corintianos tinham melhor campanha, o Palmeiras buscou o empate por 1 a 1 e viu o goleiro Kaíque, que entrou apenas para a disputa de pênaltis, brilhar com três defesas e dar a taça aos palmeirenses.

Pela quarta vez seguida, o Campeonato Paulista Feminino Sub-17 foi realizado e, desta vez, teve um campeão diferente. Após o tricampeonato do São Paulo nas edições anteriores, o Santos ficou com o título desta temporada após bater a Ferroviária na decisão.

Nas imagens, o quadro do FPF e foto oficial do São José feita depois da conquista do acesso à Série A-3 e antes do título nas finais do campeonato.

Comentário

comentário