São José recebe a tabela da volta à Série A-3

O São José conseguiu um acesso para voltar da quarta à terceira divisão do Campeonato Paulista e ficou esperando a tabela da Série A-3 deste ano. A divulgação veio nesta quarta-feira, dentro do prazo de 60 dias de antecedência cobrado pelo Estatuto do Torcedor.

No roteiro definido pela Federação Paulista de Futebol, a estreia joseense será no dia 7 de março, em casa, contra o Linense. Na 15ª e última partida da primeira fase, no dia 1 de maio, visitará o Comercial, em Ribeirão Preto. Como acabou de chegar da Segunda (4ª) Divisão, dos 15 jogos programados, fará oito como visitante e um a menos no estádio Martins Pereira.

A fórmula de disputa é a mesma do ano passado. Os 16 times se enfrentam em turno único e os oito melhores avançam ao mata-mata das quartas de final, em cruzamento olímpico: 1º colocado x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º. Os dois piores são rebaixados à Segunda (4ª) Divisão de 2022.

O São José e o Bandeirante de Birigui estão subindo nos lugares de Grêmio Osasco e Paulista de Jundiaí, os rebaixados em 2020. O campeão Velo Clube de Rio Claro e o vice-campeão Esporte Clube São Bernardo subiram à Série A-2, da qual caíram o Votuporanguense e o Penapolense.

Os outros 12 participantes são os que permaneceram na Série A-3: Noroeste de Bauru, Comercial de Ribeirão Preto, Nacional de São Paulo, Batatais, Linense, Capivariano, Desportivo Brasil de Porto Feliz, Marília, Rio Preto, Olímpia, Primavera de Indaiatuba e Barretos.

Em 2016

Quando participou pela última vez da Série A-3, em 2016, o São José disputou um campeonato com 20 times. Os dois melhores foram promovidos à Série A-2 e os seis piores acabaram rebaixados à Segunda (4ª) Divisão.

O São José foi rebaixado na última rodada da fase de classificação, perdendo uma disputa indireta para o São José dos Campos Futebol Clube, que voltou ao nome original de Clube Atlético Joseense. O desativado Guaratinguetá também caiu e os outros quatro do descenso foram: Itapirense, Primavera de Indaiatuba, Fernandópolis e Grêmio Barueri.

O campeão Sertãozinho e o vice-campeão Rio Preto subiram à Série A-2. Permaneceram na Série A-3: Flamengo de Guarulhos, Nacional de São Paulo, Matonense, São Carlos, Catanduvense, Atibaia, Grêmio Osasco, Olímpia, Comercial de Ribeirão Preto, Internacional de Limeira, Noroeste de Bauru e Atlético Joseense.

Consequentemente, na Série A-3 de 2021, o São José reencontrará seis dos 19 concorrentes de 2016: Noroeste, Comercial, Nacional, Rio Preto, Olímpia e Primavera. Contra o Comercial, perdeu o mata-mata das semifinais da Segunda (4ª) Divisão de 2018. Em 2019, saiu nas quartas contra o Marília, que em 2016 disputou a Série A-2 e com rebaixamento à Série A-3.

 

A tabela

Na foto (FPF/Divulgação), São José e Bandeirante, que subiram juntos e fizeram as finais do campeonato do acesso, terão um reencontro na 10ª rodada.

Comentário

comentário