São José segue cauteloso na montagem do elenco

O São José já estaria com mais de 10 jogadores treinando na segunda semana da pré-temporada para o Campeonato Paulista da Série A-3. Por enquanto, os nomes não são divulgados e os que surgem extraoficialmente ainda dependem de confirmação. Diretoria e comissão técnica argumentam que o processo de montagem do elenco exige cautela e paciência.

Ao contrário da maioria dos times, o São José está passando de uma temporada para a outra com uma reformulação de elenco total. Do time que em dezembro foi campeão da Segunda (4ª) Divisão e conquistando nas semifinais o acesso à Série A-3, nenhum jogador ficará.

Depois de uma Segunda (4ª) Divisão que limita a idade dos jogadores a 23 anos, o São José considerou que o time para o Paulista da Série A-3 deveria ser diferente, com atletas mais experientes. Por isso, tentou negociar a permanência somente de alguns que aproveitaram a valorização pela campanha positiva e optaram por propostas de transferência.

Abrindo a formação de um novo elenco, o São José começou com jogadores que já teriam trabalhando com o técnico Ricardo Costa, de quatro acessos nos cinco últimos anos da Segunda (4ª) Divisão.

Assim, é provável que venha a confirmação da volta de quatro jogadores que quase subiram com o time em 2018: o lateral-direito Denis, o meio-campista Alan Lopes e os zagueiros Artur e Gutierrez. No primeiro semestre de 2020, os três primeiros estiveram com Ricardo Costa no Capivariano, na Série A-3. O quarto foi jogar em outros estaduais.

Também surgiram os nomes dos meias Ícaro e Radsley, adversários recentes do São José. O primeiro subiu com Ricardo Costa no Marília de 2019 e o segundo, que em 2018 atuava pela Francana, encontrou o treinador no Capivariano de 2020.

O grupo dos que já trabalharam com o técnico Ricardo Costa poderá ter mais dois ou três nomes. Segundo o assistente técnico Edmar Costa, um deles já estaria integrado ao elenco, mas ainda esperando o final do contrato com o clube anterior, do qual já estaria informalmente liberado.

Como a pandemia suspendeu o futebol durante seis meses de 2020, alguns campeonato nacionais viraram o ano e ainda estão em andamento. Consequentemente, os clubes participantes que planejavam alcançar as finais contrataram os seus atletas até fevereiro de 2021. Mas como foram eliminados antes, deixaram os profissionais livres para transferências.

flor

Cautela

Responsável pelo futebol do São José, o gestor Robertinho da Padaria disse que os primeiros nomes de contratados serão divulgados ainda nesta semana. O dirigente justificou a forma de apresentação adotada.

“A montagem do elenco é a parte mais importante para uma campanha vitoriosa. Ficou provado no título que acabamos de conquistar, pois em várias partidas foram decisivas as participações de jogadores que inicialmente eram reservas, ou saíram do banco em substituições no decorrer das partidas. Sabemos que o torcedor está ansioso por informações, mas temos que ser cautelosos. As novidades vão chegar”, disse Robertinho.

Na foto (de Fábio Moraes/São José EC), comemoração de gol na campanha vitoriosa do ano passado.

Comentário

comentário