São José joga sábado e depois vem a paralisação

O São José terá o seu terceiro jogo pelo Paulista da Série A-3, sábado, às 19h, recebendo o Votuporanguense e depois poderá voltar a campo somente no dia 31, também em casa, contra o Olímpia. A paralisação das competições esportivas, determinada por decisão do controle estadual da pandemia, deixam três rodadas suspensas e dependendo de ajustes no calendário. A Federação Paulista de Futebol anunciou a sua posição inicial.

O campeonato da terceira divisão estadual começou no sábado passado com o São José recebendo o Linense e empatando por 2 a 2. Na quarta-feira, pela segunda rodada, time foi visitar o Capivariano em Porto Feliz e voltou com o mesmo placar. Agora, antes da terceira partida, já sabe que os jogos da quarta rodada (Noroeste de Bauru, fora), quinta (Batatais, em casa) e sexta (Desportivo Brasil de Porto Feliz, fora), terão as datas discutidas na próxima semana.

No início da tarde desta quinta-feira, o Governo Estadual avisou que as competições esportivas ficariam suspensa por 15 dias. Seria uma recomendação do Ministério Público incluindo as três divisões do Campeonato Paulista nas medidas de restrições do combate ao coronavírus.

A Federação Paulista de Futebol tentou evitar a paralisação, mas não teve êxito. Conseguiu a liberação para a rodada de sábado e domingo, além de uma reunião na segunda-feira. Por enquanto, a volta das partidas está prevista para o dia 31, uma quarta-feira de jogos pelas séries A-1, A-2 e A-3.

“Para este final de semana, os jogos estão preservados. Interrupção a partir do dia 15, até o dia 30. Seguimos o bom diálogo com a Federação Paulista de Futebol, presidente Reinaldo Bastos ampara suas decisões em um comitê médico. Continuaremos a dialogar com a FPF”, disse o governador paulista João Dória durante entrevista coletiva.

flor

A Federação

Sobre a paralisação, a Federação Paulista divulgou o seguinte material no final da tarde:

Após o anúncio do Governo do Estado de São Paulo, que determinou a Fase Emergencial do Plano São Paulo, a Federação Paulista de Futebol, os 16 clubes do Paulistão Sicredi – Série A1 se reuniram virtualmente nesta quinta-feira. Deste encontro, a FPF e os clubes se manifestam publicamente:

A FPF e os clubes lamentam o gravíssimo nível que a pandemia de COVID-19 atingiu em São Paulo e no Brasil, com o alarmante aumento do número de casos e, principalmente, de mortes que estamos presenciando;

Lembramos que há um ano o futebol de São Paulo, de forma consciente, paralisou suas atividades antes mesmo do início do período de quarentena imposto pelo Governo do Estado de São Paulo. Desde então, a FPF e os clubes têm seguido todas as recomendações científicas e médicas, prezando pela saúde de todos, utilizando, inclusive, o esporte como plataforma de educação e orientação aos torcedores com informações referentes à prevenção e combate à COVID-19;

A FPF e os clubes reiteram que o rigoroso Protocolo de Saúde da competição, aprovado e elogiado pelo Ministério Público e pelo Centro de Contingência do Coronavírus, oferece aos profissionais do futebol e a todos os funcionários dos clubes um nível de controle não encontrado em qualquer outra atividade econômica, com testagens seriadas e acompanhamento médico diário. Desde o reinício dos jogos no ano passado, foram mais de 35 mil testes realizados por árbitros, atletas, profissionais e funcionários dos clubes de São Paulo;

O Governo do Estado de São Paulo convidou a FPF e o Ministério Público Estadual para uma reunião às 9h de segunda-feira, na qual será discutido o calendário de jogos a fim de que, juntos, encontremos uma solução viável para adaptar as próximas rodadas da competição. Após este encontro, no mesmo dia, às 15h, FPF e clubes se reunirão para definir o agendamento dos jogos;

Por fim, FPF e clubes afirmam publicamente que o Campeonato Paulista seguirá seu curso de rodadas conforme previsto, as datas passarão eventualmente pelos ajustes necessários e a competição será concluída na mesma data prevista, 23 de maio.

Na foto (de Fábio Moraes/São José EC), o zagueiro Douglas Mendes comemorando gol que logo em seguida foi anulado na partida contra o Capivariano.

Comentário

comentário