São José alcança reabilitação no Brasileirão feminino

No segundo jogo pelo Brasileirão de futebol feminino, o São José comemorou um excelente resultado na tarde desta quinta-feira. Visitando o Minas Brasília, venceu por 1 a 0 e além de conquistar a reabilitação pela derrota na estreia, saltou da penúltima colocação para a zona de classificação. Mesmo assim, o rendimento da equipe ainda foi preocupante e dependeu de um pênalti defendido pela goleira Jéssica.

A escalação joseense surgiu com novidades. A goleira Jéssica, a meio-campista Ionara e as atacantes Joyce e Giovania entraram por Zany, Silvana Baiana, Sisi e Fernanda Tipa. No lugar da suspensa lateral-direita Evellyn, Natália Oliveira entrou e manteve a volante Rafa Marques deslocada à lateral. No Minas Brasília, apenas uma mudança no setor intermediário, com Gabi Arcanjo no lugar de Isa.

Em casa, o Minas começou com o time bem adiantado, mas o São José, em um contra-ataque, abriu o placar, aos 4 minutos. Natália Oliveira chegou ao fundo e bem aberta pela ponta direita, descolou um cruzamento diante da marcação da zagueira Kaká. O levantamento fechado bateu no travessão e caiu atrás da goleira Karen, onde a oportunista atacante Joyce, quase em cima da risca, com uma cabeçada empurrou para dentro.

Instigado, o Minas foi à frente e o São José, perdendo Natália Oliveira por contusão, não conseguia armar contragolpes. Assim uma pressão constante das locais foi até a marca dos 20 minutos do segundo tempo, quando a joseense Camila tentou um desarme na área e fez falta na lateral-esquerda Jéssica Soares.

Aos 21, na cobrança do pênalti, a artilheira Nenê chutou fraco, quase no meio do gol e a goleira Jéssica, que teve o mérito de esperar a trajetória da bola, caiu para o lado esquerdo e conseguiu defender.

O lance alterou o andamento da partida. O Minas sentiu a oportunidade desperdiçada e o São José percebeu que havia caminhos para também armar algumas descidas ofensivas.

Aos 34, Jéssica fez outra intervenção decisiva. A lateral-direita Katielle levantou em diagonal, a atacante Farinon cabeceou para baixo fechando na entrada da pequena área e a goleira defendeu quase já deslocada.

O São José poderia ter liquidado o jogo em um ataque com troca de passes laterias na área, aos 39. No entanto, da meia direita, Verônica pegou mal na bola, chutando fraco e para fora. Depois, nos seis minutos de acréscimos, as joseenses souberam proteger o resultado.

A disputa

A atual primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série A-1 tem os 16 times se enfrentando em turno único de 15 rodadas. Depois, os oito melhores avançarão ao mata-mata das quartas de final, os quatro últimos serão rebaixados à Série A-2 e os quatro restantes sairão eliminados.

A segunda rodada começou na quarta-feira com seis partidas: Santos 2 x 1 São Paulo; Ferroviária de Araraquara 0 x 1 Corinthians; Avaí/Kindermann 0 x 3 Palmeiras; Grêmio 2 x 1 Cruzeiro; Bahia 0 x 2 Internacional e Real Brasília 1 x 0 Botafogo. Nesta quinta-feira, além da vitória do São José, um empate por 0 a 0 entre Nápoli Caçadorense e Flamengo.

O São José, que agora receberá o São Paulo, domingo, às 20h, no estádio Martins Pereira, subiu da 15ª para a sétima colocação na seguinte classificação: 1º – Corinthians (6 pontos); 2º – Palmeiras, Internacional, Santos, Grêmio e Real Brasília (4 pontos); 7º – São José e Kindermann (3 pontos e 0 a menos 2 no saldo de gols); 9º – Flamengo (2 pontos) e 10º – São Paulo, Ferroviária, Cruzeiro, Minas, Botafogo, Bahia e Nápoli (1 ponto).

Os times

O São José, do técnico Nedilson Oliveira: Jéssica; Rafa Marques (Larrissa – 18´/2º), Bruna Amarante, Letícia Fagundes e Juju; Thaynara, Ionara (Verônica – int), Natália Oliveira (Sisi 17´/1º) e Ju Oliveira (Fernanda Tipa – int); Giovania e Joyce (Camila 18´/2º).

O Minas Brasília, do técnico Antônio Carlos Bona: Karen; Katielle, Dih, Kaká e Jéssica Soares; Karla Alves, Gabi Arcanjo (Farinon 17´/2º) e Laine (Manu Balbinot – int); Steffani Torres (Pelé – int), Nenê e Robinha (Monse 32´/2º).

No estádio Maria de Lurdes Abadia, em Ceilândia, a equipe arbitragem, do quadro do Distrito Federal na CBF, contou com: Luiz Paulo da Silva Aniceto (árbitro), Cássia França de Souza (assistente 1), Milton Jerônimo Souza Alves (assistente 2), Maguielson Lima Barbosa (quarto árbitro) e Raimundo Nonato Lopo De Abreu (avaliador de campo).

Nas imagens, Sisi tentando escapar da marcação de uma brasiliense (foto de Gabriel Dantas/São José Futebol Feminino), Joyce fazendo o gol da partida e Jéssica defendendo o pênalti (Reprodução/TV CBF).

Comentário

comentário