São José vira e vence o Cruzeiro em Minas

O São José virou o placar e fez 2 a 1 no Cruzeiro pela quinta rodada do Brasileirão de futebol feminino. Do jogo disputado no final da tarde desta quarta-feira, no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte, o time traz três pontos que poderão valer a volta à zona de classificação. Agora, campanha está novamente equilibrada, com duas vitórias e duas derrotas.

Na formação joseense, o técnico Nedilson Oliveira promoveu apenas uma mudança já esperada. Mantendo um rodízio entre as goleiras Jéssica e Zany, escalou a primeira. No Cruzeiro, a atacante Pâmela foi desfalque por contusão.

Em casa, o Cruzeiro tratou de criar um volume de jogo ofensivo com movimentação e troca de passes. O São José, como nas partidas anteriores, ficou procurando caminhos para contra-ataques, mas pouco produzindo em termos de armação de jogo.

Como passar do tempo, a pressão das mineiras começou a render algumas oportunidades. Aos 26 minutos, em falta nas proximidades da área, a lateral Eskerdinha cobrou da meia direita, por cima da barreira e Jéssica fez boa defesa no canto esquerdo. Depois, aos 36 e quase da mesma posição, a meia Duda chutou e a bola passou perto da trave direita.

As joseenses, de raros momentos de perigo para o adversário, teve a primeira boa descida somente aos 38, quando Joyce, indecisa, não chutou nem passou. Depois, aos 46, foi a vez de uma hesitação de Rafa Marques render um grande contra-ataque às cruzeirenses. Na área joseense, Lucero chegou a driblar a goleira e chutar para a volante Thaynara surgir na cobertura e salvar quase em cima da risca.

Os gols

O time cruzeirense abriu o placar no início do segundo tempo, no quarto pênalti cometido pelo São José nas últimas três partidas. Em um contra-ataque invertido da direita para a ponta esquerda, a zagueira Bruna Amarante, sem necessidade de assumir riscos, derrubou Vanessinha na área. Aos 2 minutos, Duda cobrou com categoria, chutando rasteiro no canto esquerdo e andando a goleira para o outro lado.

Em desvantagem, o São José reagiu e não demorou a empatar. Aos 7, a goleira cruzeirense Mary Camilo cobrou um tiro de meta pelo meio e a atacante Giovania rebateu aprofundando para a meia Fernanda Tipa descer e chutar no canto esquerdo.

Em busca de nova vantagem, o Cruzeiro foi à frente e teve algumas chances de finalização. Todavia, em mais mais um saída de jogo curta da sua goleira, o São José virou o placar. Aas 26, a lateral-direita Evellyn roubou a bola e aprofundou para Giovania chutar com Mary Camilo ainda mal posicionada.

As mineiras sentiram o gol e as joseenses procuraram conduzir os minutos restantes com resistência na defesa e algumas descidas que levavam a bola ao campo de ataque. Aos 46, no primeiro minuto dos quatro de acréscimos, a cruzeirense Vanessinha chutou e a goleira Jéssica desviou a escanteio com a bola ainda tocando na trave direita antes de sair.

Agora, pela quinta rodada, o São José receberá o Minas Brasília, domingo, às 20h, no estádio Martins Pereira. Somando seis pontos por conta das duas vitórias e duas derrotas, espera o fechamento da quarta rodada, nesta quinta-feira, para saber como ficará na classificação.

Os times

O São José, do técnico Nedilson Oliveira: Jéssica; Evellyn, Bruna Amarante, Letícia Fagundes e Juju; Thaynara, Rafa Marques (Larissa 11´/2º, depois Natália Oliveira, 33´/2º) e Fernanda Tipa (Ionara 33´/2º); Sisi, Giovania e Joyce (Bea 23´/2º).

O Cruzeiro, do técnico Marcelo Frigério e sem substituições: Mary Camilo; Rebeca Prado, Pires, Thamirys e Eskerdinha; Capelinha, Duda e Carol; Mariana Santos, Lucero e Vanessinha.

A equipe de arbitragem, do quadro mineiro da CBF, contou: Antonio Márcio Teixeira da Silva (árbitro), Caroline Costa Silva (assistente 1), Suellen das Graças Gonçalves Silva (assistente 2), Andreza Helena Siqueira (quarto árbitro) e Carlos Henrique Tosta (analista de campo).

Na foto (de Gabriel Dantas/São José Feminino), Giovania tenta buscar um passe recuado de Sisi e com Fernanda Tipa (9) e Joyce (ao fundo) também na área cruzeirense.

Comentário

comentário