Taubaté conhece o grupo da Copa Paulista

O Taubaté já conhece os adversários da regionalizada primeira fase da Copa Paulista que virá em setembro. Dos 36 times que poderiam participar da competição, apenas 17 confirmaram presença. Como nas competições recentes, os torcedores poderão acompanhar os jogos em transmissões pela internet.

Criada principalmente para movimentar os times que no segundo semestre não participam das divisões do Campeonato Brasileiro, a Copa Paulista reserva vagas para todos os 16 interessados da Série A-1, os 11 melhores da A-2 e os nove melhores da A-3. Os demais ficam aguardando na fila da desistência.

Para motivar os participantes, a Federação Paulista de Futebol premia os dois finalistas uma vaga no Brasileiro da Série D da temporada seguinte e uma da Copa do Brasil. O campeão escolhe uma delas.

Na região, o Taubaté decidiu entrar na disputa ao fechar parceria com o empresário Marcelo Galático que na Copa Paulista do ano passado esteve ao lado da Portuguesa Santista. O São José preferiu parar depois de dois campeonatos seguidos e concentrar as forças para a Série A-3 do ano que vem.

A competição

Sobre a Copa Paulista deste ano, confira o material divulgado pela Federação Paulista de Futebol.

Com 100% dos jogos transmitidos no Eleven e Paulistão Play e 17 clubes, o formato da Copa Paulista 2021 está definido. Ao todo, os participantes serão divididos em quatro grupos regionalizados, sendo três com quatro clubes e um com cinco equipes.

Após turno e returno, os dois mais bem colocados de cada chave avançam para o mata-mata. O início do torneio está previsto para o dia 14 de setembro e a final para 16 de novembro.

Por um grupo contar com um time a mais que os outros três, a classificação geral será definida por aproveitamento. O melhor colocado geral enfrenta o oitavo mais bem classificado, o segundo enfrenta o sétimo, o terceiro pega o sexto, enquanto o quarto e quinto duelam por uma vaga as semifinais. Em caso de igualdade a partir desta fase, a vaga será definida por pênaltis.

Os quatro classificados fazem as semifinais e, posteriormente, os dois clubes que avançarem farão a final. O campeão tem a opção de escolher entre uma vaga da Copa do Brasil ou do Campeonato Brasileiro da Série D. O vice-campeão fica com a outra opção.

Os grupos

Grupo 1

Botafogo F S/A – Ribeirão Preto

AE Velo Clube – Rio Claro

Comercial FC – Ribeirão Preto

CA Votuporanguense

Grupo 2

EC São Bento – Sorocaba

Rio Claro

EC XV de Piracicaba

EC Noroeste – Bauru

Grupo 3

Santos FC

São Bernardo FC

EC São Bernardo

EC Primavera – Indaiatuba

Grupo 4

AD São Caetano

SC Atibaia

EC Taubaté

CA Juventus

A Portuguesa Desportos

Na foto (de Bruno Castilho/EC Taubaté), o Taubaté recebendo a Portuguesa pela Série A-2 do primeiro semestre.

Comentário

comentário