Seleção Brasileira de Rugby reencontra a torcida

No principal torneio continental de rugby, a Seleção Brasileira volta a campo no fim de semana e com o apoio da torcida. Depois de vencer o Canadá em São José dos Campos e encarar os Estados Unidos como visitante, recebe o Chile.

Confira a preparação da equipe no material de Luís Garcia, da assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Rugby.

A Seleção Brasileira de Rugby XV encara neste sábado (2), o Chile, pelo Americas Rugby Championship. A partida, válida pela quarta rodada do principal torneio da modalidade no continente, será realizada no estádio Jayme Cintra, em Jundiaí, às 18h10. A partida terá transmissão ao vivo da ESPN e do WatchESPN.

O retrospecto recente do Brasil contra o Chile é positivo. Contando a histórica vitória em abril de 2014, a primeira sobre o tradicional adversário, os Tupis ganharam quatro partidas, empataram uma e perderam três, todas fora de casa. O ápice do confronto foi no ano passado, pelo ARC, em Santiago, que marcou a primeira vitória dos brasileiros em solo chileno.

O momento da equipe brasileira também é de alta, após a vitória contra o Canadá, na segunda rodada, e a grande apresentação diante dos Estados Unidos, fora de casa, no último sábado, quando os Tupis por pouco não arrancaram uma vitória. O scrum segue como ponto forte, “esmagando” os adversários, ao lado dos chutes precisos de Josh, em penais e conversões.

Vale destacar que o ARC é o maior campeonato de rugby das Américas e envolve as seis melhores seleções da região – Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Estados Unidos e Uruguai. Todas jogam entre si e, após as cinco rodadas, quem somar mais pontos é declarado campeão. Na atual temporada, a Seleção superou o Canadá e caiu para Argentina e Estados Unidos.

Esta é a quarta temporada que o Brasil disputa o ARC, desde que ele foi criado em 2016. O maior objetivo no torneio este ano é melhorar a posição do ano passado, quando os Tupis terminaram em quinto lugar. Nas demais temporadas, o time ficou em quarto (2017) e novamente em quinto (2016).

Em São José dos Campos

Em São José dos Campos

A partida no Martins Pereira, no último dia 10, começou com os canadenses pressionando o Brasil. Logo no primeiro lance, o camisa 15, Theo Sauder, converteu um penal, abrindo o placar para os visitantes, com 3 a 0. Na jogada seguinte, o mesmo Theo Sauder arrancou pelo meio e fez também o primeiro – e único – try do jogo, convertendo o mesmo, abrindo 10 a 0 para o Canadá.

A partir daí o Brasil cresceu no scrum e empurrou o Canadá para a defesa. E a estrela de Josh Reeves brilhou. Em uma sequência de penais, o camisa 10 do Brasil converteu três e recolocou os Tupis no jogo, encostando no placar, com 10 a 9 para os visitantes no intervalo.

A conversa no vestiário fez bem ao Brasil, que voltou pressionando. E, novamente, Josh marcou para os Tupis, com mais três penais convertidos com perfeição, de diferentes posições e distâncias, abrindo 18 a 10. A partir daí os Tupis administraram a vantagem e seguraram as poucas investidas do Canadá no ataque, mantendo o placar até o final da partida.

Na foto (de Fotojump/Divulgação), jogadores da Seleção em uma partida no Pacaembu.

Comentário

comentário