Taubaté vence e São José e Pinda fecham rodada

Na abertura da oitava rodada da fase inicial do Paulistão de futebol feminino, o Taubaté venceu a Portuguesa por 3 a 0 na tarde desta quarta-feira e ficou muito perto da classificação antecipada à Copa Paulista. O São José e o Pinda vão a campo na quinta-feira e as joseenses poderão seguir pelo mesmo caminho, dependendo do resultado das pindenses.

A atual primeira fase tem os 12 times de enfrentando em 11 rodadas de turno único. Os quatro melhores avançarão às semifinais e os quatro da sequência (5º, 6º, 7º e 8º colocados) disputarão a Copa Paulista. O melhor colocado entre os times que ainda não tenham vaga nas divisões do Campeonato Brasileiro será o representante paulista na Série A-3 nacional do ano que vem.

O Taubaté, que disputou a Série A-2 nacional de 2020, por ter sido semifinalista no Paulistão 2019, quer alcançar a Copa Paulista para e ganhar vaga na A-3 da CBF. No momento, as chances de classificação antecipada são das mais consideráveis, porque o Realidade Jovem precisaria vencer os seus três jogos restantes e as taubateanas, pararem de pontuar.

A oitava rodada começou na tarde de quarta-feira e além da vitória do Taubaté sobre a Portuguesa, por 3 a 0, outras duas partidas foram disputadas: São Paulo 1 x 0 Red Bull Bragantino e Ferroviária de Araraquara 2 x 0 Palmeiras. À noite, no clássico, o Corinthians recebeu o Santos e venceu por 2 a 1. As duas partidas restantes, na quinta-feira, às 15h: São José x Nacional de São Paulo e Pinda x Realidade Jovem de São José do Rio Preto.

Classificação

Com a vitória do Taubaté e os outros três resultados da quarta-feira, a classificação ficou assim: 1º – Corinthians (25 pontos); 2º – São Paulo (24); 3º – Ferroviária (21); 4º – Santos (19); 5º – Palmeiras e Red Bull (16); 7º – Taubaté (13); 8º – São José (9); 9º – Realidade Jovem (5); 10º – Nacional (4) e 11º – Pinda e Portuguesa (0).

Nesta quinta-feira, o São José terá a estreia do técnico Guilherme Giudice e poderá abrir até sete pontos de vantagem sobre o Realidade Jovem. O time de São José do Rio Preto virá à região e encontrará um Pinda sonhando com o primeiro resultado positivo em sua temporada de estreia no Paulistão feminino.

flor

A vitória

O Taubaté soube impor o seu favoritismo contra a Portuguesa e mesmo correndo o risco de levar um gol do adversário em determinados momentos da partida, garantiu os três pontos na volta do intervalo.

No Joaquinzão, o primeiro gol surgiu no começo, aos 7 minutos, quando a zagueira Jérica aproveitou um escanteio da esquerda e fechou finalizando de cabeça.

O segundo gol veio no início da etapa final, aos 6 minutos. Uma investida aprofundada foi bem concluída pela atacante Victoria Liss, recebendo na área e mandando um chute cruzado.

No embalo, o terceiro gol começou em uma pressão que resultou em pênalti, aos 11 minutos, com a zagueira Hericka levando um pontapé ao disputar uma sobra na área. A goleira Iolanda, que já havia convertido duas penalidades em partidas anteriores, novamente cobrou com eficiência, chutando forte, por baixo, no canto direito e além do alcance da goleira Negueba.

Mesmo sabendo que não teria meios para pensar em uma virada, a Portuguesa tentou diminuir a desvantagem e manteve o jogo com o placar indefinido até o apito final.

Dirigido pelo técnico Arismar Júnior, o Taubaté contou com: Iolanda; Índia, Hericka, Jérica e Carol Franco; Mística (Danúbia 35´/2º), Luana (Victória Thalita 35´/2º), Cacá (Lorrany 29´/2º) e Lene (Vitória Sousa 29´/2º); Vitória Eugênio (Thuany 29´/2º) e Victória Liss (Rafaela 20´/2º).

Na foto (de Rafael Citro/EC Taubaté), a taubateana Carol Franco encarando a marcação de Aninha, lateral da Portuguesa.

Comentário

comentário