Taubaté abre Copa Paulista ficando em desvantagem

Na abertura de uma das semifinais da Copa Paulista de futebol feminino, o Taubaté sentiu o favoritismo do Palmeiras e perdeu em casa no jogo de ida, por 1 a 0. No outro confronto, o São José visita o Red Bull Bragantino neste domingo.

Fora das semifinais do Paulistão, porque chegou em quinto na fase de classificação e atrás de Corinthians, São Paulo, Santos e Ferroviária de Araraquara, o Palmeiras passou a ser o favorito para ganhar a Copa Paulista. Novidade na competição, o mata-mata paralelo também envolve o sexto colocado (São José), o sétimo (Red Bull Bragantino) e o oitavo (Taubaté) em cruzamento olímpico.

Na tarde deste sábado, em Taubaté, o Palmeiras começou pressionado e deixando as taubateanas sobrecarregadas na marcação. Mas com uma chuva forte que interferiu momentaneamente nas condições do gramado do Joaquinzão, o time da casa passou a ter algumas opções de contragolpes.

As palmeirenses foram criando oportunidades e transformando a goleira taubateana em destaque. Yolanda também sorte em alguns lances e a iniciativa de armar um contra-ataque que quase terminou em gol no último minuto do primeiro tempo. Ao fazer uma reposição com um lançamento, ela encontrou a meia Cacá com chances de descer em velocidade pela meia esquerda e chutar em diagonal. A goleira palmeirenses July fez grande defesa a escanteio.

O segundo tempo não foi muito diferente, pois o Palmeiras manteve o volume de jogo ofensivo e o Taubaté continuou com a necessidade de concentrar forças na marcação.

O gol

O técnico palmeirense trocou as duas atacantes e uma das substitutas conseguiu tirar o 0 a 0 do placar, aos 35 minutos. Em um troca de passes com inversão em diagonal, Giovana recebeu na área e da meia esquerda tirou uma adversária do caminho antes de chutar forte e acertar o canto direito.

Querendo aproveitar o bom momento para ampliar a vantagem, o Palmeiras continuou atacando e quase cedeu um empate na última descida do jogo que teve cinco minutos de acréscimo. Em um contra-ataque taubateano bem armado por Thuany, Lorrany cruzou da direita recuando por baixo e Victoria Thalita deixou a bola passar ao tentar chutar de primeira.

Agora, no dia 31, um domingo, às 15h, o Taubaté visitará o Palmeiras pelo jogo de volta. No Allianz Parque, terá que vencer por dois gols de diferença, ou pelo menos por um que igualaria o confronto e provocaria decisão por pênaltis.

A outra semifinal começa neste domingo, às 15h, em Jarinu, no Centro de Treinamentos do Red Bull Bragantino. O São José visita o time da casa e depois terá a partida de volta no dia 30, um sábado, no estádio Martins Pereira e no mesmo horário.

Os times

O Taubaté, do técnico Arismar Júnior: Yolanda; Bia (Índia 13´/2º), Hericka, Jérica e Carol Franco; Mística (Danúbia 24´/2º), Cacá (Lorrany 38´/2º), Luana e Lene (Thuany 38´/2º); Vitória Eugênio (Mariana 38´/2º) e Joyce (Victória Thalita 13´/2º).

O Palmeiras, do técnico Ricardo Belli: July; Bruna Calderan (Ana Clara 38´/2º), Agustina, Thais e Katrine; Júlia Bianchi (Carolzinha 38´/2º), Duda Santos (Rafa Andrade 22´/2º), Ary Borges e Camilinha; Carol Baiana (Tainara 22´/2º) e Chú (Giovana 22´/2º).

No estádio Joaquim de Morais Filho, a equipe de arbitragem contou com: Thiago Lourenço de Mattos (árbitro), Marcela de Almeida Silva (assistente 1), Ricardo Pavanelli Lanutto (assistente 2), Bruna Serra Oliveira (quarto árbitro) e Renato de Carlos (analista de vídeo).

A tabela

Os jogos da Copa Paulista e das semifinais do Paulistão:

Rodada de ida

Sábado – 16/10

Taubaté x Palmeiras – 15h

Ferroviária x Corinthians – 21h

Domingo – 17/10

Santos x São Paulo – 11h

Red Bull x São José – 15h

Rodada de volta

Dia 30/10 – Sábado

São José x Red Bull – 15h

Dia 31/10 – Domingo

Palmeiras x Taubaté – 15h

Corinthians x Ferroviária – 11h

São Paulo x Santos – 17

Na foto (de Rafael Citro/Taubaté Feminino), a goleira taubateana Yolanda armando uma reposição e com Cacá já avançando para ser opção de passe.

Comentário

comentário