Rugby brasileiro estreia em torneio com derrota

A seleção brasileira de rugby perdeu por 28 a 12 para os rivais uruguaios, no final da tarde de sexta-feira, no estádio Charrúa, em Montevidéu. A partida fechou a primeira rodada do Americas Pacific Challenge, torneio promovido pela World Rugby com intuito de elevar a competividade no continente e priorizar o desenvolvimento de jogadores sub-23.

O próximo confronto será contra o segundo time dos Estados Unidos, quinta-feira, às 12h30, no mesmo estádio, com transmissão exclusiva da plataforma de streaming Star+ (Disney).

A partida

O jogo foi marcado pela distinção entre os dois tempos. No primeiro, predominou a ofensividade do Uruguai, que marcou logo aos 3 minutos com o abertura Matias D’Avanzo.Depois os anfitriões concluíram três tries (Emiliano Faccennini, Koba Brazionis e Ignacio Peculo), duas conversões e um penal com o mesmo D’Avanzo, um dos destaques da partida, e foram para o intervalo com a vantagem de 25 a 0.

Apesar da forte chuva, que sempre dificulta a retenção da bola, a segunda etapa teve como ponto alto a reação do Brasil, que jogou mais no campo adversário e equilibrou os mauls e scrums. O Uruguai ainda marcou um penal aos 16 minutos com D’Avanzo.

Mas logo em seguida, Leonardo “Neymar” da Silva marcou o primeiro try da seleção brasileira. Mais adiante, Lucas Spago, que havia perdido uma conversão minutos antes, fintou a defesa uruguaia e anotou o segundo try brasileiro, seguido de conversão anotada por Carlos Rafael de Moura.

“Nosso país sofreu muito com a pandemia que paralisou os principais torneios nacionais. Muitos dos nossos jogadores ficaram quase dois anos sem praticar rugby. Agradecemos a World Rugby e a Sudamerica Rugby pela oportunidade de colocar nossos atletas em desenvolvimento para jogar em um torneio internacional de alto nível”, comentou Fernando Portugal, head coach brasileiro.

Sobre o desempenho em campo, Spago avaliou o potencial de crescimento do elenco depois de enfrentar o rival que é a segunda força do rugby sul-americano masculino e tem seus jogadores em plena atividade nos torneios locais.

“O confronto foi duro, mas a gente conseguiu construir nosso jogo no segundo tempo equilibrando as ações ofensivas e defensivas. Isso é muito motivar para as próximas rodadas”, observou.

Os times

Brasil – 1 Brendon Alves, 2 Endy Willian, 3 Henrique Ferreira, 4 Gabriel Paganini, 5 Kauã Guimarães, 6 Pedro Aparecido, 7 Adrio de Melo, 8 Matheus Cláudio (capitão), 9 Douglas Rauth, 10 Lucas Spago, 11 Robert Tenório, 12 Joel dos Santos, 13 Gabriel Quirino, 14 Victor Domingues e 15 Daniel Lima.

Reservas: 16 Leonardo de Souza, 17 Piero Pozzi, 18 Joel Ramírez, 19 Gabriel Oliveira, 20 Maiki Gustavo, 21 Felipe Cunha, 22 Carlos Moura e 23 Robson Morais.

Uruguai – 1 Mateo Perillo, 2 Emiliano Faccennini, 3 Ignacio Peculo, 4 Felipe Aliaga, 5 Juanjuan Garese (capitão), 6 Lucas Bianchi, 7 Tomás Etcheverry, 8 Carlos Deus, 9 Santiago Álvarez, 10 Matías D’Avanzo, 11 Bautista Basso, 12 Felipe Arcos Pérez 13 Koba Brazionis, 14 Mateo Viñals e 15 Baltazar Amaya

Reservas: 16 Santiago Bonasso, 17 Nicolás Arciet, 18 Faustino Etchegorry, 19 Federico Dibueno, 20 Lucas Piriz, 21 Juan Zuccarino, 22 Santiago Percivale e 23 Santiago Gervaz;

A tabela

Americas Pacific Challenge 2021:

22 de outubro – sexta-feira

Chile 62 x 00 Paraguai – 14h

Brasil 12 x 28 Uruguai – 17h

Argentina XV x EUA Selects

Jogo cancelado: os norte-americanos não chegariam a tempo

28 de outubro – quinta-feira

Brasil x EUA Selects – 12h30

Argentina XV x Paraguai – 15h30

Chile x Uruguai – 18h30

30 de outubro – sábado

Brasil x Paraguai – 12h30

Chile x EUA Selects – 15h30

Argentina XV x Uruguai – 18h30

Na foto (de Rugby Uruguai), um dos momentos da partida.

Autoria: Material enviado por Carlos Abranches, da assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Rugby.

Comentário

comentário