Copinha libera volta do público aos estádios da região

Os torcedores do futebol da região finalmente terão a oportunidade de voltar aos estádios. Depois das restrições provocadas pela pandemia em março de 2020, a Copa São Paulo de Futebol Júnior começa em Taubaté nesta segunda-feira e logo em seguida, na terça-feira, em São José dos Campos e Guaratinguetá.

Na tarde do sábado do dia 14 de março de 2020, pela 12ª rodada do Campeonato Paulista da Série A-2, o Taubaté recebeu o XV de Piracicaba e venceu, por 1 a 0. Dois dias depois, todas as competições esportivas foram suspensas e na retomada de agosto, voltaram sem público nos estádios.

A retomada veio somente em agosto e sem público nos estádios. O Taubaté concluiu participação no campeonato e o São José e o Manthiqueira de Guaratinguetá abriram e fecharam o Paulista da Segunda (4ª) Divisão. No temporada 2021, sem a realização da Copa São Paulo de Futebol Júnior (Copinha), o Taubaté, na A-2, e o São José, promovido à A-3, jogaram no primeiro quadrimestre. Depois, o Taubaté voltou a campo na Copa Paulista e o Manthiqueira  teve mais uma Bezinha.

Protocolo

No últimos dias, a Prefeitura e o Taubaté divulgaram o protocolo que os torcedores devem seguir para acesso aos jogos da Copinha no estádio Joaquim de Morais Filho.

“Com base no protocolo definido pela Federação Paulista de Futebol, a Prefeitura de Taubaté definiu as normais para acesso ao público ao Joaquinzão na Copa São Paulo de Futebol Júnior!

As regras são simples:

– Necessário cadastro para ingresso virtual no site:

https://doity.com.br/copa-sp–taubate-x-petrolina–grupo…

– Apresentar na entrada a carteira de vacinação com as duas doses contra a Covid-19;

– Crianças e pessoas que não apresentarem comprovação das duas doses precisarão, também, apresentar exame PCR (até 48h antes do jogo) ou antígeno (até 24h antes do jogo) negativo;

– Levar 1kg de alimento não perecível, que será doado para instituições de caridade.

Lembrando que as normas foram decididas pela Prefeitura do município, responsável pelo evento, com base no protocolo da Federação Paulista e as regras do Plano SP, do governo do Estado. Para cada partida, um novo cadastro precisará ser realizado, e, conforme o número de ingressos se esgotar, será aberto um novo lote até lotação máxima definida.”

flor

A disputa

A Copinha começa com os 128 times divididos em 32 grupos de quatro. De cada grupo, após turno único de três rodadas, os dois melhores avançarão ao afunilamento em eliminatória simples (confronto de jogo único).

O Taubaté é o time da casa do Grupo 14 que ainda conta com o Botafogo-RJ, o Aparecidense-GO e o Petrolina-PE. Depois, o primeiro colocado receberá o segundo colocado do Grupo 13, de Guaratinguetá (Manthiqueira, Vitória-BA, XV de Piracicaba e São José de Passo d’Areia-RS) e o segundo colocado visitará o primeiro do mesmo grupo.

Na primeira fase, a ordem dos critérios para desempate é a seguinte: maior número de vitórias, melhor saldo de gols, maior número de gols marcados, menos número de cartões vermelhos recebidos, menor de cartões amarelos, confronto direto somente entre duas equipes e sorteio.

A Copinha é sub-20, mas a desta temporada será sub-21 para permitir a participação dos jogadores que chegariam ao limite de idade no ano passado e não tiveram a competição. Cada time contará com 25 jogadores em numeração fixa e poderá deixar até nove no banco de reservas. Seis substituições serão permitidas em até três atos (com o jogo em andamento).

O Taubaté

Vindo de um bom Campeonato Paulista da Sub-20, o Taubaté voltou a ser dirigido pelo técnico Harley Dias, de retrospecto positivo dirigindo a equipe em edições anteriores da Copinha. O principal desfalque será o atacante João Paulo que poderá ser negociado com um outro clube. Ele foi o terceiro artilheiro do estadual com 14 gols marcados. O volante Yuri, o zagueiro Douglas e o lateral-esquerdo Ronaldo acabaram vetados por contusão.

A lista de 25 nomes do Taubaté foi divulgada neste domingo com: João Pedro, Giovanni, Victor Hugo (goleiros), João Salles, Sandi, Romero (laterais), Lucas Minhoca, João Wagner, Zé Roberto (zagueiros), Ygor, Peloggia, Moisés, Gustavo Cabelo, Kauan (volantes), Sapata, Marquinhos, Estevão (meias), Garcez, Brunão, Gustavo. Ewerton Pardal, Kayque, Thiago Patto, João Vinícius e Wellington (atacantes).

Jogadores que já estão promovidos ao elenco principal, como Ygor e João Salles, certamente estão em um provável formação base do técnico Harley Dias, com: João Pedro; João Salles, Lucas Minhoca, João Wagner e Romero; Ygor, Peloggia e Sapata; Garcez, Brunão e Gustavo (atacantes).

Tabelas

Os grupos envolvendo as equipes da região.

Na foto (de Caíque Toledo/EC Taubaté), uma das formações do Taubaté no Paulista Sub-20.

Comentário

comentário