Taubaté estreia na Copinha com vitória no Joaquinzão

O Taubaté estreou com vitória na Copa São Paulo de Futebol Júnior, abrindo a disputa do Grupo 15 com sede em Taubaté. No início da tarde desta segunda-feira, foi superior ao pernambucano Petrolina e fez o placar de 2 a 0. O jogo marcou a volta dos torcedores aos estádios da região, que por causa da pandemia estavam sem acesso desde março de 2020.

Em um quadrangular de turno único valendo duas vagas na sequência da competição, estrear somando três pontos é chave para uma campanha positiva. Por isso, o Taubaté tratou de determinar o ritmo do jogo desde os primeiros movimentos.

Sem conseguir equilibrar as ações, o Petrolina concentrou as forças na marcação e depois de duas intervenções do goleiro Wewerton, aos 28 e 34 minutos, teve a resistência quebrada. Aos 38, uma troca de passes curtos após escanteio pela direita teve o levantamento caindo perto da segunda trave. O zagueiro Lucas Minhoca fechou com imposição e cabeceou mandando no ângulo direito.

O Petrolina, ao tentar um posicionamento mais ofensivo, passou a deixar espaços e o Taubaté aproveitou para fazer o segundo gol anda no primeiro tempo. Aos 44, Brunão recebeu um passe aprofundado pela meia direita e chutou forte entre o goleiro e a trave esquerda.

Como o saldo de gols poderá ser importante como segundo critério para desempate (depois do número de vitórias), o Taubaté voltou do intervalo explorando a necessidade de reação do adversário. Com o passar dos minutos, o cansaço foi reduzindo a intensidade da marcação e algumas alternadas oportunidades de gol surgiram, principalmente no final. Todavia, não foram aproveitadas o placar da primeira etapa virou o definitivo.

Já nos acréscimos, aos 49 minutos, o atacante taubateano Kayque foi expulso. Ele substituiu Garcez aos 26 e por ter exagerado na disputa de bola atingido adversários, levou cartão vermelho por segundo amarelo.

Sequência

No segundo jogo da rodada dupla o Botafogo venceu a goiana Aparecidense e ao fazer o placar de 3 a 0, assumiu a liderança pelo saldo de gols. O centroavante Gabriel Tigrão marcou duas vezes no primeiro tempo, aos 19 e 28 minutos. O terceiro gol veio logo no início da etapa final, aos 2 minutos, com o zagueiro Reydson.

A segunda rodada será na quinta-feira. Novamente na preliminar, o Taubaté enfrentará a Aparecidense, às 13h. Depois, no jogo de fundo, Botafogo e Petrolina, às 15h15. Nesta segunda-feira, por conta do dia e horário inadequados, o número de torcedores no Joaquinzão foi apenas razoável.

Os times

O Taubaté, do técnico Harley Dias: João Pedro; João Salles, Lucas Minhoca (Moisés 26’/2º), Zé Roberto (João Wagner 6’/2º) e Romero; Ygor, Peloggia e Sapata (Marquinhos 20’/2º); Thiago Patto (Wellington 20’/2º), Brunão (João Vinícius 26’/2º) e Garcez (Kayque 26’/2º).

O Petrolina, do técnico Francisco de Assis Monteiro de Silva: Wewerton; João Carlos, Marcelo (Daniel 20’/2º), Hebert e Eduardo (Gederson 26´/2º); Laécio (Kenelly 20´/2º), Alan (Cristhian 38’/2º) e Paulo; Anderson, Jander e Lucianderson.

A equipe de arbitragem contou com: Leonardo de Jesus Sampaio (árbitro), Osvaldo Apipe de Medeiros Filho (assistente 1), Lucas Rodrigues Antônio (assistente 2), Robson Silva Santos (quarto árbitro) e Luiz Vanderlei Martinucho (analista de vídeo).

Na foto (de Caíque Toledo/EC Taubaté), o lateral-esquerdo taubateano Romero escapando de um marcador

Comentário

comentário