Público de São José e Guará volta ao estádio na Copinha

Os torcedores de São José dos Campos e Guaratinguetá que ficaram dois anos sem frequentar o estádio, impedidos por causa da pandemia, podem voltar nesta terça-feira. O São José e o Manthiqueira estreiam em seus respectivos grupos da Copa São Paulo de Futebol Júnior, de três rodadas duplas programadas e com protocolos divulgados na semana passada.

No dia 28 de setembro de 2019, pela rodada de ida das quartas de final do Campeonato Paulista da Segunda (4ª) Divisão de profissionais, o São José recebeu o Marília e empatou, por 2 a 2 (na volta, derrota por 2 a 0 em Marília e eliminação). Foi a última vez que a torcida joseense pôde ir ao estádio Martins Pereira para prestigiar o time.

A pandemia chegou, o título do acesso do campeonato de 2020 foi com portões fechados e o acesso à Série A-3 de 2021, também. Agora, antes da Série A-3 de 2022 que começará no dia 29, a Copinha reabrirá os portões do Martins Pereira.

Em Guaratinguetá, o último evento foi a Copinha de 2020, porque a de 2021 nem foi realizada. No dia 9 de janeiro, pela terceira rodada, o Manthiqueira levou uma goleada do ABC de Natal-RN, por 4 a 0 e acabou eliminado. O time de profissionais, do Paulista da Segunda (4ª) Divisão, participou dos campeonatos de 2020 e 2021 com portões fechados.

A disputa

A Copinha começou no domingo com os 128 times divididos em 32 grupos de quatro. De cada grupo, após turno único de três rodadas, os dois melhores avançarão ao afunilamento em eliminatória simples (mata-mata de jogo único).

O São José é o time da casa do Grupo 15 e o Manthiqueira, o do Grupo 13. Em São José dos Campos, os três visitantes serão: Corinthians, River-PI e Resende-RJ.  Em Guaratinguetá: Vitória-BA, XV de Piracicaba e São José de Passo d’Areia-RS).

O primeiro colocado do grupo do São José avançará recebendo o segundo colocado do Grupo 16, de Suzano, com União Suzano, Fortaleza-CE, Ituano e Concórdia-SC. No cruzamento, o segundo colocado irá visitar o primeiro de Suzano. O grupo de Guaratinguetá terá o seu cruzamento com o de Taubaté, o 14, já aberto e com: Taubaté, Botafogo, Petrolina-PE e Aparecidense-GO.

Na primeira fase, a ordem dos critérios para desempate é a seguinte: maior número de vitórias, melhor saldo de gols, maior número de gols marcados, menos número de cartões vermelhos recebidos, menor de cartões amarelos, confronto direto somente entre duas equipes e sorteio.

A Copinha é sub-20, mas a atual virou sub-21 para permitir a participação dos jogadores que chegariam ao limite de idade no ano passado e não tiveram a competição. Cada time conta com 25 jogadores em numeração fixa e pode deixar até nove no banco de reservas. Seis substituições são permitidas em até três atos (com o jogo em andamento).

O São José

Fora da Copinha desde 2013, o São José volta depois das recentes temporadas de parceria com o projeto Atleta Cidadão, da Prefeitura. A equipe administrada pela Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, amadora e com jogadores da cidade, disputou o Campeonato Paulista Sub-20. Agora, para a Copinha, o clube providenciou alojamento para oito jogadores que vieram de outros centros, em planejamento comandado pelo técnico e ex-goleiro Ricardo Berna.

A lista final de 25 jogadores para a Copinha ainda não foi divulgada. Por enquanto, estão relacionados: Bruno, Erik, Daniel (goleiros), Matheus, Otávio, Robinho, Breno (laterais), Matheusão, Vítor, Vinícius, Guilherme (zagueiros), Andrez, Nícolas, Gabriel, Ricardo, Hilário (volantes), Rafinha, Devilson, Cléberson, Araújo, Matheus Ruiz (meias), Vinícius, Zé Carlos, Teilor, Kevin, Lucas, Juan, Samuel e Rodrigo (atacantes).

O Manthiqueira

Como em oportunidades anteriores, o Manthiqueira terá jogadores da região e um um grupo considerável de garotos que vieram de diversos centros do país. O técnico Dado Oliveira, que passou a presidência do clube-empresa ao filho para poder assumir o cargo de treinador efetivo, busca uma boa campanha na Copinha e também revelações que ficariam como uma base ao elenco de profissionais.

O total inscrito para a Copinha, que agora deverá ser reduzido aos 25 permitidos, tem: Murada, Henrique, João Paulo (goleiros), Conrado, Arthur, Léo, Gui, Marquinhos, Sobral, Daniel (laterais), Thomas, Guilherme, Jonatas, Tomé, Douglas, Militão, Victor Hugo (zagueiros), Franklin, Murilo, Lobo, Gabriel, Fabrício, Vitinho, Coutinho, Vágner, Luan (meio-campistas), Caio, David, Luquinhas, Jonas, Arthur, Franco, André, Tau e Ricardo (atacantes).

Protocolos

A prefeitura de São José divulgou o seguinte protocolo para o público:

“Para ingressar no estádio os torcedores deverão apresentar o comprovante de vacinação das duas doses ou dose única. Caso tenha somente a primeira dose da vacina, deverá apresentar o resultado negativo do teste PCR realizado até 48 horas antes do jogo ou resultado negativo de teste antígeno com até 24 horas de antecedência.

A mesma regra do teste PCR ou antígeno vale para os torcedores não elegíveis no sistema de vacinação. Na entrada do estádio, uma equipe da Prefeitura fará a verificação dos comprovantes e no interior do local será obrigatório o uso de máscara. Os portões do estádio serão abertos uma hora antes do início dos jogos.”

Em Guaratinguetá, o protocolo divulgado pela prefeitura surgiu assim:

Devido aos protocolos da covid-19, a Federação Paulista de Futebol determina que para a entrada de torcedores no estádio Dario Rodrigues Leite será necessário:

Documento original com foto

Xerox do comprovante de vacinação completo, com duas doses da vacina Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer ou dose única da Janssen. Quem ainda não tiver concluído o esquema vacinal deverá ter tomado ao menos uma dose da vacina e apresentar um teste com validade de 48 horas, para os do tipo PCR, ou 24 horas para os testes de antígeno impresso.

O uso de máscara durante toda a partida é obrigatório em todos os setores do estádio.

Não será permitida a entrada no estádio em caso de não apresentação desses documentos e comprovantes.

flor

As tabelas

Nas imagens, jogadores do São José antes de um treino (foto de Adenir Britto/PMSJC) e jogadores do Manthiqueira com o técnico Dado Oliveira (foto de Divulgação).

Comentário

comentário