Vôlei São José vai para o primeiro jogo do ano

O ano de jogos do Farma Conde Vôlei São José começa nesta quinta-feira, às 19h, em São Paulo, contra o Sesi. A partida deveria ter sido realizada no dia 22 dezembro, mas o time paulistano pediu adiamento ao constatar que cinco dos seus jogadores estavam com Covid-19. A equipe joseense vem de uma inesperada derrota em casa.

A Superliga Masculina tem os 12 times se enfrentando em turno e returno de 22 rodadas. Os oito melhores colocados avançarão ao playoff das quartas de final, os dois último serão rebaixados à Superliga B e os dois restantes sairão eliminados, mas mantendo vaga na elite nacional.

Em sua primeira temporada depois de deixar de ser o Itapetininga para virar o Farma Conde, o São José planeja chegar entre os oito melhores das quartas de final. Assim, ficaria distante do risco de descenso e ainda podendo sonhar com uma qualificação às semifinais.

O jogo contra o Sesi completaria a 11ª e última rodada do primeiro turno e deixaria o time joseense esperando a primeira partida do returno, dia 16 de janeiro, em casa, contra líder Minas. A partida do próximo domingo, dia 9, contra o Cruzeiro, já foi adiada porque a pandemia também atingiu jogadores cruzeirenses. O Sesi, após uma derrota fora para o Guarulhos, tentaria reconquistar a terceira colocação isolada, alcançando o vice-líder Sada Cruzeiro.

A disputa

No momento, os seis primeiros colocados estão em posições confortáveis. Minas (33 pontos), Cruzeiro (26), Sesi (26), Campinas (23), Guarulhos (21) vão buscar as quatro melhores posições que valerão vantagens nos playoffs. O Blumenau (18) que deixar a classificação antecipada bem encaminhada.

O São José (13) vai fechar o primeiro turno na zona de classificação, mas correndo riscos porque o Funvic Natal-RN (12) e o Montes Claros/América-MG (12) estão encostados. O Brasília (8) quer se desligar da zona de rebaixamento na qual estão o Goiás (6) e o Uberlândia-MG (0).

Preparação

O trabalho joseense em busca de reabilitação começou depois de uma derrota em casa para o Brasília, por 3 a 2. Confira no material enviado por Mayara Matias, da NTZ Comunicação e Marketing, assessoria de Imprensa da equipe.

Ainda sobre a derrota do último jogo de 2021, o técnico Pedro Uehara, o Peu, comentou: “A gente sabia que o jogo ia ser muito difícil. O time de Brasília é bem perigoso, tem um saque muito agressivo, acabaram fazendo sete aces durante o jogo, sabíamos dessa dificuldade e tentamos no preparar, mas infelizmente não tivemos o melhor rendimento, acho que a gente conseguiu melhorar no jogo, conseguimos equilibrar o jogo. Mas no tie-break o saque deles voltou a fazer diferença.”

Para começar o ano, o Farma Conde Vôlei conta com a chegada do levantador Gabriel Bieler, o ponteiro Gabriel Scheffer e o Central Leandro Júnior, jogadores do sub21 que vieram para dar mais amplitude ao elenco: “Os meninos da base chegaram na última semana de treinamento do ano passado, isso fez a qualidade do treino melhorar. Eles entraram confiantes no último jogo. Os três são parte integrante da equipe e se estiverem bem no treino, como estiveram neste pouco tempo que estão junto ao grupo, eles terão oportunidade, cabe a eles agarrarem e aproveitarem”, avalia Peu.

Para o confronto contra o SESI, o técnico joseense comenta os planos: “Seguir trabalhando para a gente voltar a crescer, se organizar um pouco melhor em alguns momentos de defesa e contra-ataque, temos que trabalhar bastante para buscar o resultado, na quinta diante o SESI e jogar melhor nesses jogos do returno. O principal é passar tranquilidade para a equipe, alguns atletas importantes no último jogo não estavam muito tranquilos o que é necessário para executar e desempenhar o melhor nos momentos decisivos”, complementa o treinador Peu.

Os times

Na derrota para o Brasília, o técnico Peu escalou o São José com: Winck, Thales Falcão, Thierry, Tiago Mão, Johan, Renan Buiatti e o líbero Felipinho. Começaram no banco: Anderson, Scheffer, Armanelli, Noleto, Biele, Fábio Paes e Vitor. O experiente levantador Marlon seguiu afastado para cuidar de um problema e saúde.

No ginásio da Vila Leopoldina, o técnico Anderson Rodrigues poderá armar o Sesi com: Matheus Brasília, Vinícius Piauí, Guiga, Birigui, Leo, Darlan e o líbero Pureza. Ficariam como opções de banco: Murilo, Ryan, Nathan, Marcos José, Thiery, Robert e Lukas.

Na foto (de Mariana Luz/MLuz Fotografia), Tiago Mão, Johan e Renan Buiatti armando bloqueio triplo contra o Brasília.

Comentário

comentário