Vôlei joseense tem confronto direto com o ex-Taubaté

A fase de classificação da Superliga Masculina de vôlei está se aproximando do final e o Farma Conde Vôlei São José tem um jogo estratégico neste domingo, às 20h30, recebendo o Funvic Natal, o ex-Taubaté Vôlei. Os dois times disputam a sétima posição e ainda podem alcançar o sexto colocado. Ambos chegam embalados por vitórias importantes.

A atual primeira fase do principal campeonato brasileiro de vôlei tem os 12 times se enfrentando em turno e returno de 22 rodadas. Depois, os oito melhores avançarão ao mata-mata do playoff das quartas de final com os confrontos em cruzamento olímpico: 1º colocado x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º. Os dois piores serão rebaixados à Superliga B.

No momento, alguns times já disputaram 19 das suas 22 partidas e têm apenas mais três programadas. Outros, como o São José, acumulam 18 jogos e ainda voltarão à quadra mais quatro vezes.

A classificação na manhã deste sábado estava assim: 1º – Minas Tênis Clube (52 pontos em 19 jogos); 2º – Sada Cruzeiro (50 em 19); 3º – Sesi-SP (37 em 18); 4º – Blumenau-SC (36 em 18); 5º – Guarulhos (32 em 18); 6º – Campinas (31 em 19); 7º – São José (25 em 18); 8º – Funvic Natal-RN (25 em 19); 9º – América/Montes Claros-MG (22 em 20); 10º – Brasília (17 em 19); 11º – Goiás EC (9 em 19) e 12º – Uberlândia-MG (0 em 18).

Na tabela desmembrada por conveniências de calendário ou jogos remarcados, duas partidas estão programada para a noite deste sábado: Guarulhos x Brasília (19h) e Blumenau x Sesi (20h). No domingo, a única será a do São José contra o Funvic Natal (20h30), no ginásio do COCTA.

Conquistando os três pontos neste domingo, com vitória por 3 sets a 0 ou 3 a 1, o São José abrirá três de vantagem sobre o Funvic Natal e, passando a 28, deixará ao alcance o sexto colocado, o Campinas, que tem 31. Uma vitória por 3 a 2 reparte os três pontos jogados, ficando dois para o vencedor e um para o perdedor.

O time joseense, depois de receber o Funvic Natal, terá mais dois jogos na semana: quarta-feira, às 19h, em Minas Gerais, contra o Uberlândia e sexta-feira, esticando a viagem, visitando o Brasília, às 18h30. Depois, pela última rodada, receberá o Sesi no dia 19 e a partida poderá ser a de inauguração da nova arena esportiva da cidade.

Os times

As contusões e os casos de covid alteraram as formações do São José nas partidas recentes. Os desfalques levaram o técnico Pedro Uehara, o Peu, a fazer algumas mudanças na escalação inicial e também na utilização dos que começaram no banco de reservas. O ponto positivo foi a abertura para jogadores promovidos das categorias de base.

No dia 24 de fevereiro, quando disputou a sua última partida visitando o América Montes Claros e vencendo por 3 a 2, o São José entrou em quadra com: Marlon, Johan, Tiago Mão, Thierry, Thales Falcão, Renan Buiatti e o líbero Felipinho. Começaram no banco: Gabriel Scheffer, Noleto, Leandro Campos, Gabriel Bieler, Fábio Paes e Vitor Hugo.

A mais recente partida do Funvic Natal foi um dia antes. No Rio Grande do Norte, recebeu o Guarulhos e também ganhou pelo placar de 3 a 2. O técnico João Marcondes, com covid, foi substituído pelo assistente João Benedito Conceição. O time entrou com: Índio, Felipe Brito, Fábio, Elian, Patrick Gasman, Gabriel Santos e o líbero Thales Hoss. Começaram no banco: Breno, Yudi, Galo Garcia, Emanuel, Symon e Mossa.

No encontro do primeiro turno, o São José foi a Natal e perdeu, por 3 a 2. Na oportunidade, o técnico do Funvic ainda era o argentino Javier Weber, remanescente do Taubaté Vôlei e que mais adiante pediu demissão.

Na foto (de Mariana Luz/Agência NTZ), joseenses comemorando ponto na recente vitória em casa sobre o Campinas.

Comentário

comentário