Taubaté tem semana de dois jogos cruciais

A fase de classificação do Campeonato Paulista da Série A-2 tem apenas mais três rodadas e o Taubaté ainda poderá acabar em qualquer uma das três condições possíveis. No momento, está na faixa de eliminação, ao alcance dos dois da zona de rebaixamento, mas também com chances de chegar entre os oito que continuarão na disputa. O primeiro passo cobra uma vitória fora de casa sobre a líder Portuguesa. No time, o artilheiro Bambam é uma das dúvidas por contusão.

A atual fase da competição tem os 16 times se enfrentando em um turno único de 15 rodadas. Despois de 12 realizadas e restando apenas três, ocupam os oito lugares da zona de classificação: Portuguesa (25 pontos), Oeste de Barueri (23), XV de Piracicaba (22), Linense (21), Lemense (18), São Bento de Sorocaba (18), Rio Claro (17) e Velo Clube de Rio Claro (16).

Nas duas últimas colocações da zona de rebaixamento estão o Audax Osasco (10) e o Red Bull Brasil (3). Na faixa intermediária de eliminação, mas que assegurará permanência na Série A-2: Juventus (15), São Caetano (14), Portuguesa Santista (13), Primavera de Indaiatuba (13), Monte Azul (12) e Taubaté (12).

Contas

No campeonato do ano passado, o XV de Piracicaba terminou com a oitava e última vaga ao totalizar 21 pontos. O Velo Clube chegou logo em seguida, em nono e acabou eliminado com os seus 20 pontos. O Esporte Clube São Bernardo (9 pontos) e o Sertãozinho (8) foram os dois rebaixados à Série A-3. Logo acima, com 14 pontos, Monte Azul, Taubaté e Audax Osasco escaparam e permaneceram na Série A-2.

Agora, com 12 pontos, o Taubaté precisa apenas de mais um para sair do alcance do Red Bull Brasil (3). Todavia, em um única rodada poderá ser ultrapassado pelo Audax (10) que tem dois pontos a menos. Em sentido contrário, o Taubaté ainda poderá terminar com os mesmos 21 pontos que no ano passado foram suficientes para o XV de Piracicaba. Por enquanto, tem uma distância de quatro pontos até o atual oitavo colocado, o Velo Clube (16).

A primeira das três possíveis decisões do Taubaté será na quarta-feira, às 20h, visitando a líder Portuguesa que já está virtualmente classificada. Na quarta-feira da semana passada, a Lusa perdeu pela primeira vez em casa, para o Rio Claro, por 1 a 0. No sábado, enfrentando o vice-líder Oeste, em Barueri, ficou no 0 a 0.

Conseguindo trazer três pontos da partida no Canindé, o Taubaté terá que pensar em mais três na penúltima rodada, sábado, às 18h30, recebendo o XV de Piracicaba no Joaquinzão. Depois, fechando a semana com 18 pontos e ainda contando com tropeços dos concorrentes, poderá sobreviver na disputa por uma vaga antes da última rodada. No dia 19, um sábado, visitará o Rio Claro, às 15h.

flor

Dúvidas

Para enfrentar a Portuguesa, o técnico Marcelo Martelotte poderá ser obrigado a fazer mudanças na escalação. Contundidos, o atacante Bambam, o zagueiro Guilherme Mattis e o lateral-direito Robertinho não concluíram a partida contra o Primavera. Por outro lado, o atacante Thiaguinho poderá voltará após suspensão por terceiro cartão amarelo.

Na foto (de Bruno Castilho/EC Taubaté), o meia Marcos Aurélio na partida contra o Primavera.

Comentário

comentário