Taubaté Vôlei começa as quartas vencendo em casa

No jogo que abriu as quartas de final da Superliga, o Taubaté fez o resultado que precisava, vencendo em casa o Campinas, por 3 a 2. Depois de ganhar os dois primeiros sets com autoridade, conter a reação do adversário e fechar o tie-break.

Confira no material enviado por Ronaldo Casarin, da Maxx Sports, assessoria de Imprensa do time.

Jogando na manhã deste sábado, a equipe EMS Taubaté Funvic venceu o Vôlei Renata Campinas, por 3 sets a 2 (parciais de 25×14, 25×17, 25×27, 21×25 e 15×12). Dessa forma, o time taubateano larga na frente na série melhor de três jogos válida pelas quartas de final da Superliga Cimed Masculina de Vôlei 2018/2019.

Diante de um ótimo público que encheu o ginásio do Abaeté, a EMS Taubaté Funvic chegou a abrir 2 sets a 0, mas em uma partida cheia de emoções, foi até o tie-break para confirmar a vitória e dar o primeiro passo rumo às semifinais da competição.

O primeiro set começou extremamente equilibrado, com a EMS Taubaté Funvic variando bem o saque e apostando nas bolas com seus ponteiros. Pelo lado do Vôlei Renata Campinas, o saque forçado entrou bem e complicou bastante a recepção taubateana, forçado mais erros.

Os visitantes chegaram a liderar o placar nos primeiros momentos do set, mas logo o Taubaté retomou o controle da partida. Com boas atuações de ataque do ponteiro Lucarelli e dos centrais Lucão e Otávio, a equipe da casa conseguiu abrir vantagem de quatro pontos. A partir daí, também com boa atuação do ponteiro Douglas Souza no saque, os taubateanos ampliaram a vantagem e não encontraram dificuldades em fechar o set em 25 a 14, em 21 minutos jogados.

O segundo set começou com o Taubaté embalado e sacando muito bem. Variando o serviço entre o forçado e o saque tático, o time da casa impôs muita dificuldade à recepção do Vôlei Renata Campinas, forçando erros do adversário e facilitando a atuação do bloqueio. Novamente com ótima atuação dos ponteiros Lucarelli e Douglas Souza, a equipe do Taubaté manteve o padrão de jogo bem acima do adversário e venceu o set por 25 a 17, em 25 minutos.

O terceiro set começou com o Vôlei Renata Campinas em busca da reação, sacando forçado e contando com mais erros por parte dos taubateanos. Com menos efetividade no saque, a EMS Taubaté Funvic não repetiu as boas atuações dos dois primeiros sets e viu os visitantes abrirem vantagem. O Taubaté esboçou uma reação e equilibrou as ações na reta final do set, mas não foi suficiente e o Vôlei Renata fechou em 27 a 25, em 33 minutos.

O quarto set teve começo equilibrado, com as duas equipes apostando no saque forçado. O Taubaté teve um início de set com bom aproveitamento no saque, enquanto o Vôlei Renata voltou a ter seus atacantes como protagonistas. Os taubateanos chegaram a abrir boa vantagem, mas após muita discussão por conta de uma marcação da arbitragem, o jogo virou.

O Vôlei Renata cresceu e passou a ditar as ações, passando à frente e abrindo boa vantagem. O Taubaté tentou a reação na reta final do set, mas o Vôlei Renata fechou em 25 a 21, em 32 minutos, empatando a partida e forçando a disputa do tie-break.

No quinto e decisivo set, o equilíbrio continuou sendo a tônica do confronto. O Vôlei Renata passou a variar bem o saque, complicando a recepção taubateana. Pelo lado da EMS Taubaté Funvic, a força veio do saque forçado e da boa atuação dos centrais Otávio e Lucão. O oposto Vissotto também foi bastante acionado e virou bolas importantes. Com apoio da galera, o Taubaté foi melhor e fechou o tie-break em 15 a 12, e o jogo em 3 sets a 2, em 2h25 de jogo.

Satisfeito

Após a vitória, o técnico Renan Dal Zotto fez uma avaliação positiva da postura da equipe em quadra: “Foi uma vitória importante, nós precisávamos desse resultado positivo em casa, mesmo sabendo que seria um jogo extremamente difícil. O Campinas é um time muito competitivo, muito bem treinado já há alguns anos. Então começamos os dois primeiros sets muito bens, quase que impecáveis, com placares dilatados, que não refletem o que realmente é o jogo entre Taubaté e Campinas. O terceiro, quarto e quinto sets sim, esse é o jogo que nós temos que esperar que vai acontecer na quarta-feira em Campinas. Apesar de termos tidos momentos de muitos erros, como no terceiro set, a avaliação e já falando da expectativa para o próximo jogo, é que superamos as dificuldades e vencemos. Agora é partir para mais um jogo muito difícil na casa deles”, comentou.

O melhor jogador em quadra, premiado com o Troféu Viva Vôlei foi o central Lucão, da EMS Taubaté Funvic. Ele também foi o segundo maior pontuador da equipe taubateana, com 18 pontos anotados.

O maior pontuador do jogo foi o oposto Vissotto, da EMS Taubaté Funvic, com 21 pontos anotados.

Os dois times voltam a se enfrentar pela sequência das quartas de final da Superliga Cimed na próxima quarta-feira, 27, às 19h00, em Campinas, no ginásio do Taquaral.

Se vencer, a EMS Taubaté Funvic já garante uma vaga nas semifinais, e espera o adversário do confronto entre Sada Cruzeiro (MG) e Copel Telecom Maringá (PR). Em caso de vitória do Vôlei Renata, uma terceira e decisiva partida será disputada no dia 29, às 19h, no ginásio do Abaeté, em Taubaté.

Os times

Os times

O Taubaté, do técnico Renan Dal Zotto, começou com: Rapha, Otávio, Lucarelli, Douglas Souza, Lucão, Vissoto e o líbero Thales. Entraram durante o jogo: Uriarte, Athos, Facundo Conte, Abouba, Robinho, Luís Fernando e Fabiano.

O Campinas, do técnico Horacio Dileo, começou com: Renan, Vini, Daniel, Demián González, Luisinho, Vaccari e o líbero Lukinha. Entraram durante o jogo: Bello, Bruno Temponi, Daisel, Michel, Angellus e Tavares.

A dupla de arbitragem: Paulo Luís Beal e Edvaldo Costa Vítor.

Tabela

Os jogos das quartas de final

Nas imagens (fotos de Rafinha Oliveira/EMS Taubaté Funvic), Lucarelli atacando um bloqueio triplo do Campinas e taubateanos logo após mais um ponto.

Comentário

comentário