São José joga fechando fase e esperando grupo

A fase inicial do Campeonato Paulista da Série A-3 termina na tarde deste sábado e com o já classificado São José recebendo a Matonense e jogando para sustentar a segunda melhor campanha, ou ainda fechando na liderança. A última rodada, com todas as partidas no mesmo horário das 15h, definirá os três adversários dos joseenses na sequência da competição.

Denominada Grupo 1, a primeira fase tem os 16 times se enfrentando em turno e returno. Os oito melhores avançarão à segunda fase e continuarão disputando as duas vagas de acesso à Série A-2. Os dois piores (Olímpia e Nacional de São Paulo) já estão rebaixados à Segunda (4ª) Divisão e os seis restantes sairão eliminados, mas mantendo lugar na Série A-3.

O São José foi o primeiro time a confirmar classificação com quatro rodadas de antecedência. Depois, Comercial de Ribeirão Preto, Noroeste de Bauru, Marília, Esporte Clube São Bernardo e Capivariano também caminharam para a qualificação antecipada. Consequentemente, sobraram duas vagas ainda abertas.

O União Suzano tem todas as chances de confirmar classificação neste sábado e o Votuporanguense dependerá do próprio resultado para fechar o quadro dos oito que prosseguirão no campeonato. Matonense, Bandeirante de Birigui e Rio Preto ainda estão matematicamente na disputa.

Classificação e rodada

Depois de 14 das 15 rodadas, a classificação está assim: 1º – Comercial (30 pontos e 9 vitórias); 2º – São José (28 e 9); 3º – Noroeste (27 e 8); 4º – Marília (27 e 7); 5º – São Bernardo (24 e 6); 6º – Capivariano (21 e 6); 7º – União Suzano (21 e 5); 8º – Votuporanguense  (19 e 5); 9º – Matonense (18 e 4); 10º – Bandeirante (16 e 4); 11º – Rio Preto (16 e 4); 12º – Barretos (16 e 3); 13º – Desportivo Brasil (14); 14º – Sertãozinho (13); 15º – Olímpia (8) e 16º – Nacional (6).

Os jogos deste sábado, às 15h: São José x Matonense, Barretos x Comercial, Noroeste x Capivariano, Marília x União Suzano, São Bernardo x Desportivo Brasil, Votuporanguense x Rio Preto, Sertãozinho x Bandeirante e Nacional x Olímpia.

Possibilidades

Vencendo, o São José garantirá a segunda colocação e ainda poderá terminar em primeiro, se o Comercial empatar ou perder para o Barretos. A igualdade na soma de pontos teria o desempate no número de vitórias e com o time joseense fazendo 10 a 9.

Empatando ou perdendo, o São José poderá ser ultrapassado pelo Noroeste que entra na rodada com apenas um ponto a menos e jogará em casa contra o Capivariano. O time joseense terminaria em terceiro, pois já saiu do alcance do quarto colocado, o Marília.

A Matonense virá enfrentar o São José precisando de uma vitória para esperar tropeços de concorrentes. O Barretos receberá o Marília somente para cumprir tabela, pois tem apenas três vitórias e já perdeu contato com o Votuporanguense, atual oitavo colocado.

O Noroeste receberá o Capivariano que já está classificado, mas ainda poderá tentar subir uma posição ultrapassando o quinto colocado, o São Bernardo.

Projeções

A segunda fase terá os oito times divididos em dois grupos de quatro. De cada grupo, após um quadrangular de turno e returno, os dois melhores avançarão às semifinais. Nas semifinais, os confrontos serão 1ª melhor campanha x 4ª e 2ª x 3ª. Os times de 1ª e 2ª terão as vantagens do jogo de volta em casa e da igualdade na soma de pontos e gols.

Na segunda fase, o Grupo 2 será formado pelo 1º colocado, 3º, 6º e 8º. No Grupo 3: 2º, 4º, 5º e 7º. A atual classificação poderá ser consideravelmente alterada pelos resultados deste sábado. Por enquanto, Comercial, Noroeste, Capivariano e Votuporanguense estão no Grupo 1. São José, Marília, São Bernardo e União Suzano, no Grupo 2.

flor

Os times

O São José terá a volta do zagueiro Glauco e do centroavante Gabriel Barcos, após suspensão automática por terceiro cartão amarelo. O lateral-direito Ferrugem, contratado durante a semana, ficará no banco de reservas, assim como o atacante Paulinho Guerreiro, afastado desde a sétima rodada por causa de contusão.

O técnico Edson Vieira não antecipou a escalação que continuará sem o atacante Wellington que saiu contundido na partida da 13ª rodada. Em Birigui, onde alguns titulares foram poupados e o time venceu o Bandeirante no sábado passado, por 1 a 0, a equipe contou com: Allan; Rafael Compri, Lucas Anselmo, João Paulo e Caxambu; Josiel, Levi (Ruhan), Pedrinho e Léo Aquino (Gabriel Bonnet); Tom (Tenner) e Magrão (Alef).

No jogo anterior, com derrota em casa para o Noroeste, por 3 a 0: Tom (que saiu contundido nos minutos finais e deixando Barcos improvisado na posição); Rafael Compri (Josiel), Glauco, Klaidher e Caxambu; Roger Bernardo, Tenner (Alef), Pedrinho e Gabriel Bonet (Washington); Wellington (Tom, depois Elicley) e Gabriel Barcos.

A Matonense vem de uma derrota em casa para o Marília, por 2 a 0. No domingo passado, o técnico Cleber Gaúcho dirigiu a seguinte equipe: Filipe; Alison Pira (Paulinho), Gui Mariano, João Rosa (Guizão) e Kaio; Igor Santos, Willian (Cleiton) e João Gabriel; Otávio (Sampaio), Victor Sapo e Daniel (João Felipe).

No estádio Martins Pereira, a equipe de arbitragem terá: Ilbert Estevam da Silva (árbitro), Osvaldo Apipe de Medeiros Filho (assistente 1), Leandro Matos Feitosa (assistente 2), Murilo Tarrega Victor (quarto árbitro) e Cláudio Roberto da Costa (analista de vídeo).

Na foto (de Léo Lenzi/São José EC), jogadores joseenses recebendo a visita de dois garotos em treino da semana.

Comentário

comentário