São José empata e tem quadrangular montado

Na rodada que na tarde deste sábado fechou a fase de classificação do Campeonato Paulista da Série A-3, o São José empatou em casa com a Matonense e conheceu os próximos adversários. O placar de 2 a 2 fez o time descer da segunda colocação à terceira e ir para um quadrangular que também terá o Comercial de Ribeirão Preto, o Votuporanguense e o União Suzano. O primeiro jogo provavelmente será no domingo da outra semana, dia 3 de abril, em Votuporanga.

A última rodada teve todos os os jogos às 15h. A zona de classificação começou com o seguinte quadro: 1º – Comercial (30 pontos e 9 vitórias); 2º – São José (28 e 9); 3º – Noroeste de Bauru (27 e 8); 4º – Marília (27 e 7); 5º – Esporte Clube São Bernardo (24 e 6); 6º – Capivariano (21 e 6); 7º – União Suzano (21 e 5) e 8º – Votuporanguense  (19 e 5).

O União Suzano foi a campo virtualmente classificado e o Votuporanguense ainda estava ao alcance de três equipes: 9º – Matonense (18 e 4); 10º – Bandeirante de Birigui (16 e 4) e 11º – Rio Preto (16 e 4). Cumpririam tabela: 13º – Desportivo Brasil de Porto Feliz (14); 14º – Sertãozinho (13); 15º – Olímpia (8) e 16º – Nacional de São Paulo (6), com os dois últimos já rebaixados.

Os oito jogos terminaram com os seguintes resultados: São José 2 x 2 Matonense; Barretos 1 x 1 Comercial; Noroeste 4 x 1 Capivariano; Marília 1 x 0 União Suzano; São Bernardo 2 x 0 Desportivo Brasil, Votuporanguense 2 x 0 Rio Preto, Sertãozinho 3 x 4 Bandeirante e Nacional 1 x 0 Olímpia.

Com os resultados, a classificação final ficou assim: 1º – Comercial (31 pontos e 9 vitórias); 2º – Noroeste (30 em 9); 3º – São José (29 e 9); 4º – Marília (27 e 8); 5º – São Bernardo (27 e 7); 6º – Votuporanguense (22 e 6); 7º – Capivariano (21 e 6); 8º – União Suzano (21 e 5); 9º – Bandeirante (19 e 5); 10º – Matonense (19 e 5); 11º – Barretos (17 e 3); 12º – Rio Preto (16 e 4); 13º – Desportivo Brasil (14); 14º – Sertãozinho (13); 15º – Nacional (9) e 16º – Olímpia (8).

Quadrangulares

A segunda fase terá os oito times divididos em dois grupos de quatro. De cada grupo, após um quadrangular de turno e returno, os dois melhores avançarão às semifinais. Nas semifinais, os confrontos serão: 1ª melhor campanha x 4ª e 2ª x 3ª. Os times de 1ª e 2ª terão as vantagens do jogo de volta em casa e da igualdade na soma de pontos e gols.

Na segunda fase, o Grupo 2 será formado pelo 1º colocado, 3º, 6º e 8º. No Grupo 3: 2º, 4º, 5º e 7º. A classificação, antes da última rodada, apresentava o seguinte quadro: Comercial, Noroeste, Capivariano e Votuporanguense no Grupo 1; São José, Marília, São Bernardo e União Suzano, no 2.

Os resultados da última rodada provocaram mudanças na classificação e os grupos ficaram assim: Grupo 2 – Comercial (1º colocado), São José (3º), Votuporanguense (6) e União Suzano (8º). Grupo 3 – Noroeste (2º), Marília (4º), São Bernardo (5) e Capivariano (7).

A plataforma adotada pela Federação Paulista de Futebol em quadrangular tem sido a mesmo nos últimos anos. Se mantida, o Grupo 2 virá com a seguinte sequência de rodadas: Votuporanguense x São José e Suzano x Comercial / São José x Suzano e Comercial x Votuporanguense / São José x Comercial e Suzano x Votuporanguense / Comercial x São José e Votuporanguense x Suzano / Suzano x São José e Votuporanguense x Comercial / São José x Votuporanguense e Comercial x Suzano. No outro grupo, a rodada de abertura teria: Capivariano x Noroeste e São Bernardo x Marília.

O jogo

O São José novamente entrou em campo sem alguns titulares que foram poupados, no banco de reservas, ou nem relacionados. A Matonense, que precisava ganhar e torcedor contra concorrentes para ter chances de classificação, contou com todos os seus jogadores.

Logo no primeiro minuto, o São José abriu o placar. O lateral-esquerdo Caxambu cruzou da linha de fundo e o volante Tenner, pegando a sobra na área, da meia esquerda mandou no ângulo direito.

A resposta da Matonense foi imediata. O time começou a pressionar e descolou um pênalti, aos 7 minutos, quando a bola bateu no braço de Caxambu. Todavia, na cobrança, o meia João Gabriel deslocou o goleiro Allan para o lado direito e mandou para fora ao chutar rasteiro no canto esquerdo.

O empate visitante veio mais adiante, aos 24 minutos. O meia Willian chutou após sobra aa entrada da área e surpreendeu o goleiro ao acertar o canto esquerdo. Depois, aos 31, a virada começou com o volante João Ferreira lançando na ponta esquerda, o lateral Kaio cruzando por baixo e o meia Daniel completando ao entrar pelo meio da defesa.

A desvantagem instigou o São José que persistiu na procura de um empate alcançado na metade do segundo tempo, aos 23 minutos. O zagueiro João Paulo cabeceou em um levantamento da esquerda, a bola tocou no travessão e o centroavante Gabriel Barcos quase mergulhou para cabecear e empurrar a sobra.

Aberta

A partida ficou aberta, com chances para os dois lados. O atacante joseense Paulinho Guerreiro, voltando de contusão depois de sete rodadas, aos 27 minutos foi atingido por João Gabriel que saiu expulso. Dois minutos depois, quase da mesma forma, também provocou cartão vermelho para o zagueiro João Rosa.

Apesar de ter mais de 15 minutos para fazer um gol de vitória contra um adversário com dois jogadores a menos, o São José não mostrou a eficiência e a intensidade necessárias para alterar o placar de 2 a 2.

Depois da partida, todos os jogadores joseenses ganharam folga até a tarde de segunda-feira. Quando voltarem aos treinos, a tabela da segunda fase já estará divulgada e provavelmente trazendo a próxima partida para o domingo seguinte, dia 3 de abril, às 10h, em Votuporanga.

flor

Os times

O São José, do técnico Edson Vieira: Allan; Rafael Compri (Roger Bernardo – intervalo), Glauco, João Paulo e Caxambu (Ferrugem 13’/2º); Josiel, Tenner (Paulinho Guerreiro 21’/2º), Léo Aquino (Alef – intervalo) e Washington (Pedrinho – intervalo); Tom e Gabriel Barcos.

A Matonense, do técnico Cleber Gaúcho: Filipe; Alisson Pira, Gui Mariano, João Rosa e Kaio; João Ferreira, Willian (Igor Santos 22’/2º), Daniel (Guizão 31’/2º) e João Gabriel; Sampaio (Shallon 37’/2º) e Victor Sapo (Otávio 31’/2º).

No estádio Martins Pereira, a equipe de arbitragem contou com: Ilbert Estevam da Silva (árbitro), Osvaldo Apipe de Medeiros Filho (assistente 1), Leandro Matos Feitosa (assistente 2), Murilo Tarrega Victor (quarto árbitro) e Cláudio Roberto da Costa (analista de vídeo).

Na foto (de Tião Martins/São José EC), Barcos quase alcançou uma cabeçada do zagueiro João Paulo que desviou um escanteio da direita ao fechar na primeira trave.

Comentário

comentário