São José sofre goleada em casa pelo Brasileirão

O Brasileirão de futebol feminino continua sendo um sofrimento para o São José. Depois da perda de pontos preciosos para concorrentes teoricamente mais fracos, na tarde deste sábado levou uma goleada em casa, da Ferroviária de Araraquara, por 6 a 1. Agora, como a próxima partida será somente no dia 16, pelo menos haverá tempo para uma tentativa de recuperação.

A atual fase do campeonato tem os 16 times se enfrentando em turno único de 15 rodadas. Depois, os oito melhores avançarão ao mata-mata das quartas de final, os quatro piores serão rebaixados à Série A-2 e os quatro restantes sairão eliminados, mas mantendo vaga na principal divisão nacional.

Somando apenas quatro pontos em cinco partidas, com uma vitória, um empate e três derrotas, o São José segue no grupo daqueles que correm contra o rebaixamento, mesmo tendo ainda mais 10 jogos programados e seus 30 pontos disponíveis.

No campo

O São José começou com disposição e personalidade, mas a Ferroviária, querendo continuar como uma das líderes do campeonato, tratou de ser eficiente nas oportunidades que começou a criar. Aos 6 minutos, abriu o placar quando a meia Suzane recebeu um passe aprofundado na área e mandou no canto direito.

Explorando a tranquilidade proporcionada pela vantagem de 1 a 0, a Ferroviária ficou em condições mais confortáveis depois de marcar o segundo gol, aos 32. Em uma falta levantada da esquerda, em diagonal, a defesa joseense deixou a bola cair na medida para a zagueira Géssica mandar no canto direito.

As joseenses poderiam ter uma chance de reação quando a arbitragem deixou de marcar um pênalti, aos 38. Pela direita e já na área, a atacante Verena colocou entre as pernas de Géssica e ao tentar passar para ficar diante da goleira, foi barrada pelos braços esticados da zagueira.

No segundo tempo, aos 14, o São José finalmente deu trabalho à goleira adversária. Em escanteio cobrado da esquerda por Larissa Vasconcelos, a meio-campista Ionara fechou com uma cabeçada forte, para baixo e Luciana fez grande defesa.

Todavia, na sequência do lance, as visitantes desceram pela esquerda em contra-ataque, as joseenses falharam na recomposição e um passe deixou a atacante Laryh livre na área para dominar, finalizar e fazer 3 a 0.

A goleada

Cerca de 10 minutos depois, Laryh recebeu em profundidade pela meia esquerda, driblou a goleira que desesperadamente saiu da área para tentar um desarme e aproveitou o espaço para concluir armando a goleada com  4 a 0.

Dois minutos depois, aos 26, o São José conseguiu chegar ao gol. Verena fez um ótimo passe para Bea chutar ao ficar de frente com a goleira. No entanto, dois minutos depois, o time joseense ficou com uma jogadora a menos. A meio-campista Rafa Marques exagerou em uma tentativa de desarme e acabou expulsa pelo segundo cartão amarelo por falta dura.

Aos 31, em falta de média distância e pela meia esquerda, o meio-campista Rafa Mineira acertou um chute forte no ângulo esquerdo e aumentou a vantagem das visitantes para 5 a 1. Mais adiante, aos 41, o sexto gol veio quando a atacante Eudmilla, da entrada da área, chutou da meia direita e goleira joseense falhou deixou a bola escapar entre as pernas

Agora, o São José vai esperar os demais resultados da rodada para ter a dimensão exata de mais uma rodada sem pontuar. E como virá uma Data Fifa para jogos das seleções nacionais, a sexta partida pelo Brasileirão será somente no dia 16, um sábado e com visita ao Red Bull Bragantino.

Os times

O São José, do técnico Guilherme Giudice: Zany; Poliana, Veronica Riveros (Letícia Fagundes 40’/2º), Karen e Juju; Vitória Calhau (Ionara – intervalo), Sara (Júlia Cipriani – intervalo), Rafa Marques e Larissa Vasconcelos (Evellyn 40’/2º); Verena e Bea (Rayane 30’/2º).

A Ferroviária, da técnica Roberta Batista: Luciana; Carol Tavares, Camila, Géssica e Karina (Maísa 31’/2º); Luana (Daiane 15’/2º), Ingryd (Aline Milene 26’/2º) e Suzane (Rafa Mineira 15’/2º); Mylena Carioca (Aline Gomes 26’/2º), Laryh e Eudimilla.

No estádio Martins Pereira, a equipe de arbitragem, do quadro paulista da CBF, contou com: Fabiano Monteiro dos Santos (árbitro), Alberto Poletto Masseira (assistente 1), Leandro Matos Feitosa (assistente 2), Mariana Nanni Batalha (quarto árbitro) e Renato de Carlos (analista de campo).

Na foto (de Leonan Ribeiro/Agência NTZ), a lateral Poliana acompanhando uma inversão de jogo.

Comentário

comentário