Jacareí Rugby tem semana bem movimentada

Após dois anos, Jacareí Rugby retorna aos gramados para a disputa do Campeonato Brasileiro na modalidade com 15 jogadores. Neste sábado, o time visita o Pasteur, às 15h, no Parque Ceret, em São Paulo. A partida valerá pelo Super 12 e será a primeira oficial do clube nesse formato. Foram duas temporadas suspensas desde o início da pandemia do Covid-19.

O Super 12 é o principal torneio do país para os times de rúgbi. Com 11 clubes na disputa, a competição terá início no dia 9 de abril e previsão para encerramento em 29 de outubro de 2022. Na primeira fase, as equipes são divididas em dois grupos e jogam entre si no esquema de turno e returno. Os quatro melhores avançam à Fase Final, que terá jogos únicos até a decisão.

Vencedor da competição em 2017, o Jacareí Rugby começa a primeira fase no Grupo A, com as demais equipes da região Sudeste. Os jogos serão contra: Poli Rugby (São Paulo-SP), Pasteur (São Paulo-SP), Tornados (Indaiatuba-SP), SPAC (São Paulo-SP) e São José (São José dos Campos-SP).

A outra chave é formada por equipes da região Sul com Pé Vermelho (Londrina-PR), Curitiba (Curitiba-PR), Desterro (Florianópolis-SP), Farrapos (Bento Gonçalves-RS) e Charrua (Porto Alegre-RS).

Tabela

Confira o roteiro do Jacareí Rugby na primeira fase:

09/04 – Pasteur x Jacareí

07/05 – Jacareí x Poli

21/05 – São José x Jacareí

04/06 – Jacareí x SPAC

25/06 – Tornados x Jacareí

02/07 – Jacareí x Pasteur

30/07 – Poli x Jacareí

13/08 – Jacareí x São José

27/08 – SPAC x Jacareí

17/09 – Jacareí x Tornados

Ferramenta de educação

O Jacareí Rugby iniciou, na segunda-feira (4), os trabalhos com o esporte em sete escolas da rede municipal de ensino da cidade. As atividades desenvolvidas em conjunto com a Secretaria de Educação de Jacareí acontecem durante o período do contraturno escolar, nas instituições de ensino integral do município.

Na prática, os trabalhos desempenhados seguem as diretrizes do programa “Get into rugby”, criado pela World Rugby, órgão máximo do esporte no mundo, com o intuito de realizar a iniciação de crianças e jovens no esporte. Além disso, contribui para a ampliação do repertório de práticas corporais dos envolvidos.

“O rúgbi escolar nos apresenta inúmeras possibilidades, onde este esporte pode ser uma importante ferramenta de ensino, com a função de facilitadora na educação, e voltado à formação humana e cidadã por meio dos valores (DRIPS), do conhecimento de diferentes culturas, de ser contra as diferenças sexuais e tantas outras contribuições sociais e individuais resultantes deste esporte”, disse Raphael Sena, responsável do Jacareí Rugby pelo setor.

O Jacareí Rugby estará presente em sete escolas do município, duas a mais em relação ao trabalho já realizado no período pré-pandemia. O rúgbi será ensinado nos bairros Veraneio Ijal, Jardim Esperança, São João, Pagador Andrade, Rio Comprido, Santa Marina e Campo Grande.

“Nas escolas de tempo integral, fomentar o rúgbi como atividade complementar e na formação de futuros possíveis atletas, potencializa a aprendizagem e a cultura esportiva do município! É uma parceria de sucesso garantido e importantíssimo para os alunos da rede municipal de ensino”, destacou a secretária de Educação, Maria Thereza Ferreira Cyrino.

Além deste projeto, o Jacareí Rugby oferece o esporte de forma gratuita em dois pólos da cidade, com parceria do SESI Jacareí e da Prefeitura de Jacareí, respectivamente, no SESI Jacareí e no Campo do Jardim Santa Maria. Ao todo, o clube conta com 12 categorias com praticantes a partir dos seis anos.

22 convocadas

No sábado (9), as equipes de Jacareí terão 22 atletas representando o time São Paulo Vale na disputa da 2ª etapa do Campeonato Brasileiro Feminino de Seleções Regionais. A competição é a primeira da modalidade com 15 jogadores para as mulheres em todo o país. Os jogos do fim de semana acontecem na cidade de Itatiaia (RJ).

Ao todo são duas categorias na disputa. O SESI Jacareí Rugby cedeu 15 jogadoras para o time São Paulo Vale M21. Na primeira etapa, as jacarés dessa faixa etária auxiliaram a equipe a vencer duas partidas contra as seleções de Minas e Rio de Janeiro. Já o adulto do Jacareí Rugby cedeu sete atletas para o time São Paulo Vale Adulto. Na disputa anterior, elas também cariocas e mineiras.

Com a seleção M21 estarão as seguintes jogadoras: Isabelle Cordeiro, Lavinia Ribeiro, Kevellin Teixeira, Marcela Marques, Vitória Cunha, Giovana Pires, Alanis Azevedo, Raquel Maria, Vitória Nunes, Mirella Prado, Alanis Silva, Rafaela Silva, Mariana Rodrigues, Ana Carolina Daniel e Ana Júlia Marques.

Com a seleção Adulta estarão: Yasmin Maiara, Agatha Araújo, Ariely Medeiros, Dara Charife, Beatriz Ijano, Giulia Mota, Rafaela Cristina, e Mirella Prado. A última da lista é a única chamada para as duas equipes.

As Seleções São Paulo Vale são formadas por atletas das equipes de Jacareí, São José, Taubaté e Ilhabela. Na comissão técnica, Jacareí também está representada pelo treinador Matheus Cruz, o treinador M21 Eliel da Silva, o manager Guilherme Rosa, a representante da saúde Bruna Costa e pelo chefe de delegação Arthur Mota.

Nas fotos (Divulgação/Jacareí Rugby), um dos jogos do título de 2017, alunos jogando em uma das escolas do projeto e a delegação jacareiense antes de embarcar para Itatiaia.

Autoria: Material enviado por Ícaro Leal, da assessoria de Imprensa do Jacareí Clube.

Comentário

comentário