Rincón teve breve passagem pelo São José

O colombiano Freddy Rincón, que morreu na madrugada desta quinta-feira, três dias depois de um acidente automobilístico em Cali, foi o técnico do São José nas seis primeira partidas da Copa Paulista de 2009. Na única vitória, surpreendeu ao montar o banco de reservas sem um goleiro. Neste sábado, com dois goleiros disputando a titularidade, o atual time enfrentará um jogo decisivo em Ribeirão Preto.

Em 2009, o São José fez uma boa campanha no Campeonato Paulista da Série A-2 e chegou a um dos dois quadrangulares de acesso. O Rio Branco de Americana levou a melhor e subiu ao Paulistão 2010 junto com o Monte Azul que chegou em primeiro no outro grupo de quatro semifinalistas.

O campeonato da Série A-2 terminou no dia 31 de maio e o São José, para manter uma base do time que ficaria para uma nova tentativa no ano seguinte, passou a procurar uma estrutura para a Copa Paulista do segundo semestre.

Freddy Rincón, que frequentava São José dos Campos pela amizade com o ex-goleiro joseense Charles, entrou em contato com os dirigentes São José, entre os quais, o atual gestor de futebol Robertinho da Padaria.

Argumentado que gostaria de uma nova tentativa para engrenar na carreira de técnico, depois de passagens pelo paranaense Iraty, em 2006, e o São Bento de Sorocaba, em 2007, Rincón também disse que iria trazer jogadores emprestados pelos clubes nos quais atuou como jogador, citando Corinthians e Cruzeiro.

Apesar do impacto midiático, o São José de Rincón não conseguiu reanimar os torcedores joseenses que ainda lamentavam a perda do acesso na Série A-2. No dia 12 de julho, apenas 140 torcedores pagantes foram ao estádio Martins Pereira e viram o time joseense estrear com derrota no Copa Paulista. A Portuguesa Santista fez 1 a 0 com um gol de pênalti na metade do segundo tempo.

Na segunda rodada, o São José foi visitar o Pão de Açúcar que mais adiante virou o atual Audax Osasco. Em São Paulo, no estádio do Juventus, uma nova derrota, por 2 a 0.

A vitória

A terceira rodada, no dia 26 de julho, foi marcante pela primeira e única vitória, além de uma surpreendente decisão de Rincón ao escolher os jogadores para a partida. Depois de deixar o garoto Edmar como o goleiro reserva do experiente Daniel nos dois primeiros jogos, o treinador armou um banco apenas com jogadores de linha.

No Martins Pereira, o São José fez 2 a 0 no São Bernardo Futebol Clube, com dois gols do atacante Marcus Vinícius que anos depois também foi técnico do time joseense.

Na quarta rodada, no dia 29 de julho, o São José foi visitar o Flamengo de Guarulhos e Rincón colocou o goleiro Helder, formado nas categorias de base do clube, na reserva de Daniel. No placar, empate por 2 a 0.

A quinta partida, no dia 1 de agosto, levou o São José de volta ao estádio da Rua Javari, em São Paulo. Contra o dono da casa, o Juventus, uma derrota por 2 a 0.

A despedida

Pela sexta rodada, no dia 9 de agosto, o São José fez a terceira partida em casa, recebendo o Grêmio Osasco e perdendo, por 2 a 1. Desmotivados, Rincón e os dirigentes joseenses entenderam que era a hora de acabar com a parceria.

O assistente técnico Jefferson Félix assumiu, fechou o primeiro turno em um empate por 0 a 0 com o Palmeiras-B, no dia 16 de agosto, em Mauá. Depois, com as sete partidas do returno, o time joseense terminou como o sétimo e penúltimo colocado do Grupo 4. Foram 14 pontos em 14 partidas, com quatro vitórias, dois empates, oito derrotas, 16 gols marcados e 21 sofridos.

flor

Neste sábado

No momento, o São José participa da segunda fase do Campeonato Paulista da Série A-3. No sábado, às 16h, visitará o Comercial de Ribeirão Preto e precisará de um bom resultado para manter as chances de terminar com uma das duas vagas do quadrangular às semifinais. Depois de fechar o primeiro turno com apenas um ponto ganho, a equipe partirá para o segundo jogo com o comando do técnico José Francisco Oliveira. O novo treinador estreou no sábado passado, contra o mesmo Comercial e um empate por 3 a 3 no Martins Pereira.

Na foto (TV Band Vale/Reprodução), Freddy Rincón durante reportagem em um treino do São José.

Comentário

comentário