Rugby feminino da região festeja títulos
A Seleção Brasileira Feminina de Rugby, da jogadora joseense Mariana Nicolau, confirmou o favoritismo conquistando mais um título do Sul-Americano. Neste sábado de partidas decisivas em Saquarema, a seleção das equipes do Vale do Paraíba foi a campeã da sua primeira competição nacional.
Confira no material enviado por Carlos Alessandro, da assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Rugby.
A Seleção Brasileira Feminina manteve a hegemonia ao vencer mais uma vez de forma invicta a 21ª edição do Sul-americano de Sevens Feminino, em Saquarema, no Rio de Janeiro. Realizado no estádio Elcyr Resende de Mendonça pela Sudamérica Rugby, com patrocínio da TIM e apoio da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) e da Prefeitura Municipal de Saquarema, o tradicional torneio foi transmitido com exclusividade pelos canais ESPN e pela plataforma de streaming Star+.
Na final, as Yaras bateram Las Tucanes colombianas por 27 a 0 e a experiente capitã Luiza Campos foi eleita a Melhor Jogadora do torneio. Além de consolidar o posto de principal seleção do continente, as Yaras garantem com o vigésimo título sul-americano a classificação para os Jogos Pan-Americanos de 2023, que serão realizados no período de 20 de outubro a 5 de novembro, na cidade de Santiago, no Chile.
O segundo dia da competição teve entre os destaques a semifinal entre as rivais Brasil e Argentina. As Yaras impuseram uma forte defesa que gerou as oportunidades que precisavam para vencer Las Yaguaretés por 27 a 0. Os tries brasileiros foram assinalados por Gabriela Lima (3) e Thalia Costa (2) e Luiza Campos marcou uma conversão. Na outra semifinal, a Colômbia despachou o Paraguai em uma partida muito concentrada no meio de campo e aproveitou as poucas chances que teve para ganhar por 7 a 0. Na disputa pelo Bronze, a Argentina se impôs fisicamente contra o Paraguai e subiu ao pódio ao ganhar por 17 a 0.
A decisão
A finalíssima foi a confirmação do domínio das Yaras no rugby sul-americano. A seleção brasileira não deu a menor chance para a Colômbia e atropelou a adversária com o placar de 27 a 0. Brilhou novamente a força tática defensiva do time, com destaque para atletas como Marina Fioravanti, Luiza Campos, Mariana Nicolau e Cláudia Teles.
Ao criar os espaços propícios ao contra-ataque, o Brasil aproveitou a velocidade e a habilidade de jogadoras como Gabriela Lima, Thalia Costa e Larissa Alves. Marcaram tries também para o time brasileiro as jogadoras Aline Furtado e Marcelle Souza.
A capitã Luiza Campos anotou uma conversão e completou o placar contundente sobre as adversárias que vêm evoluindo seu elenco a cada ciclo. “A sensação é de orgulho em fazer parte deste time e desta história linda. Obrigado a todos que acreditam na gente. Nem toda batalha se vence, mas aqui na América do Sul as Yaras podem dizer que são no momento imbatíveis. Vamos seguir trabalhando forte para nos manter no topo e ajudar a elevar o nível do rugby feminino do nosso continente”, declarou Luiza Campos.
Região comemora título
Na ordem, seleções regionais São Paulo Vale (juvenil) e Centro-Oeste (adulta) são as primeiras campeãs nacionais do Brasileiro Feminino de XV.
O sábado em Saquarema também foi histórico para o rugby feminino de clubes. Os fãs e simpatizantes do rugby puderam conhecer as primeiras campeãs da categoria de XV, em que os times jogam com 15 atletas de cada lado durante dois tempos de 40 minutos cada um.
No intervalo entre os jogos decisivos do Sul-americano, as seleções regionais juvenis de São Paulo Vale e Rio Grande do Sul se enfrentaram e a paulista ganhou bem por 27 a 0. Na categoria adulta, a superioridade ficou do lado da seleção regional Centro-Oeste que também fez história ao vencer a São Paulo Vale por 41 a 3.
Próximos desafios
Patrocinadas por TIM e CSN, as Yaras somam agora 20 títulos sul-americanos da categoria adulta. O domínio é tamanho que elas ganharam 20 das 21 edições deste torneio, sempre de modo invicto. A única edição que não teve participação brasileira foi em 2015, quando o torneio valia vaga nos Jogos Olímpicos – e o Brasil já estava garantido.
Por terem sido finalistas na edição do Sul-americano de 2021, as seleções femininas de Brasil e Colômbia estão classificadas para a Copa do Mundo de Sevens, que será disputada na Cidade do Cabo, na África do Sul, de 9 a 11 de setembro de 2022.
Resultados de sábado (11/6)
Disputa do 7º lugar
Guatemala 17 x 24 Uruguai
Disputa do 5º lugar
Chile 12 x 0 Peru
Disputa do Bronze
Argentina 17 x 0 Paraguai
Disputa do Ouro
Brasil 27 x 0 Colômbia
Destaques em vídeo das Yaras na final
Elenco das Yaras
1 Mariana Nicolau (São José)
2 Luiza Campos (Charrua)
3 Rafaela Zanellato (Curitiba)
4 Leila Silva (Leoas)
5 Thalia Costa (Delta)
6 Cláudia Teles (Niterói)
7 Aline Furtado (USP)
8 Marina Fioravanti (Bandeirantes)
9 Gabriela Lima (Charrua)
10 Andressa Alves (Charrua)
11 Larissa Alves (Curitiba)
12 Marcelle Souza (Charrua)
Comissão técnica das Yaras:
Treinador – William Broderick
Manager – Dannielle Abreu
Preparador Físico – Ismael Arenhart
Fisioterapeuta – Beatriz Rodrigo
Nas imagens, as Yaras na premiação pela conquista do título (foto de Fotojump/CBRu) e as jogadoras da São Paulo Vale (Divulgação CBRu) que também foram campeãs neste sábado.