Taubaté Futsal vence com a primeira goleada na Liga
No jogo que fechou a 11ª rodada da Liga Nacional, o Taubaté Umbro Futsal comemorou a sua segunda vitória e com a primeira goleada. Na noite desta segunda-feira, recebeu o gaúcho Atlântico de Erechim na casa alternativa de São Bernardo do Campo e fez o placar de 5 a 1, virado após gol sofrido dois segundos antes do intervelo. Com o resultado, ultrapassou o catarinense Blumenau em um dos critérios de desempate e saiu da última posição da classificação.
Os taubateanos começaram melhor, com marcação alta e troca de passes em velocidade. Aos poucos, o Atlântico foi equilibrando as ações e o seguiu equilibrado, com descidas alternadas e os goleiros fazendo um bom trabalho.
Quando faltavam 33 segundos para o final do primeiro tempo, o Taubaté cometeu a sexta falta e o Atlântico ganhou a chance de um tiro livre direto. O goleiro Vitão entrou no lugar de Nico e induziu o fixo gaúcho Grilo ao cobrar para fora, chutando forte e rente à trave direita.
Sem a devida atenção, os taubateanos falharam na marcação e o Atlântico abriu o placar restando apenas dois segundos para o intervalo. No passe cruzado da direita, Guilherme soube desviar chutando ao ficar de frente para o goleiro Nico.
Virada
A reação taubateana começou aos 30 segundos da etapa complementar. Aproveitando escanteio da esquerda, o pivô Nenê soube deslocar o goleiro Jackson na segunda tentativa de defesa.
Instigado, o Atlântico foi ao ataque e mandou duas bolas na trave. Resistente, o Taubaté reequilibrou as ações e virou o placar, aos 07min32s. Felipe Reis recebeu na direita, tirou um marcador da frente ao cortar para dentro, chutou em diagonal e acertou o canto direito.
Os visitantes sentiram a desvantagem e o Taubaté soube valorizar os contragolpes. Aos 11min19s, o goleiro gaúcho Jackson desceu, arriscou um chute e pegou mal na bola que sobrou na medida para o taubateano Rafa Martins mandar de longe e fazer 3 a 1.
O time gaúcho já utilizava goleiro linha quando Lelê desarmou um adversário, desceu pela esquerda e chutou cruzado para armar a goleada, fazendo 4 a 1, aos 15min43s. E a 33 segundos do final, em outra oportunidade de gol escancarado, Luís Fernando chutou de longe para decretar o resultado final de 5 a 1.
Os times
O Taubaté, do técnico Leandro Reis, entrou com: Nico, Felipe Reis, Juninho, Sheldon e Nenê. Começaram no banco: Vitão, Marcinho (goleiros), Gabriel, Luís Fernando, Gustavo, Lelê, Dasaiev, Peretta e Rafa Martins.
O Atlântico, do técnico Thiago Raupp, entrou com: Jackson, Grillo, Serginho, Ewerton e Rick. Começaram no banco: Richard (goleiro), Erick, Mazetto, Renatão, Guilherme, Guto e Chape.
No ginásio Adib Moisés Dib, em São Bernardo do Campo, a equipe de arbitragem contou com: Marco Paulo Feltrim (árbitro principal), Henrique Ângelo da Silva (árbitro assistente), Rita de Cássia de Meira Fabrini Moura (anotadora), José Cláudio de Oliveira (cronometrista) e Leandro Ribas (representante).
A disputa
A atual primeira fase da Liga Nacional tem os 22 times se enfrentando em um turno único de 21 rodadas. Depois, 16 melhores avançarão ao mata-mata das oitavas de final em cruzamento olímpico (1º colocado x 16º, 2º x 15º…) e os seis restantes sairão eliminados.
O jogo do Taubaté contra o Atlântico fechou a 11ª rodada gerando a seguinte classificação: 1º – Magnus Sorocaba (29 pontos); 2º – Carlos Barbosa (26); 3º – Joinville-SC (25); 4º – Cascavel (22); 5º – Assoeva de Venâncio Aires-RS (20); 6º – Jaraguá-SC e Corinthians (19); 8º – São José (18); 9º – Praia Clube de Uberlândia-MG e Atlântico de Erechim-RS (16); 11º – Foz Cataratas (15); 12º – Santo André Intelli (14); 13º – Pato de Pato Branco-PR (13); 14º – Minas e Marechal de Marechal Deodoro-PR (12); 16º – Marreco de Francisco Beltrão-PR e Umuarama-PR (11); 18º – Tubarão-SC e Joaçaba-SC (9); 20º – Campo Mourão-PR (8) e 21º – Taubaté e Blumenau-SC (7 pontos e menos 14 a menos 23 no saldo de gols).
Próximos jogos
A 12ª rodada começará na sexta-feira com quatro jogos: São José x Cascavel (20h30), Tubarão x Magnus (19h15), Corinthians x Jaraguá (20h) e Minas x Umuarama (20h). Três no sábado: Praia Clube x Assoeva (17h15), Atlântico x Marreco (19h) e Marechal x Joaçaba (13h15). Dois no domingo: Santo André Intelli x Taubaté (12h) e Campo Mourão x Foz Cataratas. E dois na segunda-feira: Joinville-SC x Carlos Barbosa (18h) e Pato x Blumenau (20h).
Na foto (de Ednei Rovida/Taubaté Umbro Futsal), os taubateanos Rafa Martins, Gustavo, Nico, Dasaiev e Nenê durante uma tentativa de ataque do Atlântico.