São José Futsal recebe o campeão do ano passado

Defendendo a boa campanha na Liga Nacional, o São José recebe nesta sexta-feira o campeão do ano passado, o paranaense Cascavel. Às 20h30, no ginásio do Tênis Clube, o time joseense buscará reabilitação depois de dois resultados que poderiam ter sido bem melhores. O adversário está entre os quatro melhores da classificação.

A atual fase da Liga Macional tem os 22 times se enfrentando em turno único de 21 rodadas. Os 16 melhores avançarão ao mata-mata das oitavas de final em cruzamento olímpico (1º x 16º, 2º x 15º…) e os seis últimos sairão eliminados.

Depois de 11 rodadas realizadas, a classificação está assim: 1º – Magnus Sorocaba (29 pontos); 2º – Carlos Barbosa-RS (26); 3º – Joinville-SC (25); 4º – Cascavel-PR (22); 5º – Assoeva de Venâncio Aires-RS (20); 6º – Jaraguá-SC e Corinthians (19); 8º – São José (18); 9º – Praia Clube de Uberlândia-MG e Atlântico de Erechim-RS (16); 11º – Foz Cataratas-PR (15); 12º – Santo André Intelli (14); 13º – Pato de Pato Branco-PR (13); 14º – Minas e Marechal de Marechal Deodoro-PR (12); 16º – Marreco de Francisco Beltrão-PR e Umuarama-PR (11); 18º – Tubarão-SC e Joaçaba-SC (9); 20º – Campo Mourão-PR (8) e 21º – Taubaté e Blumenau-SC (7 pontos e menos 14 a menos 23 no saldo de gols).

O São José poderia estar com 23 pontos, na quarta colocação, justamente a atual posição do Cascavel. Na rodada anterior, visitando o Magnus Sorocaba, chegou a abrir 3 a 1, mas nos últimos cinco minutos não conseguiu evitar uma virada do líder e acabou perdendo, por 4 a 3. Antes, estava vencendo o penúltimo colocado Joaçaba, mas permitiu a reação da equipe catarinense e cedeu um empate em casa, por 4 a 4.

Nova escalada

Descendo da sétima para a nona colocação, o São José quer armar uma nova escalada, porque quanto melhor vier a ser a sua posição na classificação da atual fase, poderá antecipar a conquista de uma vaga no mata-mata de afunilamento com algumas vantagens.

A 12ª rodada começa nesta sexta-feira com quatro jogos: São José x Cascavel (20h30), Tubarão x Magnus (19h15), Corinthians x Jaraguá (20h) e Minas x Umuarama (20h). Três no sábado: Praia Clube x Assoeva (17h15), Atlântico x Marreco (19h) e Marechal x Joaçaba (13h15). Dois no domingo: Santo André Intelli x Taubaté (12h) e Campo Mourão x Foz Cataratas. E dois na segunda-feira: Joinville-SC x Carlos Barbosa (18h) e Pato x Blumenau (20h).

No estadual

Pelo simultâneo Campeonato Paulista da Federação Paulista de Futsal, o São José visitou o Brutus de Limeira na noite de quarta-feira e venceu, por 3 a 2. Na partida de ida das quartas de final, o time joseense atuou com uma formação mista, poupando alguns jogadores e utilizando garotos da base.

Sobre o jogo, confira o material enviado por Brenno Domingues da assessoria de Imprensa do time.

A equipe josense pressionando e a limeirense foi cometendo muitas faltas para segurar um visitante que ia martelando a defesa adversária.

Porém em contra ataque a equipe da casa abriu o marcador. Atrás no placar, os joseenses redobraram a velocidade, chegando com mais frequência ainda ao gol adversário. O goleiro, no entanto, ia segurando o ímpeto. Pouco tempo depois a equipe da casa ampliou para 2×0.

Isso fez com que o São José acordasse em quadra. Nos cinco minutos finais veio o empate. Primeiro, Xuxa dominou pela ala, levou para o fundo e chutou no alto, vencendo o goleiro. Faltando menos de três minutos para o fim, em jogada bem trabalhada, Monção recebeu passe dentro da ala após jogada pela ala e só parou o pé para empatar a partida antes do intervalo.

A virada

O São José veio equilibrado para o segundo tempo, fechando os espaços e mantendo a posse de bola. Com isso os joseenses iam tendo as melhores ações no jogo, mas as finalizações iam parando no goleiro e o tempo foi passando.

Mesmo assim os visitantes eram melhores no jogo, empurrando a equipe do Brutos a todo momento, que sei viu obrigada a usar mais o seu jogo de pivô para tentar chegar à frente.

Já na metade final veio a virada. Felipinho achou Xuxa no meio que, livre, chutou alto para vencer o goleiro e deixar a partida em 3×2 para o São José.

Goleiro linha para o Brutos até o final. O São José, bem postado na defesa, ia fazendo o tempo passar e contou com boas intervenções do goleiro Giovanni para garantir a vantagem até o fim.

Os times

Na partida contra o Magnus, o técnico Douglas Navas armou a formação inicial do São José com: Matheus, Pelé, Vandinho, Joãozinho e Bob. Começaram no banco: Giovanni, Lucas (goleiros), Felipinho, Mendonça, Alisson, Xuxa, Lion, Ronney e Yuri. O ala Joãozinho vai jogar ainda mais animado, pois nesta quinta-feira a diretoria anunciou a renovação do seu contrato para a temporada de 2023.

O Cascavel, que no sábado passado recebeu o Santo André e venceu por 2 a 0, teve o técnico Cassiano Klein com a seguinte formação inicial: Deivão, Carlão, Gustavinho, Gabriel e Jhony. Começaram no banco: Fernando (goleiro), Micuin, Ernani, Kevin, Zequinha, Minatti, Jorginho, Edimar e Gesse.

No ginásio do Tênis Clube, onde as partidas do São José Futsal são com entrada gratuita à torcida, a equipe de arbitragem terá: Rodrigo Pires (árbitro principal), Humberto José Júnior (árbitro auxiliar), Elizabeth Cristina Andreu de Miranda (anotadora), Fábio Henrique Patriarca (cronometrista) e Guilherme Zangari da Rocha (representante).

Na foto (de Brenno Domingues/São José Futsal), Ronney chutando a gol na vitória de quarta-feira, pelo Paulista, em Limeira.

Comentário

comentário