Taubaté vence na ida do segundo mata-mata
O Taubaté voltou a vencer pelo Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino da Série A-3 e passou a depender de um empate para alcançar o terceiro mata-mata, o das quartas de final. Neste sábado, no Espírito Santo, visitou o Vila Nova pela rodada de ida do segundo e venceu de virada, por 2 a 1. Dois gols de cabeça trouxeram a vitória.
Na cidade de Venda Nova do Imigrante, o Taubaté encarou o campeão capixaba, mas começou em desvantagem no placar. Aos 12 minutos, ao receber um passe aprofundado pelo meio, a atacante Renata Dias girou sobre a marcação e mandou um chute forte e além do alcance da goleira Yolanda.
As taubateanas assimilaram rapidamente o golpe e foram buscar o empate cinco minutos depois. A atacante Joyce levantou em diagonal uma falta da direita e no meio da área, a zagueira Hericka chegou antes da goleira e das defensores para cabecear com o gol praticamente descoberto.
Em casa, o Vila Nova tentou criar um volume de jogo ofensivo em alguns momentos, mas quando deixava suas jogadoras mais avançadas, as taubateanas aproveitavam os espaços com contra-ataques.
A virada
Quase na metade do segundo tempo e com quatro substituições feitas no mesmo momento para a revitalização da equipe, o Taubaté aproveitou um escanteio e virou o placar. Helena levantou da direita e a meia-atacante Cacá, escapando de uma marcadora, subiu e mandou uma cabeçada forte, mais para o canto direito.
O Vila Nova sentiu o gol e o Taubaté passou a valorizar o resultado. As taubateanas ainda tiveram algumas boas descidas, mas como não conseguiram ampliar a vantagem, trataram de evitar um pressão das locais nos últimos minutos.
Agora, o jogo de volta será no próximo sábado, dia 9, às 15h, no estádio Joaquinzão. Um empate já será suficiente para o Taubaté e uma derrota por diferença mínima de um gol ainda valerá uma segunda chance com decisão por pênaltis.
Nas quartas de final, o vencedor do confronto entre Taubaté e Vila Nova jogará contra o mineiro Ipatinga ou o gaúcho Flamengo de São Pedro. Também neste sábado, o jogo de ida foi realizado em Ipatinga e a equipe de Minas Gerais venceu por 2 a 0, com os gols marcados no primeiro tempo.
Os times
O Taubaté, do técnico Arismar Júnior: Yolanda; Carol Franco, Hericka, Mariana Cristina e Mariana; Tatá (Keke 15’/2º), Bárbara (Helena 15’/2º) e Lene (Keke 15’/2º); Joyce, Cacá (Bia 44’/2º) e Aline (Lidiane 15’/2º),
O Vila Nova, do técnico Luciano Tadinho: Jayana; Carolzinha, Renata Jesus, Tuanny e Samarinha; Nicolly (Kamila 25’/2º), Luana, Duda (Josi 25’/2º) e Lívia; Naná (Dani 15’/2º) e Renata Dias.
A equipe de arbitragem, do quadro capixaba da CBF, contou com: Arthur Gomes Rabelo (árbitro), Douglas Pagung (assistente 1), Marcielly Netto (assistente 2), José Wellington Bandeira (quarto árbitro) Carlos Eduardo do Rosário Depizzol (analista de campo).
Na foto (de Rafael Citro/Associação Desportiva Taubaté), a atacante Joyce tentando escapar de uma marcadora do Vila Nova.