Bocha paralímpica terá torneio em São José
São José dos Campos realiza no dia 16 deste mês a primeira edição da Copa São José de Bocha Paralímpica. O evento ocorrerá a partir das 9h no Ginásio de Esportes Delmar Buffulin, que fica na Rua Icatu, 930, no bairro Trinta e Um de Março, na região sul da cidade.
Organizada pela equipe APPD São José de Bocha Paralímpica e com o apoio da Prefeitura, a copa é destinada à categoria BC3, composta por paratletas com alto comprometimento motor, entre eles, Thutto Santos, um dos paratletas de destaques da equipe e patrocinado das Lojas Havan e Vinac Consórcios.
Para ele, o torneio é a oportunidade de motivar outras pessoas com deficiência da região a praticar um esporte, de acordo com suas possibilidades, além de poder divulgar a modalidade na cidade.
“O esporte muda a vida de muitas pessoas com deficiência de várias formas, sejam aquelas que competem ou aquelas que praticam como atividade física”, comenta Thutto.
De acordo com o técnico da equipe joseense, Zezinho Guardia, o objetivo do torneio é popularizar a modalidade no Vale do Paraíba e assim conquistar novos praticantes e os paratletas serem cada vez mais competitivos e o esporte ser mais conhecido.
“A bocha paralímpica permite que pessoas com comprometimentos motores severos tenham uma atividade física, cognitiva e social muito importante para o desenvolvimento dessa pessoa”, comenta Guardia, que faz parte da comissão técnica da Seleção Brasileira de Bocha Paralímpica.
Visitantes
Além do time joseense, a Copa São José de Bocha Paralímpica terá a participação de paratletas das equipes de Taubaté, Barueri e da ADD da cidade de São Paulo e servirá de preparatório para a Seletiva Sudeste, que ocorrerá em setembro deste ano no Centro de Treinamento Paralímpico na capital paulista. Torneio este que concede vaga aos três primeiros colocados da categoria BC3 para o Campeonato Brasileiro, em Uberlândia (MG).
Durante a Copa São José, quem estiver presente poderá vivenciar a modalidade, além de conhecer paratletas das cidades convidadas. A previsão de término do torneio é às 16h.
A bocha paralímpica
Destinada a pessoas com paralisia cerebral e com deficiências motoras severas, a partida de bocha tem como objetivo lançar as bolas coloridas (azuis e vermelhas) o mais próximo possível de uma bola branca (jack).
Para manter a competitividade entre os paratletas, todos são classificados em categorias de acordo com suas funcionalidades, conhecidas como classes. A bocha possui quatro, são elas:
BC1: Opção de auxílio de ajudantes que podem estabilizar ou ajustar a cadeira do jogador e entregar a bola, quando solicitado.
BC2: Não recebem assistência.
BC3: Deficiências muito severas. Necessitam de um instrumento auxiliar para o lançamento e um assistente.
BC4: Outras deficiências menos severas e não recebem assistência.
Na classe BC3, a qual pertencem os paratletas que participarão da Copa São José, existe a possibilidade do uso de um instrumento conhecido como “calha”, que impulsiona e direciona o lançamento da bola. Além disso, conta com auxiliar que vai posicionar o instrumento e as bolas antes da jogada.
A bocha paralímpica é uma das modalidades esportivas de São José dos Campos que recebem apoio da Vinac Consórcios, por meio da Lei de Incentivo Fiscal, da Prefeitura de São José dos Campos.
Na foto (Divulgação), as bolas da bocha em uma cancha que têm competidores se preparando para as partidas.
Autoria: Material enviado por Luís Daniel da Silva, da assessoria de Imprensa da bocha paralímpica joseense.