São José estreia na Liga Paulista com vitória
A Liga Paulista de Futsal começou e depois de algumas partidas já realizadas, o São José estreou na noite desta terça-feira visitando o Pulo do Gato de Campinas e vencendo, por 3 a 0. Na quinta-feira, o Taubaté terá a sua segunda partida e o Pinda e o Yoka de Guaratinguetá também já estrearam. Na sexta-feira, o time joseense jogará em casa pela Liga Nacional.
Principal evento da Liga Paulista, a competição começa com os 20 times divididos em dois grupos de 10. Na primeira fase, os times de um grupo enfrentam os do outro em turno único. Os oito melhores de cada grupo avançarão na disputa, abrindo o mata-mata de afunilamento.
As oitavas de final terão os confrontos em cruzamento olímpico e de acordo com a classificação de cada grupo: 1º Grupo A x 8º A, 2º A x 7º A, 3º A x 6º, 4º A x 5º A, 1º B x 8º B, 2º B x 7º B, 3º B x 6º B e 4º B x 5º B.
Os oito vencedores dos confrontos das oitavas de final avançarão às quartas de final e com cruzamento olímpico de acordo com a classificação geral, independentemente dos grupos da primeira fase: 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º. As semifinais serão da mesma forma e a decisão, em partida única.
Na atual primeira fase, estão no Grupo A: Taubaté, Yoka de Guaratinguetá, Pinda, Magnus Sorocaba, Pulo do Gato de Campinas, São Paulo, Bauru, Uniara de Araraquara, Brutus de Limeira e Tanabi.
No Grupo B: São José, Santo André Intelli, Dracena, Barão de Mauá de Ribeirão Preto, Indaiatuba, Botucatuense, Wimpro de Guarulhos, Juventus, São Bernardo e Taboão.
Nas partidas realizadas, três times da região já estrearam com os seguintes resultados: Pinda 4 x 2 Botucatuense (dia 30/6), Taubaté 4 x 2 Indaiatuba (5/7) e Yoka de Guaratinguetá 5 x 2 São Bernardo (9/7).
Pela tabela da competição, o São José estreou nesta terça-feira. O Taubaté visitará o Wimpro de Guarulhos na quinta-feira, às 19h30 e o Pinda, também fora de casa, enfrentará o Dracena, sexta-feira, às 20h. A próxima partida do Yoka de Guaratinguetá virá no dia 22 e com visita ao Taboão.
O jogo
Sobre a vitória do São José nesta terça-feira, confira o material enviado por Brenno Domingues, da assessoria de Imprensa do São José Futsal.
Mesmo fora de casa, o São José começou a partida pressionando e contou com a velocidade dos homens de frente para conseguir recuar a equipe do Pulo e isso gerou resultado ao longo dos primeiros minutos, fazendo a equipe da casa explorar bastante os lançamentos diretos.
Esse tipo de jogo favorecia a equipe joseense, que não dava nenhuma brecha e ainda contava com as boas intervenções do goleiro Lucas, que ia segurando o placar.
Antes da metade do primeiro tempo veio o primeiro. Após jogada de pé em pé, Bob apareceu na entrada da área e bateu de primeira, com o calcanhar, para abrir o marcador em Campinas. Com isso o Pulo se lançou à frente para tentar o empate.
O São José, equilibrado atrás, dava poucas oportunidades e, com isso, passou a atacar cada vez mais. Passado a metade do primeiro tempo veio o segundo. Após um chute de Ronney a bola rebateu na defesa e Bob, novamente, empurrou para o fundo do gol para marcar o segundo. O Pulo se manteve à frente até o fim, mas não conseguiu diminuir a vantagem joseense até o intervalo.
O segundo tempo repetiu a tônica do primeiro, com ambas as equipes subindo a marca para pressionar à frente. O São José ia levando a vantagem nisso, conseguindo roubar a bola constantemente e atrapalhando a saída de bola da equipe de Campinas.
Ampliando
Com menos da metade do segundo tempo os visitantes ampliaram. Lion levou pela direita, passou do marcador e chutou cruzado. Vandinho estava lá para desviar a bola para o gol, deixando o placar em 3×0.
A pressão do Pulo continuava, mas a defesa do São José ia levando as vantagens, fechando os espaços com rapidez e jogando para frente quando em posse da bola. As chances iam aparecendo, mas agora o placar não se alterava e o Pulo entrou com goleiro linha nos 6 minutos finais. Com a defesa bem postada e com boas defesas do goleiro Lucas, o São José manteve o placar até o fim, conquistando a vitória na estreia da competição.
Agora, o São José volta a pensar na Liga Nacional. Sexta-feira, às 18h, receberá o catarinense Jaraguá na Farma Conde Arena e abrirá a 16ª rodada defendendo a nova posição na classificação.
Na foto (de Brenno Domingues/São José Futsal), o pivô joseense Bob tenta manter a posse de bola mesmo desequilibrado pela marcação de um jogador do Pulo do Gato.