Paratletismo de Taubaté encara desafio em São Paulo
A equipe taubateana de paratletismo disputa o 3º Desafio CPB/CBAt de Atletismo, nesta quinta-feira, na pista do Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
O Desafio CPB/CBAt tem a finalidade de difundir e desenvolver a prática da modalidade entre atletas brasileiros com e sem deficiência. Dirigido e organizado de forma conjunta pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o evento está dividido em sete etapas durante todo o ano de 2022.
A equipe de Taubaté está representada por nomes de peso na competição. Nas provas de arremessos e lançamentos, o time conta com os Campeões Mundiais Alessandro da Silva, que disputa o Lançamento de Disco e o Arremesso de Peso na classe F11; e André Rocha, no Lançamento de Disco da classe F52.
No Salto em Distância, a equipe do Programa Esporte Para Todos é representada pelo atual Bicampeão Brasileiro Michel Gustavo, na classe T47.
Nas pistas, o time EPT tem como representante Edneusa Dorta, na classe T12, que disputa os 5.000m. A equipe tem também Gabriela Garcia nas provas de Lançamento de Disco e Lançamento de Dardo, na classe F13.
Índices
A competição é de enorme importância para os paratletas, já que tem peso internacional, sendo mais uma importante oportunidade de obtenção de índices para o próximo Campeonato Mundial de Paratletismo, que acontece em Paris, na França, em 2023.
Um dos que estão em busca de garantir o índice para o Mundial de 2023 é André Rocha. Retornando ao circuito de competições do Atletismo este ano, e reclassificado para a classe F52, o Campeão Mundial do Lançamento de Disco em 2017 está animado e focado em buscar sua segunda participação em Mundiais.
“O Desafio será mais uma oportunidade para buscar esse índice. Estamos trabalhando bastante e tenho me sentido confiante e muito animado com os resultados até aqui. Sabemos que o índice para o Mundial de Paris não é fácil de ser alcançado, mas os treinos têm evoluído bem no Lançamento de Disco, e é uma marca que eu quero buscar já neste evento.”, comentou André, que é o atual líder o Ranking Mundial do Disco (classe F52), com a marca de 23,30m, estabelecida em junho deste ano, em São Paulo.
Garantido
Da equipe do Programa Esporte Para Todos, o atleta Alessandro da Silva já tem vaga garantida no Mundial de 2023 no Lançamento de Disco, por ter sido medalhista de Ouro nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, em 2021.
Na foto (de Alexandre Carvalho/CPB), Alessandro da Silva em uma das competições anteriores.
Autoria: Material enviado por Ronaldo Casarin, da assessoria de Imprensa do taubateano Programa Esporte Para Todos.