Empresário formaliza proposta de SAF ao São José
O empresário Oscar Constantino, da rede Oscar Calçados, está muito próximo de vir a ser o novo acionista majoritário do São José, assumindo o comando do clube. Por intermédio da recente lei da SAF (Sociedade Anônima de Futebol), ele fez uma proposta bem recebida pela diretoria executiva e que agora será levada ao conselho deliberativo. O filho de Oscar e ex-jogador de futebol Bruno Cazarini também é esperado na reunião de terça-feira.
Oscar Constantino tem sido colaborador desde um grupo de apoio que fortaleceu o São José na conquista do acesso em 2006. O time vinha de um rebaixamento na Série A-2 do Campeonato Paulista em 2004 e na Série A-3 de 2005 sentiu que precisava reunir as “forças” da cidade para recuperar o espaço perdido.
No dia 17 de fevereiro, no evento de inauguração da nova arena esportiva da cidade, Oscar manifestou a intenção de aproveitar a chegada da SAF para entrar de vez no futebol profissional. No encontro com o gestor do São José, o vereador Robertinho da Padaria, abriu conversações também o presidente executivo Celso Monteiro.
Diante da possibilidade de avanços na negociação, a diretoria executiva e o conselho deliberativo do São José organizaram uma assembleia geral de sócios que inseriu a nova lei da SAF no estatuto do clube.
Simultaneamente, o diretor jurídico do São José, o advogado Guilherme Belini, foi fazendo um levantamento de todas as dívidas do clube acumuladas em anos anteriores, pois a atual diretoria tem trabalhado com os compromissos financeiros em dia. O total somado não foi divulgado, mas a estimativa é a de que esteja entre 20 e 25 milhões de reais.
Respeitando prazos e seguindo os trâmites regulamentares, a diretoria do São José esperou propostas. De acordo com o presidente Celso Monteiro, sondagens superficiais vieram, mas nada comparado ao interesse de Oscar Constantino.
Convocação
Com uma proposta formalizada recebida, o presidente executivo acionou o conselho deliberativo que terá uma reunião na próxima terça-feira, dia 26. Nesta quarta-feira, um edital de convocação destacava o assunto no seguinte parágrafo: “Aprovar ou não, o MEMORANDO DE ENTENDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO DE AÇÕES DA SOCIEDADE ANÔNIMA DO FUTEBOL DO SÃO JOSÉ ESPORTE CLUBE, (SAF), com José Oscar Constantino e Bruno Cazarini Constantino”.
Filho de Oscar, Bruno Cazarini foi jogador de futebol profissional formado pelas categorias de base do Palmeiras. Depois de uma passagem como artilheiro da catarinense Chapecoense, embalou na carreira atuando por outras várias equipes. Provavelmente terá participação importante caso a SAF seja adotada pelo São José.
Os contatos de Oscar Constantino com o São José já vinham sendo comentados nos bastidores do clube. No entanto, segundo o presidente Celso Monteiro, havia um acordo para que a divulgação ocorresse somente depois da confirmação do interesse e com uma proposta no papel. “Foi um pedido dele (Oscar) e nós entendemos que também seria uma forma de respeitar possíveis outros interessados”, disse o dirigente.
Na foto (Divulgação), Oscar Constantino em uma das lojas da sua rede.