Taubaté perde em jogo de extremos e São José viaja
Na abertura da 17ª da Liga Nacional de Futsal, o Taubaté recebeu o catarinense Joinville na casa alternativa de São Bernardo do Campo e perdeu para o novo vice-líder em um jogo de extremos na noite desta sexta-feira. O adversário, que subiu da terceira colocação para a vice-liderança, abriu 5 a 1 com menos de 10 minutos. Depois, no segundo tempo, os taubateanos, que poderão descer da penúltima para a última colocação, reagiram e terminaram perdendo por 5 a 4 e com chances de empate. O outro time da região, o São José, jogará domingo no Rio Grande do Sul.
No ginásio Adib Moisés Dib, o Joinville abriu o placar com menos de dois minutos (gol de Evandro, a 01min37s), mas o Taubaté reagiu rápido e igualou com Vitinho (aos 02min47s).
Quando parecia que os ataques taubateanos iriam desestabilizar a defesa adversária, o Joinville passou a dominar as ações e deslanchou no marcador. Contra um Taubaté que não acompanha o ritmo do adversário, quatro gols surgiram em menos de seis minutos cronometrados.
O ala Renatinho fez o segundo dos visitantes (03min25s), o experiente pivô Genaro fez o terceiro (06min23s), voltou a marcar com o quarto (08min23s) e Caio ampliou para cinco (09min05s). E como o Taubaté não reagia, o Joinville ficou mais acomodado e levou o placar de 5 a 1 até o final do primeiro tempo.
Diferente
Na volta do intervalo surgiu um jogo diferente. Com determinação e força ofensiva, o Taubaté começou a diminuir a desvantagem. Fez o segundo com um chute forte de Rafa Martins que entrou no ângulo (02min48s) e assustou os catarinenses com o terceiro marcado pelo habilidoso Sheldon (06min09s).
Depois de Nenê chutar na trave o que seria o quarto gol taubateano (08min52s), Sheldon fez grande jogada e marcou mais um, deixando o placar apertado em 5 a 4 (14min25s).
Com tempo suficiente, o Taubaté tentou aproveitar o embalo, deixando ao Joinville a opção dos contragolpes. Nos minutos finais, usando Vitinho como goleiro linha, os taubateanos quase empataram em uma finalização de arrojada defesa do goleiro catarinense.
Disputa e São José
A derrota manteve o Taubaté com oito pontos e correndo o risco de ser superado pelo catarinense Blumenau, também com oito pontos e na 22ª e última colocação. Na sexta-feira que vem, dia 29, às 20h, os taubateanos visitarão o paranaense Foz Cataratas que abriu a rodada na 16ª e última colocação da zona de classificação, com 16 pontos.
O outro time da região, o São José, jogará pela atual 17ª rodada na tarde de domingo. Às 14h, visitará o gaúcho Assoeva, em Venâncio Aires. O time joseense é o 10º colocado com 25 pontos e terá um confronto direto contra o nono que soma 26.
Na atual fase do campeonato, os 22 times se enfrentam em turno único de 21 rodadas. Depois, os 16 melhores avançarão ao mata-mata das oitavas de final. Os seis restantes sairão eliminados.
Os times
O Taubaté Umbro Futsal, do técnico Leandro Reis, entrou com: Nico, Vitinho, Lelê, Rafa Martins e Fabinho. Começaram no banco: Marcinho, Vitão (goleiros), Sheldon, Nenê, Gabriel, Lucas Vollet, Juninho, Alex Lima e Gustavo.
O Joinville, do técnico Paulinho Gambier, entrou com: Willian, Daniel, Evandro, Renatinho e Dieguinho. Começaram no banco: Jaime (goleiro), Genaro, Pepita, Léo, João Victor, Dani Shiraishi, Caio, Gabriel Cândido e Fabinho.
No ginásio Adib Moisés Dib, a equipe de arbitragem contou com: Marco Paulo Feltrim (árbitro principal), Alexandre Campos (árbitro assistente), Eliane Lourenço Leite (anotadora) e José Eduardo Costa de Matos (cronometrista).
Na foto (de Ednei Rovida/Taubaté Umbro Futsal), o taubateano Sheldon tentando escapar da marcação de Léo.