Tour de France tem festa para um novo campeão
Surgiu o campeão do Tour de France, competição que vale como um campeonato mundial de ciclismo de estrada. Em setembro, o maior evento da modalidade terá a oitava edição de Campos do Jordão.
Confira no material enviado pela On Board Sports, assessoria de Imprensa da competição.
A 109ª edição do Tour de France terminou no domingo e com um novo campeão: o dinamarquês Jonas Vingegaard desbancou o favorito e até então bicampeão da prova, o esloveno Tadej Pogacar, e conquistou o título deste ano.
Vingegaard, que venceu duas etapas durante esta edição, soube manter a diferença em relação a Pogacar durante as derradeiras etapas do Tour de France, e não correu grandes riscos de perder a camisa amarela.
“É simplesmente incrível, quero dizer, eu finalmente ganhei o Tour. Nada mais pode dar errado. É a maior corrida de bicicleta do ano e eu ganhei! Ninguém pode tirar isso de mim”, comentou Vingegaard com a filha no colo após a linha de chegada.
“Tantos dinamarqueses chegaram aqui para me ver andar com a camisa amarela. Eu aprecio muito isso. Eles estão torcendo por mim há três semanas. Estou muito feliz com a minha vitória. Quero comemorar e relaxar, mas também quero mais no próximo Tour de France”.
A vitória da última etapa do Tour de France ficou com o belga Jasper Philipsen (Alpecin – Deceuninck), que nos últimos metros soube tirar proveito do primeiro pelotão e conquistou seu segundo triunfo nesta edição.
“Eu não posso acreditar nisso. É um sonho de criança se tornando realidade. Estou super orgulhoso do meu time. É maravilhoso terminar o Tour assim. O sprint foi ideal para mim. Estava em uma ótima posição, e o Dylan Groenewegen se lançou muito cedo. Tirei proveito das circunstâncias nos últimos metros. É fantástico vencer na bela Champs-Elysées”, explicou Philipsen.
Ao todo 22 equipes participaram do Tour de France 2022: sete delas da França, quatro da Bélgica, duas da Holanda, duas dos EUA, e com uma equipe estão Grã-Bretanha, Austrália, Bahrein, Cazaquistão, Israel, Espanha e Emirados Árabes Unidos.
Feminino
O domingo foi histórico para o ciclismo feminino, com a abertura do Tour de France Feminino, que contará com 144 ciclistas divididas em 24 equipes, largando em Paris e terminando na região montanhosa de La Super Planche das Belles Filles.
A primeira etapa teve início no domingo, e a vitória ficou com holandesa Lorena Wiebes (Team DSM), que superou a compatriota Marianne Jos (jumbo-Visma). Foi a 16ª vitória de Wiebes este ano. Ele agora terá o prazer de vestir a Maillot Jaune (camisa amarela) a partir da próxima etapa. O pódio foi completado pela belga Lotte kopecky (SD Worx).
“Estou muito feliz por ter conseguido terminar e poder correr na Champs Élysées! Foi incrível e acho que toda a equipe merece esse resultado por conta da temporada incrível que estamos fazendo. Foi uma corrida dura e rápida. É realmente especial andar aqui por Paris e ainda mais especial usar o Maillot Jaune”, comentou Wiebes após a vitória.
As etapas
Etapa 1: Torre Eiffel de Paris até Paris Champs-Élysées, 82 km
Etapa 2: Meaux a Provins, 135 km
Etapa 3: Reims a Épernay, 133 km
Etapa 4: Troyes a Bar-sur-Aube, 126 km
Etapa 5: Bar-le-Duc a Saint-Dié-des-Vosges, 175km
Etapa 6: Saint-Dié-des-Vosges a Rosheim, 128 km
Etapa 7: Sélestat a Le Markstein, 127 km
Etapa 8: Lure para Super Planche des Belles Filles, 123 km
Nas imagens, competidores em Paris (foto de A.S.O. Thomas Mheux) e o campeão Vingegaard com a premiação no pódio (foto de A.S.O. Charly Lopes).