Novo vôlei feminino de Taubaté vence na apresentação

Diante de bom público que compareceu ao Abaeté, a nova equipe de vôlei feminino de Taubaté foi apresentada e venceu um amistoso internacional dos mais interessantes, fazendo 3 sets a 2.

Confira no material enviado por Ronaldo Casarin, da assessoria de Imprensa da equipe.

Jogando na noite desta sexta-feira (05/08), a equipe feminina do Vôlei Taubaté abriu oficialmente a temporada 2022/23 com uma importante vitória por 3 sets a 2 diante da Seleção do Quênia (parciais de 25×22 / 23×25 / 25×22 / 19X25 / 15×07).

A partida amistosa marcou a apresentação oficial do time à torcida taubateana, e faz parte da fase final de pré-temporada da equipe, que no dia 19 deste mês estreia no Campeonato Paulista Feminino de Vôlei.

Para a Seleção do Quênia, o jogo fez parte de uma série de amistosos que a equipe vem fazendo no Brasil visando a disputa do Campeonato Mundial de Vôlei, que acontece a partir de 23 de setembro na Holanda e na Polônia. A equipe queniana é treinada pelo brasileiro Luizomar de Moura.

Diante de um ótimo público que prestigiou o Amistoso Internacional e o retorno dos jogos de voleibol adulto à cidade de Taubaté, as meninas comandadas pelo técnico André Bartelega fizeram um bom jogo e abriram oficialmente a temporada com um resultado positivo.

O time

O treinador taubateano escalou como equipe inicial o time com Sofhia (levantadora), Mayra (ponteira), Monique Helena (ponteira), Ariadne (central), Raquel (central), Thayná (oposta) e Ju Paes (líbero). Entraram ao longo da partida Vi Maria (líbero), Jana (ponteira), Marinão (central), Ana Caroline (ponteira) e Lenara (central).

O primeiro set começou com o Quênia impondo maior volume de jogo e trabalhando bem a virada de bola. O Vôlei Taubaté cometeu mais erros, e a seleção africana abriu vantagem no placar. As meninas do Taubaté buscaram a reação e logo entraram no jogo, equilibrando as ações. O Vôlei Taubaté conseguiu passar à frente com o placar em 19 a 18, e manteve o controle da partida para fechar o set em 25 a 22.

O segundo set teve o Quênia dominando as primeiras ações e chegando a abrir 4 a 0 no placar. Sacando bem e aproveitando melhor as viradas de bola, as quenianas comandaram as ações e mantiveram bom volume de jogo. O Taubaté buscou a reação mudando a tática de saque e conseguiu quebrar o passe da seleção queniana, equilibrando as ações no set. Mas na reta final do período as quenianas erraram menos e fecharam em 25 a 23.

O terceiro set foi bem equilibrado e novamente teve o Quênia com melhor aproveitamento nos primeiros movimentos. A equipe africana aproveitou bem as bolas pelas pontas e abriu vantagem no placar. O Taubaté buscou a reação novamente com ótimo aproveitamento no saque tático e igualou as ações, tirando a diferença no placar. Mantendo bom aproveitamento nos contra-ataques, o Taubaté encaminhou a vitória e fechou o terceiro set em 25 a 22.

O quarto set começou com o Vôlei Taubaté melhor, sacando bem e aproveitando bem as viradas de bola. A equipe da casa comandou as ações até metade do set, quando a Seleção do Quênia cresceu no jogo, defendendo bem e virando bolas importantes de contra-ataque. O set seguiu equilibrado até o final e o Quênia fechou em 25 a 19.

Desempate

O tie-break foi de maior domínio do Taubaté desde os primeiros momentos. Sacando bem e com maior volume defensivo, as taubateanas estiveram sempre à frente do placar e encaminharam a vitória com boa superioridade, fechando em 15 a 7.

A central Marina fez uma análise positiva do amistoso vencido pelo Vôlei Taubaté. “Foi um jogo muito bom, acho que serviu para nós tirarmos muitas lições e testar o que nós temos treinado nessa pré-temporada. O time do Quênia tem um estilo de jogo bem pesado, com jogadoras bem fortes, saque bem potente e esse jogo serviu para nós termos já familiaridade com esse tipo de adversário, que é o que nós vamos encontrar no Campeonato Paulista. De forma geral, nosso time se comportou bem e foi muito bom ter essa enorme energia da torcida do nosso lado. Foi lindo ter esse grande apoio da galera, e esperamos que a torcida compareça sempre assim em grande número ao longo da temporada”, comentou Marina.

Para André Bartelega, a partida foi de enorme valia para suas comandadas e serviu de parâmetro para os ajustes que precisam ser feitos. “Foi um jogo muito interessante, intenso, que nos colocou em situações de pressão que nós vamos ter de encarar nas competições ao longo da temporada. A equipe se portou muito bem na parte mental, e conseguiu achar as soluções no momento em que foi pressionada. Claro que também o jogo diante do forte time queniano serve para que nós possamos ajustar alguns fundamentos e detalhes que precisam ser melhorados. Mas o balanço de hoje é positivo e essa vitória dá muita moral para as meninas nessa reta final de preparação.”, comentou o técnico de Taubaté.

O próximo

O Vôlei Taubaté segue os treinamentos visando seu próximo compromisso, que será o jogo de estreia no Campeonato Paulista da Divisão Especial. As taubateanas estreiam dia 19 de agosto, às 19h30, no Abaeté, contra o Osasco São Cristóvão Saúde.

Na foto (de Renato Antunes/Agência Maxxsports), taubateanas comemorando um dos pontos do amistoso.

Comentário

comentário