Futebol feminino da região teve domingo de jogos
No domingo em que foram a campo como novos participantes da Série A-2 do Campeonato Brasileiro do ano que vem, os dois times da região voltaram a ter momentos diferentes nas atuais outras duas divisões nacionais. Pela rodada de ida das semifinais da Série A-3, o Taubaté venceu o Vila Nova, em Goiânia, por 1 a 0. Pela última rodada da fase de classificação da Série A-1, o São José teve despedida com derrota para o São Paulo no CT de Cotia, por 3 a 1.
No estádio do Vila Nova, o Onésio Brasileiro Alvarenga, o Taubaté fez 1 a 0 no começo da partida e poderia ter goleado, pois transformou a goleira adversária Nuryah em uma das melhores da partida.
O gol taubateano novamente surgiu em um lance de bola parada, expediente que foi decisivo para a conquista de uma das quatro vagas de acesso á Série A-2. Aos 10 minutos, quase do meio do campo e da linha lateral, a meio-campista Joyce levantou da esquerda uma falta em diagonal. No meio da área, a bola sobrou e a atacante Cacá foi arrojada para chutar no canto direito.
Com o resultado, o Taubaté trouxe a vantagem do empate para o jogo de volta, sábado, dia 13, às 15h, no Joaquinzão. O Vila Nova terá que vencer por dois gols de diferença, ou pelo menos um para provocar decisão por pênaltis.
Na outra semifinal, entre dois times que também subiram à Série A-2, o amazonense 3b Sport recebeu o Sport Recife no sábado e venceu, por 2 a 0.
Os times
O Taubaté, do técnico Arismar Júnior: Yolanda; Carol Franco, Hericka, Mariana Cristina e Mariana; Tatá (Luana 19’/2º, depois Mística 41’/2º), Bárbara, Lene e Joyce (Keké 27’/2º); Cacá (Lidiane 19’/2º) e Aline (Helena 19’/2º).
O Vila Nova, do técnico Robson Freitas: Nuryah; Bárbara (Jhulian 31’/1º), Wadane, Natyelle (Thaís Correia 16’/2º) e Érica; Nayane, Claudyane (Toró – intervalo) e Samara (Maísa – intervalo); Lamis, Andrezinha (Izabel 24’/2º) e Thais Lane.
A equipe de arbitragem, do quadro goiano da CBF, contou com: Michelle Peixoto Safatle (árbitra), Jordana Pereira Batista (assistente 1), Paulo Cesar Ferreira de Almeida (assistente 2), Jean Carlos da Silva Narciso (quarto árbitro) e Adailton Fernando Menezes (analista de campo).
Despedida
Na última rodada da fase de classificação do Brasileiro da Série A-1 e logo após ter o rebaixamento à Série A-2 consumado na penúltima, o São José foi visitar o São Paulo na manhã deste domingo e perdeu, por 3 a 1. O adversário, já classificado, poupou a maioria das titulares.
No CT Marcelo Portugal, em Cotia, o São Paulo controlou as ações e o São José ficou concentrado na defesa, explorando as raras armações de contragolpes.
O time são-paulino abriu o placar aos 8 minutos. Em um escanteio da esquerda, Maglia chegou antes na primeira trave e mandou de cabeça. Depois, a vantagem foi ampliado no início do segundo tempo, aos 4 minutos. Em uma descida aprofundada pelo meio, Isa ficou livre para esticar a perna e desviar na saída da goleira.
Quando o São Paulo substituiu a renomada meio-campista Formiga, o São José passou a encontrar caminhos para alguns ataques. Em dois deles, a atacante Bea exigiu defesas difíceis da goleira Michele.
Aos 40 minutos, a goleira joseense Zany saiu jogando com um passe curto e o trio de ataque do São Paulo desarmou, trocou passes, chutou e pegou o rebote da goleira para fazer 3 a 0 com Thayslaine.
O único gol joseense surgiu aos 43, Em uma cobrança de escanteio da esquerda, a bola caiu na pequena área e a meia-atacante Ju Oliveira desviou de cabeça para o canto esquerdo.
Os times
O São José, do técnico Guilherme Giudice, que utilizou apenas uma substituição: Zany; Poliana, Letícia Fagundes, Karen e Camila; Juju, Sara, Rafa Marques e Ju Oliveira; Larissa Vasconcelos (Rayane – intervalo) e Bea.
O São Paulo, do técnico Lucas Puccinato: Michele. Fê Palermo, Thaís Regina, Gislaine (Mimi 28’/2º) e Natane; Formiga (Letícia Alves 17’/2º), Maglia (Joyce 28’/2º) e Micaelly (Thayslaine – intervalo); Xaxá (Cacau 16’/2º), Isa e Moniquinha.
A equipe de arbitragem, do quadro paulista da CBF, contou com: Marianna Nanni Batalha (árbitra), Izabele de Oliveira (assistente 1), Juliana Vicentin Esteves (assistente 2), Matheus Delgado Candançan (quarto árbitro) e Carlos Donizeti Pianosqui (analista de campo).
Nas imagens, Cacá comemorando ao fazer o gol do Taubaté em Goiânia (TV FPF/Reprodução) e uma disputa de bola entre a são-paulina Maglia e a joseense Ju Oliveira (foto de Rubens Chiri/SPFC).