Taubaté fica em desvantagem na decisão do título
O Taubaté ficou em considerável desvantagem nas finais do Campeonato Brasileiro da Série A-3 de futebol feminino. Na tarde deste sábado, visitando o amazonense 3b Sport, perdeu por 2 a 0 no jogo de ida e agora terá que vencer por três gols de diferença na volta do domingo que vem, dia 28, às 15h, no estádio Joaquinzão. Uma vitória de dois gols igualaria o placar agregado e provocaria decisão por pênaltis.
Na formação taubateana que começou a partida em Manaus, o técnico Arismar Júnior manteve a meio-campista Tábata Vieira no lugar de Joyce, reforçando a marcação na saída de jogo do adversário e deixando a ponta esquerda aberta para descidas. No 3b Sport, o técnico Sérgio Duarte armou um trio de ataque com Lari Rocha entre Paulinha e Alanna.
Em casa, o 3b Sport começou trocando passes curtos em investidas pelo meio. Rapidamente, as taubateanas ajustaram a marcação e o jogo ficou equilibrado.
Antes da parada de hidratação, aos 20 minutos, o Taubaté criou uma boa chance de gol. Um cruzamento da esquerda passou perto de Cacá e Lene que fecharam tentando a cabeçada.
Depois da conversa com o treinador, mais duas oportunidades surgiram. Aos 35, Cacá fez boa jogada da esquerda para o meio e na sobra, Bárbara chutou forte, da entrada da área, rente ao ângulo esquerdo. Dois minutos depois, Lene cruzou em diagonal da direita e Aline cabeceou fraco no canto esquerdo, possibilitando a defesa da goleira.
No intervalo, uma substituição no 3b Sport surtiu efeito. A atacante Karol Cardozo entrou e quatro minutos depois aproveitou um escanteio da direita levantado por Gabi. Da altura da marca do pênalti, ela mandou uma cabeçada colocada e que entrou no canto direito abrindo o placar.
Ampliando
O Taubaté sentiu o gol e o 3b tratou de aproveitar o bom momento para ampliar a vantagem. Aos 20, a atacante Paulinha dominou na entrada da área e mandou um chute indefensável no ângulo direito.
Vendo que o Taubaté não mostrava a força necessária para reagir, o técnico Arismar Júnior, aos 25 minutos fez quatro substituições. No entanto, com confiança e animado, o 3b Sport continuou controlando as ações e quase fez mais um gol. Aos 31, a volante Scarlett arriscou de longe e a bola raspou na mão da goleira Yolanda antes de explodir no travessão.
No tempo restante, incluindo seis minutos de acréscimos, o Taubaté conseguiu algumas descidas que incomodaram a defesa adversária. Todavia, em nenhuma delas teve chance de finalizar para tentar o gol.
Os times
O Taubaté, do técnico Arismar Júnior: Yolanda; Carol Franco, Hericka, Mariana Cristina e Mariana; Tatá, Bárbara, Tábata Vieira (Helena 25’/2º) e Lene (Mística 25’/2º); Cacá (Joyce 25’/2º) e Aline (Keké 25’/2º).
O 3b Sport, do técnico Sérgio Duarte: Lorrana; Larisse (Lívia 47’/2º), Emily, Vanessa Pipoca e Letícia Torres; Scarlett, Gabi e Bárbara (Karol Cardozo – intervalo); Paulinha, Lari Rocha e Alanna.
No estádio Ismael Benigno (Da Colina), a árbitra foi a paraense Elaine da Silva Melo. Completaram a equipe, do quadro amazonense da CBF: Anne Kesy Gomes de Sá (assistente 1- Fifa), Adriana Costa Farias (assistente 2), Freddy Rafael Lopez Fernandez (quarto árbitro) e Vladimir Pessoa Bastos (analista de campo).
Nas imagens, a cabeçada que vai entrar no canto direito da goleira do Taubaté e abrir o placar (Reprodução/Plataforma Eleven) e a zagueira taubateana Hericka marcando a atacante amazonense Paulinha. (Staff Imagens/CBF).