Taubaté decide título nacional em jogo no Joaquinzão
Em Taubaté, neste domingo, termina o Campeonato Brasileiro da Série A-3 de futebol feminino. Às 15h, na partida de volta das finais festivas, porque ambos já subiram à Série A-2 do ano vem, o Taubaté recebe o amazonense de 3b Sport e precisa inverter a desvantagem dos 2 a 0 sofridos no jogo de ida, em Manaus. Igualando o placar agregado com uma diferença de dois gols, as taubateanas provocarão decisão por pênaltis.
A terceira divisão nacional começou com 32 times qualificados nos campeonato estaduais para 16 confrontos de mata-mata. No afunilamento, os quatro semifinalistas, Taubaté, 3b Sport-AM, Vila Nova-GO e Sport Recife-PE conquistaram as quatro vagas de acesso à Série A-2 e continuaram em busca do título.
O Taubaté estava invicto até perder em Manaus, no sábado passado. Com sete vitórias, um empate e uma derrota tem a seguinte escalada: Realidade Jovem de São José do Rio Preto (2-0 fora e 2-1 casa); Vila Nova-ES (2-1 fora e 3-1 casa); Ipatinga-MG (3-0 fora e 1-1 casa); Vila Nova-GO (1-0 fora e 2-0 casa) e 3-b Sport-AM (0-2 fora).
O 3b Sport, com a vitória no jogo de ida, passou a ter a melhor campanha. Ainda invicto, com sete vitórias e dois empates, veio do outro lado do chaveamento com os seguintes confrontos: São Raimundo-RR (2-2 fora e 3-0 casa); Barcelona-RO (1-0 fora e 3-1 casa); Ypiranga-AP (1-0 fora e 1-0 casa); Sport Recife-PE (2-0 casa e 2-2 fora) e (Taubaté 2-0 casa).
Equilíbrio
Em Manaus, o Taubaté fez um bom primeiro tempo, controlando as investidas do 3b Sport e ainda criando algumas descidas interessantes. No segundo, o time amazonense conseguiu abrir o placar com pouco menos de cinco minutos (gol de Karol Cardozo), ganhou confiança, ampliou para 2 a 0 (Paulinha) aos 20 e exigiu atenção redobrada das taubateanas para o risco de um terceiro gol que deixaria o desafio do jogo de volta ainda mais exigente.
Pelo futebol que já apresentou no campeonato, o Taubaté tem motivos para acreditar em uma virada no placar agregado. Todavia, nas semifinais, o 3b Sport também começou fazendo 2 a 0 em casa e depois foi buscar um mais que suficiente empate com o Sport Recife.
Os times
Em Manaus, o técnico Arismar Júnior dirigiu o Taubaté com a seguinte formação: Yolanda; Carol Franco, Hericka, Mariana Cristina e Mariana; Tatá, Bárbara, Tábata Vieira (Helena) e Lene (Mística); Cacá (Joyce) e Aline (Keké).
Na quarta-feira, pela terceira rodada do Campeonato Paulista, a escalação foi quase a mesma em um empate como visitante da Portuguesa, por 0 a 0, no estádio do Canindé.
O 3b Sport, do técnico Sérgio Duarte, fez os 2 a 0 da ida com: Lorrana; Larisse (Lívia), Emily, Vanessa Pipoca e Letícia Torres; Scarlett, Gabi e Bárbara (Karol Cardozo); Paulinha, Lari Rocha e Alanna.
No estádio Joaquim de Morais Filho, a árbitra será a mineira Francielly Fernanda Lima de Castro. Paulistas do quadro da CBF completam a equipe: Patrícia Carla de Oliveira (assistente 1), Marcela de Almeida Silva (assistente 2), Marianna Nanni Batalha (quarta árbitra) e Renato de Carlos (analista de campo).
Na foto (de Rafael Citro/AD Taubaté Feminino), taubateanas em parada de hidratação na partida contra a Portuguesa.