Seleção do rugby com joseense já está na África

A Seleção Brasileira Feminina de Rugby Sevens, com a joseense Mariana Nicolau, já está na Cidade do Cabo para disputar a Copa do Mundo de Rugby Sevens. É a quarta participação das Yaras, que jogaram até hoje todas as edições do torneio feminino já realizadas.

O Brasil estreia na sexta-feira, dia 9, contra a Irlanda, na fase de oitavas de final. O jogo será às 08h54, hora de Brasília. Todos os jogos serão no Cape Town Stadium e terão transmissão ao vivo do Star+.

A Copa do Mundo de Rugby Sevens, com 16 times femininos e 24 masculinos, é jogada em formato que não permite erros: mata-mata direto.

Os times femininos jogam a partir da fase de oitavas de final, com cada equipe fazendo ao todo 4 partidas ao longo de 3 dias. Os vencerem as oitavas de final na sexta avançam às quartas de final no sábado. As semifinais e a final serão no domingo.

Já os times que perderem as oitavas de final seguem na disputam pelo 9º lugar, com as quartas de final e as semifinais de 9º lugar rolando no sábado. As posições finais serão decididas no domingo. Todas as colocações serão disputadas, da 1ª a 16ª.

A Copa do Sevens

O Rugby Sevens é a modalidade olímpica do Rugby. Trata-se da versão reduzidas da modalidade, com 7 atletas de cada lado.

A Copa do Mundo de Rugby Sevens é jogada de quatro em quatro anos e é a mais antiga competição de sevens organizada pelo World Rugby, a federação internacional. O torneio masculino nasceu em 1993 e o feminino em 2009.

Entre as mulheres, a Austrália foi campeã em 2009, em Dubai (Emirados Árabes), ao passo que a Nova Zelândia foi campeã em 2013, em Moscou (Rússia), e em 2018, em São Francisco (EUA).

Com a introdução do Rugby Sevens nos Jogos Olímpicos em 2016, a Copa do Mundo passou a ser jogada dois anos após os Jogos Olímpicos, sendo essas duas das competições referência da modalidade. Além delas, as principais seleções disputam anualmente o Circuito Mundial (World Rugby Sevens Series), composto por uma série de torneios ao longo do ano.

Em busca de evolução

A Seleção Brasileira terminou o último Circuito Mundial no 10º lugar e busca contra a Irlanda alcançar sua melhor posição na história da Copa do Mundo.

O Brasil foi 10º lugar em 2009 e 13º em 2013 e 2018. Uma simples vitória contra as irlandesas já garantiria ao menos o 8º lugar. A Irlanda fez forte campanha no último Circuito Mundial, acabando em 4º lugar, sua melhor colocação na história. Em 17 duelos entre Irlanda e Brasil até hoje, as Yaras venceram 5 vezes, o que garante esperanças de vitória.

“Estamos buscando jogar diferente, fazer coisas diferentes, e contra a Irlanda sabemos que podemos fazer um grande jogo”, comentou Will Broderick, treinador das Yaras.

“Queremos mostrar um rugby bem brasileiro, ousar no ataque e surpreender as irlandesas”, endossou Luiza Campos, a capitã das Yaras e a segunda brasileira a alcançar a marca de três edições de Copa do Mundo disputadas.

Na fase seguinte, brasileiras e irlandesas encaram Estados Unidos ou Polônia.

As convocadas

1. Mariana Nicolau – São José (SP)

2. Luiza Campos – Charrua (RS)

3. Larissa Alves – Curitiba (PR)

4. Leila Silva – Leoas (SP)

5. Thalia Costa – Delta (PI)

6. Isadora Lopes – Melina (MT)

7. Aline Furtado – USP (SP)

8. Marina Fioravanti – Band Saracens (SP)

9. Gabriela Lima – El Shaddai (RJ)

10. Andressa Alves – El Shaddai (RJ)

11. Bianca Silva – Leoas (SP)

12. Marcelle Souza – El Shaddai (RJ)

A rodada inicial

Oitavas de final (Feminino)

Sexta, dia 9 – horários de Brasília

07h11 – Austrália x Madagascar

07h33 – Estados Unidos x Polônia

07h55 – Canadá x China

08h17 – Fiji x Japão

08h54 – Irlanda x Brasil

09h16 – Inglaterra x Espanha

10h37 – Nova Zelândia x Colômbia

13h35 – França x África do Sul

Na foto (Divulgação/CBRu), a Seleção Brasileira que foi para a Copa do Mundo.

Autoria: Matéria de Victor Ramalho enviada por Carlos Alessandro, da assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

Comentário

comentário