Taubaté vence confronto regional pelo Paulistão
No Paulistão de futebol feminino, a primeira vitória de um dos três times da região veio finalmente no encerramento da quarta rodada, na tarde desta quinta-feira. Em um confronto direto de dois deles, o Taubaté recebeu o Pinda e fez 2 a 0.
Novamente no Joaquinzão, onde na partida anterior festejou o título de campeão do Brasileiro da Série A-3, o Taubaté teve dificuldades para superar a marcação adversária no primeiro tempo. O Pinda fazia uma boa marcação e procurava algum caminho para contra-atacar.
Sentindo que precisava ser mais intenso em suas ações ofensivas, o Taubaté voltou do intervalo conseguindo alguns momentos de pressão. Aos 8 minutos, em um deles, Tábata Vieira pegou a sobra de duas finalizações rebatidas e mandou uma cabeçada no canto esquerdo para abrir o placar.
Com a vantagem, o Taubaté tratou de evitar complicações com uma necessária tentativa de reação das visitantes e procurou um segundo gol para liquidar o adversário. Aos 19 minutos, em um escanteio levantado da esquerda, a zagueira Mariana Cristina cabeceou no canto direito e a lateral pindense Baiana ainda tocou de cabeça na bola, mas sem conseguir desviar a trajetória para fora.
O Pinda lutou para ver se conseguia um gol que renovaria a esperança de um resultado melhor. No entanto, passou a enfrentar um Taubaté em condições confortáveis pelos 2 a 0, levados até o apito final.
A disputa
A atual primeira fase do campeonato tem os 12 times se enfrentando em um turno único de 11 rodadas. Depois, os quatro melhores avançarão ao mata-mata das semifinais e os quatro da sequência da classificação (5º, 6º, 7º e 8º colocados) terão um mata-mata paralelo valendo a Copa São Paulo.
A quarta rodada começou na terça-feira com um jogo: EC São Bernardo 3 a 2 Realidade Jovem de São José do Rio Preto. Mais três na quarta-feira: Ferroviária de Ararauara 3 x 2 São José; São Paulo 3 x 0 Corinthians e Palmeiras 0 x 3 Red Bull Bragantino. E dois na quinta-feira: Taubaté 2 x 0 Pinda e Santos 5 x 0 Portuguesa.
A classificação ficou assim: 1º – Red Bull Bragantino (12 pontos); 2º – Santos (10); 3º – São Paulo e Ferroviária (9); 5º – Palmeiras (7); 6º – Corinthians (6); 7º – São Bernardo (5); 8º – Taubaté (4); 9º – Portuguesa (2); 10º – Pinda, São José e Realidade Jovem (1).
Os times
O Taubaté, do técnico Arismar Júnior: Yolanda; Carol Franco (Aline – intervalo), Mariana Cristina (Jérika 35’/2º), Hericka e Mariana; Mística, Tatá, Joyce (Lene – intervalo) e Tábata Vieira (Helena 18’/2º); Cacá e keké (Luana 27’/2º).
O Pinda, do técnico Marcos Derrico: Thalya; Baiana (Juquehy 32’/2º), Sabrina, Isa e Ana Clara; Bruna Angélica, Kety (Tati Teberga 21’/2º), Raquel (Verônica – intervalo) e Thatiely; Lorrany (Mari 32’/2º) e Renata (Tatinha – intervalo).
No estádio Joaquim de Morais Filho, a equipe de arbitragem: Fernando Bartz Guedes (árbitro), Denis Matheus Afonso Ferreira (assistente 1), Luiz Henrique Rodrigues Pimentel (assistente 2) e Daniel Carlos Luciano Fernandes (quarto árbitro).
Na foto (de Rafael Citro/AD Taubaté Feminino), as taubateanas comemorando um dos gols no Joaquinzão.