Paratletismo de Taubaté tem dois no Marrocos
Dois representantes do time de Paratletismo da equipe do Programa Esporte Para Todos, da Prefeitura de Taubaté, já estão no Marrocos com a Seleção Brasileira da modalidade para a disputa do Open Grand Prix de Paratletismo de Marrakech. São eles o paratleta Alessandro da Silva (classe F11), do Arremesso de Peso e Lançamento de Disco, e o técnico Diego Cascardo.
A importante competição internacional em solo africano será disputada de quinta (15) a sábado (17/09), e reunirá paratletas da Africa, Europa, Américas e Ásia. Segundo a organização do meeting, a competição tem mais de 400 paratletas inscritos.
O taubateano Alessandro da Silva competirá em duas provas. Na quinta-feira (15/09), ele disputa o Arremesso de Peso às 11h40 (horário de Brasília). O paratleta volta ao campo para competir no Lançamento de Disco na sexta-feira (16/09), às 13h00 (horário de Brasília). Alessandro disputa na classe F11, destinada a deficientes visuais totais.
Já garantido no próximo Campeonato Mundial de Paratletismo nas duas provas, Alessandro quer utilizar a forte competição no Marrocos para confirmar seu bom momento e buscar melhorar suas marcas na atual temporada. “Será uma competição bem legal pelo alto nível dos adversários. Isso nos motiva muito a competir bem, e dar nosso melhor. Temos treinado muito forte nos últimos meses e tenho confiança de que conseguirei atingir boas marcas aqui. A meta é buscar o Ouro nas duas provas.”, comentou Alessandro.
O paratleta taubateano é o atual líder do Ranking Mundial nas duas provas que disputa. No Peso, ele lidera com a marca de 14,16m. No Lançamento de Disco, é o atual melhor do mundo com 46,24m, marca feita em Paris, no mês de junho, e que também é o atual Recorde Mundial da prova na classe F11.
O treinador da equipe de Taubaté, Diego Cascardo, 33, está em sua primeira competição como um dos técnicos da Seleção Brasileira. Ele iniciou no Programa Esporte Para Todos como estagiário e posteriormente passou a compor a comissão técnica como treinador. Em 2022, assumiu como treinador principal da equipe de Paratletismo de Taubaté e hoje trabalha com os lançadores e arremessadores taubateanos, incluindo André Rocha e Alessandro da Silva.
Mais forte
Para Diego, o meeting de Marrakech tem tudo para ser muito forte e render bons resultados tanto para Alessandro da Silva, quanto para os demais paratletas brasileiros que estão no Marrocos. “Com o cancelamento do Campeonato Mundial de Paratletismo deste ano, que aconteceria no Japão, as etapas do Open Grand Prix espalhadas pelo mundo ganharam muita força. E não será diferente na competição em Marrakech, já que a elite do paratletismo mundial está buscando as etapas do circuito de Opens para garantir os índices para o próximo Mundial, que acontece em 2023 na França.”, explicou. “Sem dúvidas será uma competição de alto nível, e será de enorme importância para o Alessandro, que hoje é o melhor do mundo nas provas que ele disputa, e quer manter essa posição. Por isso é importante alcançar boas marcas aqui em Marrakech.”, completou Cascardo.
O atleta
Alessandro da Silva integra a equipe do Programa Esporte Para Todos desde 2018 e recentemente sagrou-se Tricampeão Brasileiro no Disco e no Peso. No currículo, tem três medalhas em Jogos Paralímpicos: no Lançamento de Disco tem dois Ouros, na Rio 2016 e em Tóquio 2021; no Arremesso de Peso, tem a Prata em Tóquio 2021. É atual Bicampeão Mundial do Lançamento de Disco, conquistados em Londres 2017 e Dubai 2019. No Mundial de 2019, também conquistou Bronze no Arremesso de Peso. Alessandro é o atual Recordista Mundial do Lançamento de Disco na classe F11, com 46,24m, marca estabelecida em maio deste ano em Paris, na França.
O programa
Sobre o Programa Esporte Para Todos: O Programa Esporte Para Todos é o projeto que congrega toda a prática esportiva destinada à pessoas com deficiência em Taubaté. O programa tem como principal mantenedor a Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Esportes Lazer e Qualidade de Vida, sendo hoje uma das equipes com melhor estrutura do Brasil.
A equipe do Programa Esporte Para Todos conta com equipe de alto rendimento, e atendimento social e prática esportiva para pessoas com deficiência. As modalidades que fazem parte do Esporte Para Todos são: Atletismo, Natação, Halterofilismo, Bocha, Basquete em Cadeira de Rodas, Tênis de Mesa, Goalball, Thriatlon, Ciclismo e Badminton.
Na foto (Divulgação), Alessandro da Silva em uma das competições anteriores.
Autoria: Material enviado por Ronaldo Casarin, da assessoria de Imprensa do Programa Esporte Para Todos.