Vôlei Taubaté já se despediu do Campeonato Paulista
Em seu último jogo pelo Campeonato Paulista feminino, o Taubaté Vôlei chegou a encarar o SESI Bauru em alguns momentos, mas não o suficiente para evitar a derrota em casa. no ginásio do Abaeté. Agora, depois de atravessar a fase de classificação do estadual sem vitória em suas sete partidas, as taubateanas passam a pensar na Superliga C.
Sobre o jogo de despedida, confira o material enviado por Ronaldo Casarin, da assessoria de Imprensa do time.
Jogando na noite deste sábado, 24/09, o Vôlei Taubaté foi derrotado em casa pelo SESI Vôlei Bauru por 3 sets a 0 (Parciais de 20×25, 21×25 e 21×25), em partida válida pela 7ª e última rodada da fase de classificação do Campeonato Paulista Feminino de Vôlei da Divisão Especial.
A partida diante das líderes do estadual marcou o encerramento da participação do Vôlei Taubaté no Campeonato Paulista 2022. Foi a primeira vez na história que a cidade teve um time adulto feminino disputando a elite do voleibol estadual.
O Taubaté fechou a disputa do Paulista sem conseguir vencer, mas ciente de que o processo de evolução do time visando a disputa da Superliga C, principal meta da temporada, teve uma etapa muito importante ao longo desses sete jogos. Sobre isso, a capitã Ju Paes comentou:
“Claro que os resultados negativos não são o que nós queríamos. Mas nós temos muita tranquilidade em analisar nossa participação nesse Paulista como produtiva, especialmente no trabalho de construção do nosso jogo coletivo, entrosamento e também evolução técnica individual de cada atleta. Tiramos muitas lições importantes desses jogos muito duros que nós tivemos no campeonato, e que nos ajudarão a buscar nosso objetivo que é a Superliga C e o acesso.”, comentou a capitã do Vôlei Taubaté.
O jogo
O técnico André Bartelega colocou em quadra a equipe inicial com Thais (levantadora), Thayná (oposta), Raquel (central), Ariadne (central), Monique (ponteira), Jana (ponteira) e Ju Paes (líbero). Entraram ao longo da partida a levantadora Sofhia, as ponteiras Mayra e Ana Caroline, e as centrais Marinão e Lenara.
O primeiro set começou com o SESI Bauru melhor, impondo dificuldades ao Taubaté com o saque, dificultando bastante a recepção da equipe da casa e também aproveitando melhor as bolas de contra-ataque. O Taubaté conseguiu entrar no jogo e equilibrou as ações, apostando no saque mais tático, conseguindo quebrar o passe do SESI. As equipes mantiveram um jogo equilibrado, mas com o SESI administrando a vantagem e encaminhando a vitória por 25 a 20.
O segundo set foi bem equilibrado, com as duas equipes apostando no saque tático para quebrar o passe adversário. O Vôlei Taubaté apresentou um melhor jogo defensivo, conseguindo virar bolas importantes de contra-ataque. O SESI Bauru seguiu sacando bem e dificultando a recepção taubateana. Errando menos, as visitantes abriram vantagem e conseguiram manter o set sob controle para fechar em 25 a 21.
O terceiro set seguiu a mesma tônica dos anteriores. O Vôlei Taubaté teve bons momentos defensivos e conseguiu virar bolas importantes com as ponteiras Mayra e Ana Caroline. O SESI seguiu forçando bem o saque e quebrando o passe do Taubaté, abrindo vantagem pequena, mas suficiente para fechar o set em 25 a 21 e o jogo em 3 a 0.
Positiva
Depois de ficar de fora de alguns jogos por conta de uma lesão, a ponteira Mayra avaliou a partida que fechou a participação taubateana no Paulista de forma positiva. “Acho que hoje conseguimos mostrar um bom jogo coletivo e evolução em alguns fundamentos. Sabíamos, claro, que o adversário é muito duro, o SESI é um time de ponta e um dos favoritos ao título, e o jogo foi muito difícil como era de se esperar. Mas de forma geral temos que tirar o que de positivo nós construímos nessa noite e levar adiante para a disputa da Superliga C. Fico feliz de estar me recuperando de um problema que tive no joelho e poder voltar a jogar, ficando mais tempo em quadra, me sentindo confiante e ajudando minhas companheiras.”, comentou Mayra.
Superliga
O Vôlei Taubaté agora terá cerca de seis semanas para focar exclusivamente na preparação visando a disputa da Superliga C. O campeonato que dá acesso à Superliga B está marcado para a primeira semana de novembro. Datas, local e os adversários que vão compor a chave regional da qual o Vôlei Taubaté fará parte ainda serão confirmados pela Confederação Brasileira de Vôlei.
Na foto (de Renato Antunes/Agência Maxxsports), um dos ataques do Taubaté no jogo de despedida do Paulista.