Taubaté e São José já esperam o conselho técnico
Na quarta-feira da próxima semana, dia 2 de novembro, o Taubaté, o São José e outros 30 clubes irão à Federação Paulista de Futebol para os respectivos conselhos técnicos dos campeonatos das série A-2 e A-3 de 2023. Os taubateanos poderão ter novidades na fórmula de disputa e os joseenses provavelmente terão a repetição da adotada neste ano.
Rebaixados da Série A-1, Ponte Preta e Novorizontino estão finalizando participação no Campeonato Brasileiro da Série B. A equipe de Campinas já garantiu permanência na divisão e a de Novo Horizonte ainda corre o risco de rebaixamento.
Como o calendário de competições coloca as nacionais sobre as estaduais, a Federação Paulista de Futebol terá que adequar a Série A-2 de 2003 respeitando o roteiro de Ponte Ponte Preta e Novorizontino que ficariam com a Série B nacional logo em seguida. A Série A-2 poderá começar na última semana de janeiro e a Série A-3, na primeira de fevereiro.
A Série A-2 deste ano teve a mesma fórmula de disputa das edições anteriores. Os 16 times se enfrentaram em turno único de 15 rodadas e os oito melhores avançaram ao mata-mata de afunilamento aberto com as quartas de final. Depois, mais quatro datas foram necessárias para a conclusão.
Agora, existe a possibilidade da redução do número de classificados à reta decisiva, de oito times para quatro. O calendário teria menos duas datas, mas o campeonato ficaria bem mais difícil, pois somente os semifinalistas passariam da fase inicial.
Outra alternativa que poderá ser apresentada para discussão é a de um campeonato por pontos corridos. Cada time ficaria com apenas 15 jogos, mas um intervalo maior entre as rodadas.
A Ponte Preta e o Novorizontino estão descendo da Série A-1 para a qual subiram a Portuguesa e o São Bento de Sorocaba. O Noroeste de Bauru e o Comercial de Ribeirão Preto estão chegando promovidos da Série A-3, para a qual foram rebaixados o Audax Osasco e o Red Bull Brasil.
Além do Taubaté, estão convocados para o conselho técnico da Série A-2: Ponte Preta, Novorizontino, Oeste de Barueri, XV de Piracicaba, Rio Claro, Velo Clube de Rio Claro, Linense, Primavera de Indaiatuba, Lemense, Juventus, São Caetano, Monte Azul, Portuguesa Santista, Noroeste e Comercial.
Série A-3
Sem equipes nas séries A e B do Brasileiro, de 38 rodadas, o Paulista da Série A-3 poderá ter a mesma fórmula de disputa desta temporada. Assim, seria mantida a mudança que trocou o mata-mata das quartas de final por dois grupos de quatro times e de quadrangular com turno e returno. Continuariam as 15 rodadas na primeira fase, mais seis na segunda e outras quatro das semifinais e finais, totalizando 25.
O Audax Osasco e o Red Bull Brasil descem rebaixados da Série A-2 e o Grêmio Prudente e o Itapirense chegam promovidos da Segunda (4ª) Divisão, para a qual caíram o Nacional de São Paulo e o Olímpia.
Além do São José, participarão do conselho técnico da Série A-3: Audax, Red Bull Brasil, Marília, Esporte Clube São Bernardo, Votuporanguense, Capivariano, União Suzano, Bandeirante de Birigui, Matonense, Barretos, Rio Preto, Desportivo Brasil de Porto Feliz, Sertãozinho, Grêmio Prudente e Itapirense.
Na foto (de Claudio Vieira/PMSJC), o estádio Martins Pereira que novamente será a casa do São José em mais um campeonato da Federação Paulista de Futebol.