São José Basketball está reabilitado e volta à quadra
O São José Basketball alcançou a reabilitação que procurava no Novo Basquete Brasil e agora terá mais um jogo em casa para deixar a sua campanha com aproveitamento positivo, pois passou a acumular três vitórias e três derrotas. Na noite de quinta-feira, a previsão de uma partida difícil foi confirmada, mas o time joseense soube vencer o Caxias do Sul fazendo 78 a 73. Neste sábado receberá mais um visitante gaúcho.
Sobre o sexto jogo pelo NBB, confira o material enviado por Pedro Corat, da NTZ Comunicação e Marketing, assessoria de Imprensa do time.
Nesta quinta-feira (17), o Oscar São José Basketball superou o Caxias do Sul Basquete por 78×73 no Ginásio Linneu de Moura, pela quinta rodada do NBB 2022/23. Com o resultado, o time chegou a 10 pontos na competição e assumiu provisoriamente a oitava colocação.
A equipe entrou em quadra com Diego Figueredo, Nehemias Morillo, Eddy Carvalho, Fidelis e Renato Carbonari. E os joseenses saíram na frente logo no primeiro ataque, em arremesso da linha dos três de Eddy Carvalho.
O primeiro quarto começou equilibrado, mas com o São José mantendo ligeira vantagem à frente do placar, com melhor aproveitamento das chances ofensivas e se sobressaindo nos rebotes.
Os adversários reagiram e chegaram a empatar, mas logo os joseenses retomaram seu jogo e permaneceram na liderança, inclusive se valendo das trocas promovidas pelo treinador argentino Sebastián Figueredo. No final do período, vitória do Oscar São José Basketball por 19×11.
Estreante
No segundo quarto o São José voltou ainda mais concentrado, disposto a ampliar sua vantagem no placar. O time cometeu poucos erros no início, e conseguiu abrir 10 pontos de frente, com bola de três do ala Dimitri Sousa.
A equipe da serra gaúcha, no entanto, se recuperou e encostou no placar, obrigando a comissão técnica joseense a parar o jogo. A conversa com os atletas surtiu efeito, pois logo o time se encontrou novamente, com direito a um toco do pivô Renato Carbonari, seguido de mais dois pontos no rebote ofensivo, incendiando a torcida.
O jogo se manteve parelho até o final do primeiro tempo, com as equipes convertendo seus ataques. O ala/pivô norte-americano William Green III fez sua estreia, em mais uma rodagem de elenco promovida pela comissão técnica. Os joseenses souberam segurar o ímpeto do Caxias (que fez 32 a 26 no quarto), e foram para o vestiário vencendo por 45×43.
Equilíbrio
Na volta do intervalo, o terceiro quarto foi bastante disputado, com os dois times duelando em alta intensidade. Os adversários conseguiram virar o placar, o Oscar São José Basketball retomou a vantagem, e ambos passaram a se alternar na liderança do marcador.
Foi um período de muitas disputas no garrafão dos dois lados da quadra. Mas os donos da casa souberam controlar os ânimos da partida e encerraram o quarto (de 22 a 22) com 67×65 no placar.
A primeira metade do último período manteve o roteiro da parcial anterior, com as equipes dispostas a sair do Ginásio Linneu de Moura com o resultado positivo. Nos minutos finais, porém, o Oscar São José Basketball, empurrado pelos torcedores, conseguiu segurar a recuperação do time gaúcho e sua vantagem, ainda que apertada.
Faltando 18 segundos para o encerramento do tempo regulamentar, uma bola de três de Eddy Carvalho seguida de arremesso livre praticamente sacramentou a grande vitória joseense. Final de jogo, Oscar São José Basketball 78×73 Caxias do Sul Basquete (11 a 8 no quarto).
Eddy Carvalho foi o maior pontuador do São José, com 16 (atrás somente do ala/pivó gaúcho Arthur, com 20). Diego Figueredo foi o maior reboteiro, com 9, e Arthur Pecos, o líder de assistências, somando 9 também.
Próximo desafio
Os joseenses terão pouco tempo para comemorar a vitória. O time volta às quadras já neste sábado (19), novamente com a força de sua torcida no Ginásio Linneu de Moura. Os comandados do técnico Sebastián Figueredo recebem o União Corinthians às 17h.
A equipe é sediada em Santa Cruz do Sul/RS, localizada a 155km de Porto Alegre, e ocupa atualmente a 17ª posição na tabela com cinco pontos ganhos, tendo uma vitória e três derrotas.
Os gaúchos disputam sua segunda temporada no NBB, e conquistaram o título do Campeonato Brasileiro de 2021, torneio que o Oscar São José Basketball venceu em 2022.
Os times
O São José, do técnico Sebatián Figueredo, entrou com: Diego Figueredo (7 pontos), Morillo (0), Eddy Carvalho (16), João Victor Fidelis (6) e Renato Carbonari (15). Começaram no banco: Arthur Pecos (8), William Green III (2), Dimitri Sousa (11), Serjão (11), Pedro Infante (2), Vitor Silvério (não entrou) e Caio (não entrou).
O Caxias do Sul, do técnico Rodrigo Barbosa, entrou com: Deryk (2), Pedro (8), Humberto (15), Arthur (20, o cestinha do jogo) e Mathias (11). Começaram no banco: Diego (5), Jamison Júnior (0), Pierotti (12), Gabriel (0), Dida (não entrou) e Elias (não entrou).
O trio de arbitragem contou com: Marcos Antônio de Matos Ferreira, Gustavo Edson Mathias e Fernando Aparecido Cavalcante e Leite.
Na foto (de Mariana Luz/Agência NTZ), o pivô Renato Carbonari, que voltou a ser um dos principais pontuadores do São José, arranca buscando espaços na marcação do Caxias do Sul.