Paratletismo teve seminário nacional em Taubaté

A cidade de Taubaté promoveu no sábado o 1º Seminário Modalidades Paralímpicas, por meio do Centro de Referência Paralímpico – Núcleo Taubaté. A atividade faz parte do conjunto de ações que o Comitê Paralímpico Brasileiro realiza em todo o Brasil, visando engajar e capacitar o maior número possível de profissionais para difundir a atividade esportiva entre as pessoas com deficiência.

Em Taubaté, o seminário contou com parceria da Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida, do Programa Esporte Para Todos, e da Secretaria de Educação.

As aulas teóricas aconteceram no período da manhã, em uma das salas de cinema da Moviecom, no Taubaté Shopping, que também foi parceiro e apoiador do evento.

As atividades começaram com aula sobre a modalidade Paratletismo, comandada pelo treinador Guto Nascimento. Na sequência, os treinadores Rodrigo Canfora e Ronaldo Martins ministraram a aula teórica sobre Bocha Adaptada. Fechando a manhã, o treinador Luciano Diniz apresentou a aula sobre Natação Paralímíca.

Nas três modalidades, os professores apresentaram aos alunos um histórico básico de cada uma delas dentro do Movimento Paralímpico, bem como as regras, especificidades da classificação funcional dos paratletas e princípios básicos do treinamento voltado a pessoas com deficiência.

No período da tarde, os alunos puderam vivenciar as três modalidades em aulas práticas. As atividades foram realizadas nas dependências da Escola Madre Cecília, de Taubaté.

“O saldo desse primeiro Seminário sobre as modalidades paralímpicas foi muito positivo. Tivemos um bom número de participantes, incluindo estudantes de Educação Física e profissionais do Esporte e da Educação interessados em ampliar o conhecimento no esporte paralímpico. As vivências práticas foram muito produtivas e conseguimos mostrar a eles o potencial que o esporte paralímpico tem como ferramenta de trabalho para transformar vidas e também para incrementar suas formações como profissionais”, comentou André Rocha, Coordenador do Centro de Referência Paralímpico – Núcleo Taubaté.

“Escolhemos Paratletismo, Bocha e Natação por serem hoje três modalidades que tem destaque em Taubaté, com atletas de alto rendimento trazendo muitas conquistas para a cidade. E também por elas funcionarem muito bem especialmente na iniciação das crianças com deficiência ao esporte. Hoje temos o projeto EAFI Paradesportivo, que leva aulas de esportes paralímpicos para as crianças com deficiência da rede municipal de ensino de Taubaté, e essas três modalidades estão incluídas nesse programa escolar. Então o seminário foi uma forma de levar a esse novo público o trabalho que já vem sendo realizado com as crianças e mostrar que o campo de atuação para os profissionais que se interessam pelo Movimento Paralímpico é bem amplo”, completou André Rocha.

O projeto

O Programa Esporte Para Todos é o projeto que congrega toda a prática esportiva destinada à pessoas com deficiência em Taubaté. O programa tem como principal mantenedor a Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Esportes Lazer e Qualidade de Vida, sendo hoje uma das equipes com melhor estrutura em todo o Brasil.

A equipe do Programa Esporte Para Todos conta com equipe de alto rendimento, e atendimento social e prática esportiva para pessoas com deficiência. As modalidades que fazem parte do Esporte Para Todos são: Atletismo, Natação, Halterofilismo, Bocha, Basquete em Cadeira de Rodas, Tênis de Mesa, Goalball, Thriatlon, Ciclismo e Badminton.

Na foto (Divulgação), uma das aulas do seminário nas dependências da Escola Madre Cecília.

Autoria: Material enviado por Ronaldo Casarin, da assessoria de Imprensa do Programa Esporte Para Todos.

Comentário

comentário