Rugby brasileiro alcança objetivos na Costa Rica
A Seleção Brasileira Masculina de Rugby Sevens, com alguns jogadores do São José e Jacareí, atingiu seus objetivos na temporada 2022 ao garantir classificação para os dois principais evento de 2023: os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 e o World Rugby Sevens Challenger, a segunda divisão do Circuito Mundial. Os Tupis foram a San José, na Costa Rica, para encararem o Sul-Americano Masculino de Rugby Sevens e terminaram o torneio com o terceiro lugar.
Os jogos de sábado valiam classificação aos Jogos Pan-Americanos e o Brasil fez sua parte derrotando o Paraguai na decisão por 14 a 5, após vencer também o time da casa por expressivos 54 a 0.
Com a primeira meta alcançada, o Brasil se preparou para o domingo de mata-mata da competição continental. Contra a Argentina, pela semifinal, os Tupis fizeram uma partida épica. Com tries de Rauth, Nego e Muller, o Brasil abriu 21 a 0 sobre os Pumas, mas viu o rival virar o placar no segundo tempo para 26 a 21.
Na última bola, no entanto, os Tupis garantiram o try do empate com o jovem Cafu, que jogou neste ano o Sul-Americano Juvenil e se provou revelação importante. Contudo, o chute da conversão que daria a vitória não entrou e a partida foi para a prorrogação com ponto de ouro. O Brasil acabou desperdiçando chute de penal e teve um cartão amarelo, que se provou fatal, dando espaço para o try argentino da vitória, 31 a 26.
Último jogo
Os Tupis não se abalaram e foram para o jogo final contra o Paraguai, valendo a vaga no Challenger. O Brasil foi superior o jogo todo e não teve a vitória colocada em risco em momento algum. Tries de Varejão e Felipe Sancery abriram 12 a 0, mas os paraguaios chegaram a reduzir antes do intervalo, quando os Tupis jogavam com seis atletas após cartão amarelo.
Recomposto, o Brasil aumentou o ritmo no segundo tempo e chegou a novo try com Rauth, recebendo lindo offload de Nego. O Paraguai acusou o golpe e Lucas Muller e Varejão correram para os tries da que fecharam a vitória brasileira, com os Yacarés marcando um último try de honra no lance final. 29 a 12 e vitória brasileira para assegurar a medalha de bronze do Sul-Americano.
“Objetivo cumprido: vagas para o Pan e para o Challenger conquistadas! Foi um campeonato muito duro, no qual erramos, acertamos e fomos construindo nossa equipe. O apoio de todos foi fundamental”, falou Douglas Rauth, um dos destaques da campanha brasileira.
O Chile se sagrou campeão do Sul-Americano ao derrotar a Argentina na final por 21 a 12. O Uruguai ficou com o quinto lugar, seguido por Venezuela e Costa Rica.
Acesso à elite mundial
O World Rugby Sevens Challenger terá início no ano que vem, com datas e locais de suas etapas a serem confirmados. A competição serve como segunda divisão do Circuito Mundial de Rugby Sevens (o World Rugby Sevens Series) e a cada ano o campeão do Challenger é promovido à elite, com o Uruguai tendo vencido a edição 2022.
Com argentinos e uruguaio na primeira divisão, Brasil e Chile representarão a América do Sul na divisão de acesso. Ao todo, o Challenger contará com 12 seleções. Também participarão Alemanha, Bélgica e Itália, pela Europa; Jamaica, pela América do Norte; Uganda e Zimbábue, pela África; Hong Kong e Coreia do Sul, pela Ásia; e Tonga e Papua Nova Guiné, pela Oceania.
A competição
Costa Rica Sevens – Qualificatório para os Jogos Pan-Americanos e para o World Rugby Sevens Challenger
Local: Estádio Nacional – San José, Costa Rica
Grupo PAN: Brasil, Paraguai, Venezuela e Costa Rica
Grupo SAR: Argentina, Uruguai e Chile
Horários de Brasília
Sábado, 26/11
Paraguai 40 x 05 Costa Rica
Brasil 28 x 00 Venezuela (wo)
Argentina 14 x 22 Chile
Brasil 54 x 00 Costa Rica
Paraguai 28 x 00 Venezuela (wo)
Uruguai 28 x 35 Chile
Brasil 14 x 05 Paraguai
Costa Rica 00 x 31 Venezuela
Argentina 33 x 07 Uruguai
Domingo, 27/11
16h00 – Argentina 21 x 07 Venezuela
16h22 – Uruguai 19 X 12 Paraguai
16h44 – Chile 38 x 00 Costa Rica
18h16 – Uruguai 29 x 22 Venezuela – Triangular pelo 5º lugar
Semifinais
18h38 – Brasil 26 x 31 Argentina
19h00 – Chile 29 x 05 Paraguai
20h02 – Venezuela 14 x 14 Costa Rica – Triangular pelo 5º lugar
20h24 – Brasil 29 x 12 Paraguai – 3º lugar
21h41 – Uruguai 57 x 00 Costa Rica – Triangular pelo 5º lugar
22h03 – Chile 21 x 12 Argentina – Final
Tupis:
1 Matheus Cruz (Jacareí)
2 Douglas Rauth (Curitiba)
3 Joel Victor (Pasteur)
4 Daniel “Maranhão” Silva (Poli)
5 Matheus “Nego” Claudio (Jacareí)
6 Lucas Muller (Poli)
7 Gabriel Zurka (São José)
8 Felipe Sancery (São José)
9 Robson “Varejão” Morais (Pasteur)
10 Jacobus de Wet van Niekerk (Meraloma, Canadá)
11 Widson “Cafu” Menezes (El-Shaddai)
12 Gustavo “Rambo” Alburquerque (São José)
Treinador: Lucas “Tanque” Duque
Na foto (CBRu/Divulgação), os brasileiros comemorando as conquistas em Costa Rica.
Autoria: Material enviado por Carlos Alesandro e Victor Ramalho, da assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).