Taubaté estreia em novo desafio pelo acesso à elite

O Taubaté estreia neste domingo em mais um Campeonato Paulista da Série A-2 e novamente com o desafio de buscar acesso à elite estadual. Os dirigentes providenciaram a estrutura necessária, montaram um elenco respeitável e um técnico credenciado no comando. Por isso, um bom número de torcedores é esperado no Joaquinzão, às 10h, contra o Lemense.

O Campeonato Paulista da Série A-2 2023 tem a mesma fórmula de disputa dos anos recentes. Na primeira fase, os 16 times se enfrentam em turno único de 15 rodadas. Os oito melhores avançarão ao mata-mata das quartas de final em cruzamento olímpico (1º colocado x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º) e continuarão em busca das duas vagas de acesso ao Paulistão (Série A-1) de 2024. Os dois últimos colocados serão rebaixados à Série A-3.

No ano passado, a campeã Portuguesa e o vice São Bento de Sorocaba subiram à Série A-1, da qual vieram rebaixados o Novorizontino e a Ponte Preta. O Audax Osasco e o Red Bull Brasil caíram à Série A-3 da qual subiram o Noroeste de Bauru e o Comercial de Ribeirão Preto.

O Taubaté, que desde 1984 não joga um Paulistão, voltou a decepcionar, porque esteve sempre distante dos oito melhores da zona de classificação e correndo do rebaixamento. Inclusive, terminou na 14ª posição, a primeira acima da zona de descenso. O Lemense também foi embora frustrado, pois investiu alto e chegou na nona posição, perdendo a disputa pela oitava e última vaga do mata-mata.

A rodada de abertura teve cinco jogos neste sábado (dia 14/1): Juventus 1 x 0 Rio Claro (11h), São Caetano 0 x 1 Primavera de Indaiatuba (15h), Velo Clube de Rio Claro 1 x 2 Ponte Preta (15h30), Comercial de Ribeirão Preto 0 x 0 Linense (16h) e Noroeste de Bauru 0 x 2 XV de Novembro de Piracicaba (19h). No domingo (15/1), os outros três: Taubaté x Lemense (10h), Portuguesa Santista x Grêmio Novorizontino (10h) e Monte Azul x Oeste de Barueri (10h).

Preparação

Em novembro, o Taubaté contratou o técnico Luciano Dias e com ele montou o elenco que abriu a pré-temporada. Em dezembro, Luciano Dias foi trabalhar no Corinthians como assistente do técnico Fernando Lázaro e logo em seguida os dirigentes taubateanos trouxeram Roberto Cavalo, outro credenciado por bons campanhas e acessos.

Na manhã deste sábado, após o último treino, Roberto Cavalo fez questão de dizer que o Taubaté está bem preparado para a estreia e consciente que o começo em casa destaca a vitória como um resultado de imposição. “Será um campeonato difícil e largar com três pontos diante da torcida é um passo importante”, disse o treinador.

Em Leme, antes do embarque da delegação do Lemense, o técnico José Francisco Oliveira ressaltou que o elenco para esta temporada é mais enxuto e com vários jogadores jovens juntos com alguns mais experientes. “Estou animado, porque evoluímos nos últimos dias da pré-temporada. Queremos um bom começo de campeonato”, disse o treinador que no ano passado dirigiu o São José nas quatro últimas partidas pela Série A-3, tentando evitar uma desclassificação já encaminhada.

Coincidentemente, no último dos jogos-treinos da pré-temporada, Taubaté e Lemense foram visitar o Santo André, da Série A-1. No CT Dartanhã, em Guararema, ambos perderem respectivamente por 2 a 3 e 1 a 2.

Times

Como fizeram a maioria dos times que procuraram esconder informações antes da estreia, Taubaté e Lemense não revelaram uma provável escalação para este domingo.

O Taubaté, entre as várias opções permitidas pelo elenco, poderá começar a partida com: William; Samoel Pizzi, Vavá, Lucas Cezane e Foguinho; Bruno Sena, Romeu, Gian e Marcelinho; Romário e Raphael Macena. Ficariam como opções de banco: Juliano, Giovanni, João Pedro, Júnior (goleiros), Edvan, Romero, Ewerton Pardal (laterais), Gustavo Medina, Victor Caetano, Lucas Minhoca (zagueiros), Buchecha, Menezes, Rafael Mineiro, Rafinha (meio-campistas), Romarinho, Dija Baiano, Fernandinho, Uéslei Brito, Adiel e Felipe Geydson (atacantes).

O Lemense tem 23 jogadores inscritos na sessão de registros da Federação Paulista de Futebol: Igor, Kaíque Sena (goleiros), Vinícius, Wesley Barbosa, Isaque Santos (laterais), Gabriel Caran, Gerson, Wallace Oliveira, Pablo Weslley (zagueiros), Bonilha, Flávio, Geandro, Felípe Valdívia, Léo Costa, Nícolas (meio-campistas), Diogo, Douglas, Eduardo Kuhn, Felipe Santos, Guilherme Vieira, Jean Filder, Josué e Kleber (atacantes).

No estádio Joaquim de Morais Filho, a equipe de arbitragem terá: Lucas Canetto Bellote (árbitro), Osvaldo Apipe de Medeiros Filho (assistente 1), Henrique Perinelli Oliveira (assistente 2), Rodrigo Santos (quarto árbitro) e Gustavo Cesar Pedrozo (analista de vídeo).

Na foto (de Caíque Toledo/EC Taubaté), jogadores, integrantes da comissão técnica e dirigentes do Taubaté visitando a fábrica de um os novos patrocinadores do time.

Comentário

comentário