Vôlei Taubaté viaja para estreia na Superliga B

No projeto de subir à elite do vôlei feminino nacional, o Vôlei Taubaté já conquistou um acesso da Superliga C e agora parte para a disputa da Superliga B. O desafio começa com uma uma viagem a Santa Catarina, local da partida de abertura.

Confira no material enviado por Ronaldo Casarin, da assessoria de Imprensa do time.

O Vôlei Taubaté faz sua estreia na Superliga B Feminina de Vôlei 2023 neste fim de semana, jogando fora de casa contra o Bluvôlei FURB SME. A partida será disputada no domingo, 22, às 19h, no Ginásio Galegão, em Blumenau-SC. Não haverá transmissão.

O jogo marca mais um passo histórico para o novo projeto de voleibol da cidade de Taubaté. Pela primeira vez o município, que já tem uma história de paixão com a modalidade, tem um time adulto feminino disputando as principais competições do país.

Ainda em 2022, a equipe disputou pela primeira vez o Campeonato Paulista Feminino da Divisão Especial. Em seguida, jogou também pela primeira vez a Superliga C, conquistando o título da chave Sudeste em Sorocaba, e garantindo uma das vagas de acesso à Superliga B.

Em 2023, dando sequência à temporada, as meninas taubateanas terão o desafio de disputar a sempre difícil e equilibrada Superliga B. A competição reunirá 10 equipes que lutarão por duas vagas de acesso à Superliga A da temporada 2023/2024.

A disputa

A primeira fase será disputada em turno único, todos contra todos, com cada equipe fazendo nove jogos. Após essa etapa, os quatro melhores times avançam para as semifinais, que serão disputadas em sistema de playoffs em melhor de três jogos.

Os dois times finalistas garantem as vagas de acesso para a Superliga A da próxima temporada (2023/2024), e disputarão o título em jogo único.

As duas equipes que tiverem as piores campanhas na primeira fase serão rebaixadas para a Superliga C.

Preparação

A equipe taubateana, que desde dezembro está sob comando do experiente técnico Spencer Lee, realizou na última semana dois jogos-treinos, contra Bradesco Esportes e São Caetano, como parte da preparação final para a Superliga B.

Para o técnico Spencer Lee, as expectativas são muito positivas para a estreia, e o treinador taubateano prevê uma competição equilibrada. “A Superliga B é sempre um campeonato muito equilibrado, com equipes em geral formadas por jovens atletas em ascensão, mescladas com jogadoras mais velhas que, apesar de estarem em final de carreira, somam muito com a experiência. Em relação aos adversários, a realidade da competição nos coloca a dificuldade da escassez de informações, então ao decorrer dessa primeira fase nós vamos ter de estudar muito e buscar essas referências dos próximos adversários”, disse Spencer.

O comandante do Vôlei Taubaté completa: “Vejo o elenco do Taubaté hoje preparado e com muita vontade de buscar o acesso. Elas sabem do tamanho do desafio que é a Superliga B, e entendem que temos de jogar nosso melhor voleibol e também demonstrar muita vontade. Essa dose de garra e desejo de chegar ao objetivo vai fazer muita diferença nessa caminhada”, disse.

Além da chegada do técnico Spencer Lee, que assumiu o comando da equipe para a Superliga B, o Vôlei Taubaté também teve o reforço da levantadora da seleção colombiana Angie Melisa.

Adversário

O Bluvôlei FURB SME inicia a disputa da Superliga B credenciado por ter chegado aos playoffs da competição em 2022. Na última edição do campeonato nacional que dá acesso à elite, o time catarinense terminou na 3ª colocação final, caindo nas semifinais diante do Brusque.

Roteiro

Confira a agenda completa de jogos do Vôlei Taubaté na Superliga B:

1ª rodada
22/01 (Domingo) – 19h00 – Bluvôlei FURB SME x Vôlei Taubaté

2ª rodada
27/01 (Sexta-feira) – 19h30 – Curitiba Vôlei x Vôlei Taubaté

3ª rodada
03/02 (Sexta-feira) – 19h00 – Vôlei Taubaté x ACV UNOESC Chapecó

4ª rodada
10/02 (Sexta-feira) – 20h00 – Recife Vôlei x Vôlei Taubaté

5ª rodada
17/02 (Sexta-feira) – 19h00 – Vôlei Taubaté x JustForYou Vinhedo

6ª rodada
24/02 (Sexta-feira) – 19h00 – Vôlei Taubaté x Mackenzie E.C.

7ª rodada
02/03 (Quinta-feira) – 19h00 – SESI-SP x Vôlei Taubaté

8ª rodada
07/03 (Terça-feira) – 19h00 – Vôlei Taubaté x Bradesco Esportes

9ª rodada
11/03 (Sábado) – 19h30 – AGEE Atacadão São Carlos x Vôlei Taubaté

A tabela pode sofrer alterações de acordo com a necessidade da CBV, dos clubes ou da TV.

Elenco

Levantadoras: Thais Oliveira, Sofhia Lopes e Angie Melisa

Opostas: Angélica Caboclo e Thayná Rodrigues

Ponteiras: Jana, Ana Caroline, Monique Helena e Mayra Souza

Centrais: Ariadne Borges, Marina Oliveira, Raquel Buriti e Lenara

Líberos: Ju Paes e Vi Maria

Comissão Técnica

Spencer Lee – Técnico

André Bartelega – Assistente Técnico

William Augusto – Assistente Técnico

Polyana Marques – Assistente Técnica

Caetano dos Santos – Preparador Físico

Giovanna Mansilha – Auxiliar de Preparação Física

Jefferson Passos – Auxiliar de Treinamento

Maicon Douglas – Fisioterapeuta

Guilherme Borges – Analista de Desempenho

Rafael Oliveira – Supervisor

 

Estrutura

Patrocinadores oficiais: Vistocar | Planos Vale do Paraíba | Cardiocentro | Milclean | Personal Lab

Apoiadores: Prefeitura Municipal de Taubaté | Secretaria de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida de Taubaté | FADAT – Fundo de Assistência ao Desporto Amador de Taubaté

Fornecedor de Material: RT Sports

Comunicação e Redes Sociais: Agência MaxxSports

Na foto (de Renato Antunes/Agência Maxxsports), a oposta Angélica Caboclo atacante em um treino no ginásio do Abaeté.

Comentário

comentário