Taubaté joga para cortar sequência sem vitória
O Taubaté recebe o Noroeste de Bauru nesta quarta-feira, às 20h, no Joaquinzão e conta com o apoio da torcida para cortar uma sequência de quatro partidas sem vitória no Paulista da Série A-2. A ameaça de desfalques e o surgimento de novas opções deixam a escalação do time por conta do plano de jogo do técnico Roberto Cavalo.
A atual primeira fase do campeonato tem os 16 times se enfrentando em um turno único de 15 rodadas. Os oito melhores avançarão ao mata-mata das quartas de final em cruzamento olímpico (1º colocado x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º) e continuarão disputando as duas vagas de acesso à Série A-1 de 2024. Os dois últimos (15º e 16º colocados) serão rebaixados à Série A-3.
Depois de cinco rodadas realizadas, a classificação está assim: 1º – Ponte Preta (15 pontos); 2º – Portuguesa Santista e Primavera de Indaiatuba (10); 4º – Velo Clube de Rio Claro e Juventus (9); 6º – Rio Claro e Grêmio Novorizontino (7); 8º – Noroeste de Bauru, Lemense, XV de Piracicaba e Linense (6); 12º – Oeste de Barueri, Taubaté e Comercial de Ribeirão Preto (5); 15º – São Caetano (2) 16º – Monte Azul (1).
A sexta rodada tem os oito jogos nesta quarta-feira: Taubaté x Noroeste (20h), Novorizontino x Ponte Preta (19h30), Portuguesa Santista x Velo Clube (20h), Primavera x XV de Piracicaba (15h), Juventus x São Caetano (15h), Rio Claro x Monte Azul (15h), Comercial x Lemense (20h) e Oeste x Linense (19h). Depois, no sábado, o Taubaté visitará o Comercial, às 16h.
A campanha
O Taubaté estreou com uma vitória em casa (3 a 0, Lemense) e foi buscar dois empates fora (1 a 1, XV de Piracicaba e 1 a 1, Monte Azul). Tropeçando em casa na quarta-feira passada (0 a 1, Rio Claro), também não pontuou contra a líder Ponte Preta (1 a 2, sábado, em Campinas).
O Noroeste, de uma vitória e três derrotas nas quatro primeiras rodadas, dispensou o técnico Luís Carlos Martins que subiu com o time da Série A-3. Domingo passado, na estreia do técnico Moisés Egert, recebeu o até então invicto Primavera e venceu com folga, por 3 a 0.
Times
O experiente atacante Rildo, contratado pelo Taubaté na semana passada, poderá ficar no banco e estrear durante a partida. O lateral-esquerdo Ruan e o atacante Uéslei Brito, estreantes em substituições contra a Ponte, têm chances de continuar entre os titulares, assim como o atacante Romarinho.
O zagueiro Gustavo Medina saiu contundido e pelo mesmo motivo outros quatros poderão seguir afastados: o zagueiro Lucas Cezane, o volante Bruno Sena, o lateral Samoel Pizzi e o meia Gian. O zagueiro Vavá, que vinha atuando como lateral-esquerdo, virou opção para o meio da defesa.
Em Campinas, o técnico Roberto Cavalo dirigiu o Taubaté com a seguinte formação: William Menezes; Edvan, Gustavo Medina (Lucas Minhoca), Victor Caetano (Rafael Mineiro) e Vavá; Menezes (Uéslei Brito), Romeu (Ruan), Buchecha e Marcelinho; Dija Baiano (Romarinho) e Raphael Macena.
O Noroeste, na vitória sobre o Primavera, contou com: Pablo; John Egito (Nando Venâncio), Luizão (Carlinhos), Maycon e Diego Maia; Jonatas Paulista, Régis Potiguar (Matheus Blade) e Erick Varão; Igor Pimenta (Hygor Ribeiro), Carlão (Vinícius Bala) e Luiz Thiago.
No estádio Joaquim de Morais Filho, a equipe de arbitragem terá: Gabriel Henrique Meira Bispo (árbitro), Mauro André de Freitas (assistente 1), João Petrúcio Marimônio de Jesus dos Santos (assistente2), Leandro Carvalho de Oliveira (quarto árbitro) e Fábio Henrique Fatala (analista de vídeo).
Na foto (de Bruno Castilho/EC Taubaté), o zagueiro Lucas Cezane disputando no alto com o goleiro do Monte Azul.