Taubaté reencontra a torcida recebendo a líder
O Taubaté cortou uma sequência de jogos sem vitória e agora quer reconquistar a confiança da torcida. Nesta quarta-feira, às 20h, recebe a Portuguesa Santista e terá a oportunidade de um resultado expressivo contra a nova líder do Campeonato Paulista da Série A-2. O técnico Roberto Cavalo valoriza a volta de jogadores que ficaram afastados por contusão.
No Joaquinzão, o Taubaté estreou fazendo 3 a 0 no Lemense. Depois, nas outras duas partidas, ficou devendo ao perder para o Rio Claro e o Noroeste de Bauru, por 1 a 0. Já no sábado passado, foi visitar um animado Comercial de Ribeirão Preto e fez 1 a 0 com competitividade e bom rendimento.
Na opinião do técnico Roberto Cavalo, a reação também está condicionada ao retorno de jogadores que foram saindo das partidas por contusões. Um deles, o meia Gian, voltou em Ribeirão Preto e fez o gol da partida concluindo uma boa jogada coletiva. O lateral Samoel Pizzi reapareceu durante a partida.
Nesta quarta-feira, o Taubaté receberá um adversário que vive o seu melhor momento no campeonato. A Portuguesa Santista ultrapassou a líder Ponte Preta nos critérios de desempate e virá depois de uma vitória também como visitante, sobre o Lemense, por 2 a 0.
O campeonato
A atual primeira fase da Série A-2 tem os 16 times se enfrentando em um turno único de 15 rodadas. Os oito melhores avançarão ao mata-mata das quartas de final em cruzamento olímpico (1º colocado x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º) e continuarão disputando as duas vagas de acesso à Série A-1 de 2024. Os dois últimos serão rebaixados à Série A-3.
Sete rodadas já foram realizadas gerando a seguinte classificação: 1º – Portuguesa Santista e Ponte Preta (16 pontos); 3º – Grêmio Novorizontino (13); 4º – Rio Claro e Primavera de Indaiatuba (11); 6º – Velo Clube de Rio Claro, Noroeste de Bauru, Juventus e Linense (10); 10º – Taubaté e Comercial de Ribeirão Preto (8); 12º – XV de Piracicaba (7); 13º – Lemense, Oeste de Barueri e São Caetano (6) e 16º – Monte Azul (3).
Os oito jogos da oitava rodada serão nesta quarta-feira: Taubaté x Portuguesa Santista (20h), Rio Claro x Ponte Preta (15h), Novorizontino x Linense (20h), Monte Azul x Primavera (15h), Juventus x Comercial (15h), São Caetano x Velo Clube (20h), Noroeste x Lemense (19h30) e Oeste x XV de Piracicaba (19h).
Os times
Em Ribeirão Preto, na vitória sobre o Comercial, o técnico Roberto Cavalo dirigiu o Taubaté com: William Menezes; Edvan (Samoel Pizzi), Lucas Cezane, Vavá e Ruan (Victor Caetano); Buchecha, Ueslei Brito e Marcelinho; Dija Baiano (Gian), Raphael Macena (Rildo) e Romarinho (Menezes). Edvan saiu contundido e o volante Bruno Sena e os zagueiros Lucas Cezane e Gustavo Medina foram desfalques por contusão.
Na Portuguesa Santista, que em Leme teve o zagueiro Itambé substituindo o contundido Maurício Ramos, o técnico Sérgio Guedes dirigiu a seguinte formação: Leandro; Kellyton, Itambé, Lucas Cunha e Caio Ribeiro (Evandro); Nonato, Judá (Tizil) e Danilo Pereira (Carlos Alberto); Hiago Ramiro (Érik), Caio Mancha e Diogo Carlos (Lucas Grossi).
No estádio Joaquim de Morais Filho, a equipe de arbitragem terá: Fagson Júnior dos Santos Silva (ábitro), Claudenir Donizeti Gonçalves da Silva (assistente 1), Alexandre Nascimento da Silva (assistente 2), Willer Fulgêncio Santos (quarto árbitro) e José Henrique de Carvalho (analista de vídeo).
Na foto (de Caíque Toledo/EC Taubaté), Gian (camisa 20) comemora o gol em Ribeirão Preto com Menezes (17), Ruan e Raphael Macena (9).